Elvas - Portugal 2008
Disse-me esta mulher com o olhar:
Esta é a minha fé.
A minha fé diz-me o que preciso ouvir.
E alguém lhe diz (mas ela não ouve):
A tua fé és tu.
És tu que te dizes o que precisas de ouvir.
Essa força vem de ti.
Crença. Fé. Esperança. A que se resume isto?
What is religion? What is your religion?
Comentários
jinho
Há quem diga que a esperança é a ultima coisa a desaparecer. Penso que a origem da esperança e da fé está ligada aos mecanismos de sobrevivência do ser humano. Perante a crueldade das injustiças, doença, sofrimento e da própria morte o homem teve necessidade de encontrar nas religiões algo que o faça continuar a caminhar, um escudo protector que o impeça de ficar aterrorizado perante a, por vezes, dura realidade.
Acho que o verbo acreditar move-nos a todos, acreditar não necessariamente num Deus, pode ser acreditar numa pessoa, em nós próprios , numa relação, naquilo que fazemos ou naquilo que podemos fazer.
Penso que as respostas e as forças que necessitamos muitas das vezes estão dentro de nós e talvez cada pessoa encontre essas respostas à sua maneira, seja através de uma viagem, da arte, de uma oração, da contemplação, de um desporto,etc...
Eu pessoalmente não acredito na existência de um Deus que castiga, e cobra dívidas, que está fechado em catedrais com regras inflexíveis, num Deus macambúzio que faz as pessoas ficarem todas com caras sérias nas igrejas(já reparas-te?) .
Acredito num Deus que sorri, que se sente no peito quando estamos apaixonados, que está presente em todas as coisas, em cada partícula do nosso ser e do universo, acredito num Deus que seja amor e que tem sentido de humor. Se Deus for tudo isso então acredito.
Beijinhos
um beijinho!!
"With this faith we will be able to hew out of the mountain of despair a stone of hope. With this faith we will be able to transform the jangling discords of our nation into a beautiful symphony of brotherhood. With this faith we will be able to work together, to pray together, to struggle together, to go to jail together, to stand up for freedom together, knowing that we will be free one day."
Martin Luther King