Os meus cozinhados são quase sempre fruto de circunstância e experiências/criatividade!
Circunstância porque decido muitas vezes as refeições com base não apenas no que apetece mais ou produtos que tenha mais disponíveis, mas principalmente se há produtos que estejam a estragar-se ou a quase a passar de prazo. Abro o frigorífico e vejo as coisas e... decido! A criatividade entra na parte de decidir o que usar com o quê e prever se essa "união" ficará ou não alguma coisa minimamente comestível!!! :)
Já alguma vez ouviram falar de acelgas? Eu não tinha ouvido até que há uns dias uma amiga me deu umas folhas deste tipo de hortaliça (ver aqui). Parece que são mais usadas com feijão ou grão. Mas eu decidi inventar!
Pois bem, aqui vai uma receita a la Chef Ana Di (sim sou eu, óbvio!!!), que recomendo, pela facilidade, qualidade dos ingredientes (saudável) e pelo sabor! Ficou muito bom mesmo!
Receita:
Faz-se um refogado (azeite, cebola, alho). Quando a cebola estiver loura juntar a acelga já lavada e corta em tirinhas (eu enrolei as folhas e cortei tudo ao mesmo tempo para ser mais rápido!). Entretanto descasquei uma beterraba (que também me tinha dado) e cortei em pequenos cubos, e ralei 3 cenouras grandes. Juntei estes dois ingredientes ao que já estava na frigideira. Deixei apurar.
Entretanto arranjei, cortando aos pedacinhos, carne de porco (aqui podem usar também peru ou até frango!). Juntei ao preparado e coloquei bastante alho em pó e um bocadinho de sal.
Deixei a carne cozinhar e reguei com sumo de 1 limão grande.
Novamente deixei apurar.
Quando estava a ficar quase pronto (já sem líquido, e já a querer tostar), juntei 2 laranjas (sem casca, cortadas aos pedacinhos). Deixei a laranja alourar et voilá!
Acompanha com alface ou outro tipo de verdura/salada. Para quem quiser mais sustento pode também acompanhar com um arroz branco.
Eu acompanhei só com um bocadinho de alface. Ficou um prato leve, de sabor meio agri-doce, muito agradável!
Bon appétit!
Comentários