Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2007
"She faced him, waiting. And Odysseus came, debating inwardly what he should do: embrace this beauty's knees in suplication? Or stand apart, and, using honeyed speech, inquire the way to town, and beg some clothing? In his swift reckoning, he thought it best to trust in words to please her - and keep away: he might anger the girl, touching her knees." (Homer, The Odyssey, Book Six, The Princess at the River) Estas palavras terão com certeza significados diferentes para diferentes pessoas. Estão como todas as coisas limitadas às circunstâncias e à perspectiva de cada um. Também não sei o que concretamente terá o poeta grego Homero (séc. VIII a. C.) querido transmitir ao longo de toda a Odisséia, mas sei o que penso quando leio este trecho, de forma isolada. Sei o que me faz lembrar. A mim lembra-me daquele momento crucial em que se decidem as relações humanas. Daquela mistura entre vontade e hesitação, que aproxima ou afasta as pessoas, que ainda não se conhecem, ou já se

Mina de S. Domingos

Quem puder vá conhecer a Mina de S. Domingos (concelho de Mértola). É um local muito especial e bonito. E muito susceptível a fotografias... Uma mina de cobre e pirite, que foi a maior da Península Ibérica, fez nascer a aldeia que era essencialmente povoada pelos mineiros e respectivas famílias, ou outros profissionais, todos ligados à exploração da mina, no caso, por uma empresa inglesa, e desde 1857 até 1968. Se antes se vivia num autêntico rebuliço, hoje a aldeia está quase deserta, mas cheia de encanto. Quem lá vai, volta com certeza. Esta imagem foi tirada na Estalagem São Domingos (uma casa senhorial completamente reconstruída e remodelada, e transformada em hotel), lindíssima também.

Sé - Évora

Sé - Évora

Foram precisos 7 anos a viver em Évora, para me vir embora e ter de lá voltar para conhecer a Sé por dentro. Peguei no carro e na máquina fotográfica, mascarei-me de turista, e fui conhecer o museu, a catedral e os jardins interiores, que tanto gostei. São de uma magnificência, serenidade e perfeição arquitectónica sublimes, mas também de alguma obscuridade... como em tantas outras coisas da Igreja, para as quais haverá por certo uma explicação. (?!) "A Sé de Évora é a maior Catedral medieval do país. A um primitivo templo construído entre 1186 e os primeiros anos do século XIII, sucedeu-se o grandioso monumento que hoje existe, resultado essencialmente de duas notáveis campanhas da Baixa Idade Média." (in site IPPAR)

Dia da Criança

Não se vê bem, mas está ali uma menina...e está despenteada!!! :) Quanto a este dia em especial...gosto de viver acreditando que não há assim tanta diferença entre criança e adulto, que os adultos que conheço mantêm a mesma genuidade, e as crianças a mesma paciência (com os adultos)... :) "A Vida é Bela", de Roberto Benigni. Um filme excelente. Um pai judeu, no tempo da II GG, é enviado junto com o filho para um campo de concentração. Durante todo o tempo que lá estiveram o menino não chega a perceber a morte, a tortura e a injustiça que o cerca, cada dia é um jogo e uma brincadeira. E todos os dias o pai inventa novas estórias e palhaçadas para manter intacto o mundo de fantasia do menino, num cenário completamente destruidor. Já que a realidade por vezes é tão dura, e se nem todos os meninos podem ter as mesmas coisas, pelo menos que nunca percam o poder de sonhar e brincar.