Avançar para o conteúdo principal

"Meretriz" numa parede qualquer - Madrid - Espanha 2009

Não sei se foi essa a intenção do artista... muito possivelmente não...mas assim que olhei para estes rostos pintados na parede numa rua da cidade, a palavra que surgiu foi "Meretriz".
Para além desta, sabem qual é a profissão mais antiga do mundo? Toca a investigar!!! :D
Daqui a alguns dias dou a minha resposta...

Comentários

José Luís disse…
Ola Ana! Estes teus desafios são sempre entusiasmantes:) Fui pesquisar e a maioria das fontes associam a profissão mais antiga à prostituição. Encontrei alguns que diziam antes que a profissão mais antiga é a de professor. Pensando bem também acho. Imagino o homem primitivo com conhecimentos valiosos, como por exemplo saber fazer uma fogueira. Conhecimentos que teria de passar aos seus descendentes ou a outras tribos quem sabe a troco de outras preciosidades... Será? :)
Beijinhos
TugaSemNome disse…
Bem tá gira esta.

Inicialmente não havia dinheiro.
Mas em troca de qualquer coisa fazia-se algo de certeza. Por isso vou partir do principio que qualquer actividade poderemos de chamar de profissão...

Para mim a primeira profissão teve de ser - "Parteira(o)" HEHEHE!!

Tinha de haver alguem que ajudasse no parto. De certeza que esse alguem teria algum profeito em o fazer. Teria de haver alguem a ajudar não acredito que tivesse o filho sozinha. Mesmo no mundo animal animais sociais acabam por ter outras femeas a ajudar nem que seja na defesa, a por a cria em pé... etc...

Para mim: Parteira.
Bento disse…
Para começar esta foi a melhor definição que arranjei de profissão:
"A palavra "profissão" deve ser entendida como uma prática reiterada e lucrativo, da qual extrai o homem os meios para a sua subsistência, para sua qualificação e para seu aperfeiçoamento moral, técnico e intelectual, e da qual decorre, pelo simples fato do seu exercício, um benefício social."

É um tema bem aberto a discussão e existe tanta profissão... No meu ver acho que tanto professor como parteira não seriam as primeiras, isto pois vivíamos num sistema de tribos onde esse tipo de profissões eram exercidas como parte da vida nessa mesma tribo (ou seja sem qualquer tipo de pagamento), tal como haveriam caçadores e recolectores (que caso essas duas fossem tidas como profissões viriam a frente na lista). Podemos ver esses sistemas em tribos caçadoras/recolectoras ainda hoje existentes na América do Sul e em África. Não posso excluir a prostituição… De facto é bem possível esta ter sido usada em troca de mais comida ou alguns artefactos necessários, acho estranho no entanto que se considere uma profissão até porque duvido que em tribos houvessem mulheres/homens só com esse papel na comunidade. Tendo como base este pensamento, tenho de excluir toda e qualquer profissão exercida no interior de uma tribo! Enquanto pensava nas várias opções inclinei-me um pouco para os soldados, mas numa tribo os soldados são os caçadores por serem os mais habilidosos com armas, então o meu voto vai para os comerciantes, sem qualquer base em textos ou história, apenas porque acho o mais lógico. Estes seriam membros de uma tribo e teriam como papel o intercâmbio de bens entre as diferentes tribos, recebendo bens/alimento em troca desse trabalho prestado. Se por outro lado quisermos ver qualquer outro trabalho dentro da tribo como profissão então eu escolheria os recolectores! Antes de tudo temos de comer e beber certo?! E por esse facto seriam estas as pessoas as mais vitais para a sociedade recebendo talvez uma maior fatia de alimento e água.

Beijo Boum!;).@@@.
TugaSemNome disse…
Boa definição de profissão. Mas é um conceito moderno e não pode ser levado à letra.
Para mim é simplesmente uma actividade que que dê algum proveito como benefício social como estatuto. Porque lucrativo é um conceito económico e não se aplica na altura.

As trocas eram feitas provavelmente pelo macho dominante se é que havia qualquer troca de coisas no inicio do homem moderno.

Ou será que estamos a falar na altura do homem erectus? Isso então é como olharmos para os macacos e perguntar que profissão consegues ver num grupo de macacos.

Acontece ainda hoje nas tribos de africa quem negoceia são os chefes.

=Prostituição:=
Na minha opinião as fêmeas eram totalmente dominadas não recebiam qualquer beneficio.

=Professor=
A de professor faz sentido, mas penso que o ensino é feito praticamente pela comunidade, como acontece ainda nas tribos hoje em dia. Pode haver o conceito da pessoa mais velha o "Elder/Ancião" da tribo. - aceito a palavra Professor.

=Parteira/Matriarca=
A de parteira faz sentido, se bem que não podiam estar 100% dedicados a isso. Parteira, teve de haver. Era impossível receber dinheiro por isso. Mas provavelmente iria receber mais estatuto, beneficio social, teria por exemplo o conceito de Matriarca. Até um grupo de elefantes têm uma. Não me digam que não tem um beneficio social?

=Caçador recolector=
Faz sentido e é isso que se aprende até na história.
Isto é um tema que dá pano para mangas...

=Comerciante=
Comércio é um conceito recente na história do Homo-Sapiens.
Não me parece fazer sentido.
Atenção... pagamento... é um conceito económico. A economia é muito recente. Havia simplesmente troca se é que havia.

=Chefia=
A Chefia provavelmente é também uma das primeiras profissões.

Quem tinha beneficio social seriam as pessoas com mais conhecimentos que podemos dizer que seria professor, a femea dominante, o chefe, os caçadores recolectores.

Concordo com praticamente tudo o que foi dito pelo José Luis e o Bento. No entanto comerciante penso que não.
Ana Dionísio disse…
Estou a gostar de ver... ler os vossos comentários...e acreditem...atrasaram um pouco o minha resposta, porque agora também eu estou a insvestigar melhor e a tentar confirmar a minha ideia inicial.

bjo a todos e obrigada!
Bento disse…
(1ª parte)

Bem… Tenho a dizer que tudo o que tenho escrito não tem por base qualquer pesquisa ou facto científico, são conclusões minhas, puramente baseadas no que penso acerca do assunto. Em 1º lugar gostaria de dizer que estou aqui a falar do ser humano, definição que penso ser utilizada para o homo sapiens… No meu ver não tem lógica atribuir profissões a antepassados nossos, nos quais as capacidades cognitivas não permitiam ter para eles mesmos essa mesma definição de profissão. De qualquer modo, cada um vai até onde quer, eu restrinjo-me a esta fase da nossa evolução. Tendo em conta a definição que o “Tugasemnome” deu: “actividade que que dê algum proveito como benefício social como estatuto” vou tirar algumas conclusões minhas acerca das profissões já escolhidas pelos bloggers.

Prostituição:
Acho que é posta completamente de lado pois não é de qualquer forma algo que seja feito continuamente e por não dar qualquer beneficio ou estatuto numa sociedade.

Professor:
Esta profissão na altura penso que não seria bem uma profissão pois os conhecimentos eram passados por quem sabia deles, os caçadores ensinavam outros caçadores e por ai adiante… As histórias e mitos que têm alguns conhecimentos eram contados pelos mais idosos que não se restringiam apenas a contadores de histórias e a passarem conhecimentos por isso não vou considerar professor uma profissão na altura.

Parteira:
A parteira seria a mulher mais idosa e como é óbvio com mais experiencia. Penso que não receberia benefício social algum por efectuar os partos. A parteira seria o membro femenino da tribo com maior estatuto social pois seria a pessoa mais idosa, não posso considerar esta uma profissão pelos mesmos motivos que não considerei o professor. O exemplo dos elefantes que deu o blogger “Tugasemnome” é um bom exemplo disso, a matriarca das manadas de elefantes é o elefante fêmea com mais conhecimento e que guia a manada, ajudando nos partos e em todo o demais apoio necessário. O exemplo dos elefantes não pode ser totalmente aplicado aos nossos antepassados pois estes apenas são compostos por fêmeas e machos jovens, sendo, os machos adultos solitários, ora isto não é o que acontece nas tribos humanas.

Caçador recolector:
Como disse no texto que postei anteriormente, estas são profissões a ter em conta caso não se dê valor ao pagamento como forma de ver a profissão, e então segundo esta nova definição de profissão, tenho que afirmar que estas seriam as profissões mais antigas, sendo claro a profissão de recolector a mais antiga. Os caçadores/recolectores, sendo os provedores de comida, seriam membros essenciais para a comunidade (Tribo) julgo que isso pode ser tido como um benefício social, o facto de serem indispensáveis.
Bento disse…
(2ª parte)

Comerciante:
Os comerciantes no meu ver seriam pagos, não em moedas mas sim em matérias. Não será também uma profissão assim tão recente visto a disseminação de tecnologias ter sido feita tão rapidamente ao longo da nossa evolução, penso que também estas eram trocadas juntamente com os bens. Não creio que esta profissão se restringisse apenas aos mais idosos, penso sim que seria uma profissão chefiada por estes, isto porque como visto antes estes seriam dentro da tribo os membros com melhores conhecimentos. Esta profissão seria de igual forma valorizada como essencial para algumas tribos, já que a escassez de certas matérias-primas e por vezes de alimento tornasse estes comerciantes essenciais a muitas tribos. Visto estes factos considero esta uma profissão, mas segundo esta nova definição tenho que dar o papel da mais antiga aos recolectores.

Chefia:
Os chefes, anciões ou matriarcas teriam esse cargo pois seriam os mais idosos e por claro também serem os com maior conhecimento, por vezes incapazes de qualquer outro papel activo na sociedade. Estes tinham também um papel importante e por vezes essencial na sociedade é verdade, mas temos que ver que o chefe ou outro nome que lhe queiram dar não se restringia a ser chefe… Era também algo mais, quer comerciante, contador de histórias (professor), parteira… Não seria portanto uma profissão mas alguém que pelo seu conhecimento poderia contribuir mais para a sociedade tendo vários afazeres.

