Avançar para o conteúdo principal
Numa altura em que o tema do dia tem sido sempre a política e as eleições:
"Vós que lá do vosso império
prometeis um mundo novo,
calai-vos, que pode o povo
qu'rer um mundo novo a sério."
Embora a oferta política não seja assim deveras interessante nem tão diferenciada quão supostamente deveria ser... votar é um direito e simultaneamente uma obrigação. Mesmo que em branco para mostrar descontentamento e/ou protesto, penso que devemos sempre votar. E além disso, há que tentar encontrar qual a posição com que mais nos identificamos, mesmo que isso implique pensar a sério sobre o assunto e procurar mantermo-nos devidamente informados. Isto porque me parece que na maior parte das vezes oiço dizerem mal do governo, da oposição, do não governo e da não oposição :P... mas me parece também que é um criticar por criticar, porque na verdade nunca são afirmações fundamentadas e se se reparar bem quem muito critica pouco faz para concretizar um mundo que idealiza mas que também não sabe muito bem como é... Enfim, não vou aqui revelar a minha orientação política nem o que ando a pensar sobre o estado do País porque cada um deve pensar por si, mas acima de tudo espero que tentemos ser o mais justos e conscientes possível. E que (assim) votemos!

Comentários

TugaSemNome disse…
Posso partilhar a minha orientação política sem problemas.
Eu sou mais daqueles que não acredita que quem esteja na política o esteja para fazer algum bem ao país. Há muitos que estão na política para terem empregos... daí o tal jobs for the boys. Tudo à volta da política são jogos de interesses. Eu não sou pessoa que funciona à base de interesses nem sou das pessoas que ache que a riqueza seja felicidade.
Por outro lado ponho muito em causa a competência de certas pessoas que vivem a política, acho que eles falam falam falam e são mesmo incompetentes. Pior que um mau político é mesmo um mau político com ideias e isso agora tem sido a moda.
Pela primeira vez na minha vida vi/ouvi uma entrevista que me deixou de boca aberta. Como é que é possível uma Ex-ministra das finanças e sendo também economista pode confundir o IRC com IRS daquela forma e dizer tão seriamente o que estava a dizer.
Deixem-me partilha o link: (Vale a pena)
http://www.youtube.com/watch?v=HtTDuLUR2Nc
Sempre votei e posso dizer que já votei muitas vezes em branco.
Para mim isto é tudo uma grande treta. Os politicos são reciclados mais rapidamente que certos lixos.
Outra coisa que aprendi e isso têm muito a ver com o meu trabalho é de nunca criticar sem dar uma sugestão, sem fazer uma proposta.
Por vezes tenho pena do Sócrates porque o gajo é mesmo atacado por todo o lado e penso que o moço até é esforçado.
O meu partido é o partido prá frentex, que infelizmente não existe. Vamos lá ver...
O que é que acontece se viras um carro só para a direita ou só para a esquerda? Voltas ao mesmo sitio não é? Dás uma voltinha e pimba estás no mesmo local. O volante tem de estar em frente, para irmos para algum lado.
Eu acredito no conhecimento e em mim, não conto com a política para nada.
José Luís disse…
Ola Ana ! Tambem acho que todos devemos votar. Durante anos vivemos sem a liberdade de voto. Abdicar dessa liberdade é deixar que os outros escolham por nós. Com que legitimidade depois podemos queixar-nos de um governo.
Beijinhos grandes
Anónimo disse…
Já "votei" no partido da abstenção durante alguns anos, mas, neste momento urge votar.
O país navega numa espuma suja que precisa ser renovada, a teia do poder estende-se a tudo o que é organização, a ditadura acabou não há muitos anos, e não é pura imaginação pensar que pode voltar.
Votar em qualquer partido, excepto PS, é alterar, renovar, mudar chefias, quebrar a teia que está a apertar.
TugaSemNome disse…
Para mim ganhe quem ganhar é a mesma coisa.
Quem controla o dinheiro controla os políticos e a politica, controla a justiça e controla-nos a todos directa ou indirectamente.
Mesmo que exista um bom politico ele está preso, se não fizer algo como certas organizações querem para a próxima tiram-lhe o apoio financeiro e até podem arranjar-lhe problemas.
O Isaltino Morais enquanto teve no PSD fez tudo o que quis em Oeiras. Depois por certas coisas que disse e fez o PSD tiraram-lhe o apoio politico, mesmo assim ganhou umas eleições em Oeiras como independente... isso é péssimo... e agora? Onde está ele? Se continuasse dentro da equipa será que lhe acontecia o que aconteceu?
Estas organizações controlam políticos, empresas, bancos, juízes, pessoas, sindicatos... tudo está controlado. Neste caso, ao Isaltino fizeram-lhe a folha completa. Só não vê quem não quer...
Apesar de não gosta da Manuela M Guedes, a verdade é que também lhe fizeram a folha. O grupo espanhol está fortemente associado ao PS controlam a TVI.
Apesar disto, por outro lado temos de admitir que as pessoas actualmente têm oportunidades. Mesmo pessoas pobres, têm a oportunidade de ter filhos, que têm acesso à educação, podem aprender, ganhar conhecimentos e talvez no futuro ganhar dinheiro suficiente para ter uma vida melhor. A educação é muito importante, mas estamos numa sociedade que quem quer aprender consegue. Eu aprendi numa escola relativamente pobre e com poucas condições e aqui estou feliz da vida. Antigamente isso não acontecia, só tinha acesso à educação certas classes/pessoas. Para mim só podemos ser melhores se fizermos por isso... não vale a pena contar com a política.
Gosto da vida que tenho e estou feliz de vivermos numa sociedade como nunca houve melhor. Mas é minha opinião que de alguma forma tudo faz parte de um esquema. A política é uma farsa. A rotação política (eu gosto de chamar reciclagem) acontece, não há realmente democracia, são sempre os mesmos e estão controlados. Estes nunca podem lutar pelo bem do povo, só pelo bem do capital.

