Avançar para o conteúdo principal

Pulo do Lobo


Pulo do Lobo - Mértola- Portugal 2009

Alguém sabe o que é o Pulo do Lobo?

Já tinha estado lá há alguns anos e um destes fins-de-semana voltei. E valeu a pena... até mesmo a molha que apanhámos na volta :D:P :)))

Com as chuvadas a que temos assistido e ouvido falar... por lá se vê parte do resultado. A cascata de água fá-la descer de forma tão brutal e ensurdecedora que chega a fascinar. Um espetáculo natural de força e pujança, que desagua numa lagoa de espuma. Só é pena são uns quantos objectos de plástico e de vidro que por lá andam a poluir a terra e a paisagem.

O Pulo do Lobo é a maior cascata natural ou mais alta queda (20 metros) de água do sul de Portugal continental, no rio Guadiana, a montante de Mértola. As margens em certo ponto são de tal forma estreitas que uma lenda conta que um lobo em caça as pula facilmente.
Uma outra versão, talvez mais realista, conta que pareciam lobos os homens que antigamente as saltava durante a noite. Como lobos porque vestiam de escuro, os homens que tentavam ganhar algum com o contrabando com Espanha. Muitos morreram naquele sítio.

Alguém se atreve a saltar?! Eu... fico-me pela lenda ;)

Comentários

José Luís disse…
Ola Ana! Também já tive oportunidade de visitar quando andava na secundária. É realmente fascinante. De recordação desse dia ficou uma grandiosa queda que eu dei, não no Pulo do Lobo, mas na chegada a Moura, momentos depois de largar a camioneta. Qd cheguei a casa pensavam que eu tinha rebolado do Pulo do Lobo abaixo , tal era o estado dos meus joelhos. Fui directo para a cama com um paracetamol no bucho...:)
Beijinho grande
TugaSemNome disse…
Olá,

É realmente um local muito bonito. Quando vou à mina e tenho tempo por vezes também gosto de fazer essa passeata. Quando era mais pequeno e ia com os meus pais, lembro-me sempre de dizer "vamos ao pulo do lobo... vá lá... vá lá" mas acabavamos por nunca parar. Havia sempre uma desculpa, acho que o meu pai tinha era medo de sujar os pneus do carro :)

Como está a estrada por lá? (se é que há estrada) Foram a pé?

A ultima vez que lá fui era uma estrada de terra batida e aquilo estava um caos. Imagino agora com a chuva. Só deve ser possível passar em 4x4.

Mas que é fantástico é.
Bento disse…
Boas...

Bem, acho que está tudo dito, muito completo... Para saber mais que isto só indo e sentindo aquilo!=D.
TugaSemNome, a estrada até lá não e perfeita mas agora até a alcatroaram, chegamos a uma parte do percurso que é rezar que não venha ninguém por cerca de 5-8 Km's pois a estrada é demasiado estreita para passarem dois carros!:P.
De resto... Depois disso temos um parque e a descida até lá é feita em 20min a pé sem problemas!=D.

Aconselho todos a irem... Agora com as comportas do Alqueva abertas deve ainda estar melhor!;).

Cumprimentos a todos...[[[]]].
Isa disse…
Olá minha linda Amiga!!
Se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé... olha quem eu fui decobrir na Blogosfera... :)
BEIJO GRAAAAANDE...

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa