Caída no chão - Mina - Portugal 2011
Antoine Laurent de Lavoisier, químico francês do século XVIII, descobriu, entre outras coisas, a lei da conservação da massa. Segundo essa lei num sistema químico completamente fechado e em reacção a massa total permanece constante. No seu Tratado Elementar de Química defende que em todas as operações naturais ou experimentais nada se cria. Uma quantidade igual de máteria existe antes e depois do experimento. A qualidade e quantidade dos elementos permanecem as mesmas. Daqui se criou depois a famosa frase "Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
Esta tangerina caiu no chão, está a apodecer e assim a transformar-se para novamente alimentar a terra que um dia a fará novamente brotar da árvore.
Penso que inerente a este pensamento está que existe um ciclo de vida que se cumpre continuamente, de forma perfeita.
Por um lado é reconfortante pensar assim, que as coisas apenas mudam de forma mas nunca o seu propósito ou a sua verdadeira essência ou conteúdo, e assim se assegura a sua continuidade, mas por outro lado isso indica também que de alguma forma todas as coisas estão, para além de intimamente ligadas, limitadas.
Comentários
Bjinhos Ana.