O país navega numa espuma suja.
A Europa navega numa espuma suja.

Mas não votar PS é mudar?!?!?
No way....

Mudar para a Manuela Ferreira Leite? ... que horror. Já não se lembram quando ela foi ministra das finanças? Era cortar em tudo...
Eu sou a favor do TGV. Já fiz Lisboa-Porto de comboio totalmente cheio. Se a viagem fosse 1 hora era bem melhor. Para mim compensa e é importante para muitas pessoas.
Vi muitos empresários virem Domingo à noite para LX para poderem tratar de negócios Segunda logo pela matina. A MFL é conservadora, feia e não vê progresso. Mas se ganhar também não pode fazer nada do que quer... e vai ter de fazer o TGV na mesma... por isso... tudo igual.
A única diferença é que os boys do PSD vão ter emprego e os do PS saltam do poleiro.
José Luís disse…
Concordo Tuga!
Votar Manuela Ferreira Leite é dar um grande passo para trás.


Beijinhoooo Anaaa
Unknown disse…
Ontem li o discurso de Obama aos alunos(http://oprofessortiraduvidas.blogs.sapo.pt/121381.html) e senti uma grande tristeza por em Portugal não termos ninguém que nos motive assim.
Será que alguém fica indiferente? Estamos no país do "deixa andar" sem timoneiro, sem rota definida, sem enxergarmos o médio/longo prazo...
Uma campanha eleitoral vazia de ideias, vazia de objectivos...o que fazer, porque fazer e a motivação para fazer. Quem incute essa MENTALIDADE?
Resta-nos acreditar que é sempre possível por mais impossível que nos pareça..."Impossible is nothing".

ps. Já agora um grande beijinho de parabéns...este não é do tamanho do mundo, mas sim do tamanho do universo.
Anónimo disse…
Ultimamente tenho optado por não votar, talvez por que o sistema pouco ou nada me diz e deixei simplesmente de acreditar! Acho que vou votar este fds... mas apenas porque sinto que isto está a bater no fundo e me apetece dar "um murro na mesa".
E pronto... é isto...
PUEMA
Ana Dionísio disse…
Obrigada Paulo;) outro para ti...e força!

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de