De qualquer forma, tem sido muito interessante o tema e têm surgido assuntos bastante interessantes.=D.

Cumpz a todos…[[[]]].
@@@Kiss Kiss Love!
Ana Dionísio disse…
Olá!!! :)
Mais vale tarde que nunca... e peço desculpa pela demora!!!Não consegui responder antes...

Vamos então ao que interessa e, desde já aviso que a minha resposta não passa, assim como as vossas, de uma opinião pessoal.

Este tema surgiu na minha cabeça desde que li (e vi tb na tv) numa reportagem de um jornal alguém a afirmar que "segurança é a profissão mais antiga do mundo, e não a prostituição, como a maioria das pessoas pensam....". Ou que seria a 2da mais antiga... Fiquei a pensar sobre esse assunto, concordando na hora que aquilo que ouvimos desde sempre sobre a prostituição não devia ser assim tão simplório quanto isso. Não só porque a definição de profissão é "relativamente" recente e evolui a par da sociedade, mas também porque não considero a prostituição propriamente uma profissão. Se a mulher (porque normalmente é o sexo feminino) vende o corpo porque necessita do dinheiro ou outra compensação que não consegue (embora tenha tentado) obter de outra forma, i e, se o faz por motivos de sobrevivência....então não se pode chamar a isso de profissão (porque é contra-vontade), mas sim de...violação reiterada...dos homens que a compram....e dela para consigo própria. Ainda assim, se existem mulheres que o fazem por vontade própria e de livre consciência, aí sim aceito chamar-lhe profissão (e....essas trabalhadoras do sexo deveriam ser taxadas e ter direito a sistema de saude e seg social como todos os restantes trabalhadores!!!obrigações e direitos semelhantes).

Investiguei como vocês e creio que a resposta à pergunta que vos fiz não é única. Isto porque tudo depende, do conceito que aceitamos (objectiva e subjectivamente) de "profissão".

Depois de algum tempo dedicado a investigar e vasculhar dicionários, páginas na net, enciclopédias e artigos sobre o tema...
Ana Dionísio disse…
Para mim, profissão é toda a actividade exercida de forma continuada e de livre vontade, remunerada (seja em bens materiais, benfício social, ou ambos), com o intuito de assegurar a nossa sobrevivência e simultaneamente proporcionar um serviço à sociedade em que nos inserimos. Além disso, creio também que profissão implica também que o sujeito tenha e aplique conhecimentos específicos e que aprendeu e treinou para esse fim.

Assim, e recuando até ao famoso (porque aqui foi muito falado por vocês...) tempo das tribos....a minha resposta vai para os caçadores/recolectores. Eles tinham um papel vital na tribo porque a defendiam (e aqui até se pode concordar com a tal afirmação de protecção/defesa/segurança), buscavam e traziam alimento, cujos excedentes possibilitavam a troca e a aquisição de outros bens necessários ao dia-a-dia na tribo. É claro que antes de serem caçadores...esses homens foram crianças (que muito possivelmente nasceram com a ajuda da parteira) e depois foram ensinados pelos mais velhos que lhes trasmitiram o saber (os professores da época)...mas não aceito que o exercicio daquelas actividades...parteira e professor...tivesse o prestígio e remuneração (física) que a figura do caçador.
No que respeita à prostituição, na altura os machos dominavam a fêmea...e esta não deveria "receber" nada em troca, para além de continuar viva... :P:P (q mau!!!....:P)...
Durante as minhas leituras, e continuo a não rejeitar essa resposta também....é a do comerciante (apliquemos esse termo e seu conceito bruto à época). Isto porque, se não eram os pp caçadores/recolectores a fazê-lo...então estes homens responsáveis e impulsionadores da comunicação e troca entre os povos tinham muita importância e de certeza que eram prestigiados e muito bem (auto!) pagos. Porque eles possibilitavam que se escoasse o excedente e se obtessem outros bens necessários mas que não eram facilmente acessíveis.
Ana Dionísio disse…
A minha resposta vai então para a caça/ defesa.

Esta é apenas a minha perspectiva...que quem sabe pode mudar. Mas agora, depois do que li e pensei, é esta.

Mas muito mais importante do que a resposta certa (que não tem necessariamente de existir e ser Una), é responder a este tipo de desafios e pensarmos sobre as coisas....por mais estúpidas ou inúteis que possam parecer. Porque isso mantém a nossa mente num ritmo que considero necessário para lidarmos melhor com todo o tipo de desafios que nos surgem no nossa vida....inclusivé e até....na nossa profissão!!!!!! ;):D


um grande beijo a todos e mais uma vez obrigada por lerem as minhas "letras que se juntam em palavras", terem essa paciência!, e contribuirem com a vossa preciosa opinião :)))

Bom trabalho!

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de