Avançar para o conteúdo principal

Leituras - "Sputnik, Meu Amor"

de Haruki Murakami. 2002.

 "A 4 de Outubro de 1957, a União Soviética lançou, a partir do Centro Espacial de Baikonour, na República do Cazaquistão, o primeiro satélite artificial do mundo, o Sputnik I. Media 58 cm de diâmetro, pesava 83,6 kg e completou a órbita da Terra em 96 min e 12 segundos.
A 3 de Novembro do mesmo ano, o Sputnik II foi por sua vez lançado com êxito. A bordo seguia a cadela Laika, que se tornou a primeira criatura viva a sair da atmosfera da Terra, mas o satélite nunca foi recuperado, e Laika foi assim sacrificada em nome da pesquisa biológica no espaço". (in The Complete Chronicle of World History")

É interessante como o autor faz paralelismo entre coisas que à partida não parecem ter nada a ver. O livro trata de um triângulo amoroso em que K ama S, S ama M, e M anda perdida entre dois mundos. Trata de amizade, amor, relações homossexuais, existencialismo, realidade versus sonho, solidão, escrita e música clássica. Creio que muito resumidamente é isto.

Gostei porque mais uma vez H. Murakami consegue escrever de forma ondulante... o romance ora nos prende ora nos afasta mas quando nos afasta imediadamente recapta a nossa atenção. Gosto disso.

Mais uma vez aqui ficam as frases ou ideias que me ficaram, agora sim por sua vez, deste livro:

Primeiro que tudo o paralelismo. O satélite representa aqui o indivíduo. Lançado ao espaço (realidade) onde nada mais encontra do que escuridão (solidão) e o seu trajecto (vida) a ser bem-sucedido implica manter-se intacto e não se desintegrar ainda que tudo pareça forçá-lo a isso.
A história do cão sacrificado também tem um simbolismo. Antigamente na China as cidades estavam rodeadas por altas muralhas onde se abriam portas enormes e imponentes. As pessoas acreditavam que nelas residia a alma da cidade. Tal como na Europa medieval as gentes consideravam a catedral e a praça como o coração da cidade.
Aquelas portas (sagradas) eram criadas da seguinte forma: as pessoas iam de carroça até aos antigos campos de batalha e recolhiam as ossadas que por lá se encontrassem espalhadas ou enterradas. Depois construíam uma porta enorme à entrada da cidade e deixavam ficar todos aqueles ossos lá dentro. Esperavam dessa forma que os soldados mortos, honrando as suas almas, continuariam sempre a proteger a cidade. Além disso, após a contrução da porta eram também levados até lá cães vivos aos quais se lhes cortava a goela, aspergindo o portão com o sangue ainda morno. Estas gentes acreditavam que só essa mistura de sangue fresco e ossos ressequidos, como que por magia, daria vida às almas dos guerreiros mortos. Um ritual de baptismo mágico que fazia a ligação entre dois mundos.

"...enchi os pulmões de ar e mergulhei no mar da minha consciência... afastando as águas pesadas com a força das mãos fui até ao fundo e agarrei-me a uma pedra... a água fazia uma pressão enorme sobre os meus tímpanos...tentei a todo o custo resistir. Uma vez tomada a decisão, não foi assim tão difícil. Aclimatei-me aos repetidos sinais de caos - à pressão da água, à falta de ar, à escuridão gelada. O tempo invertera-se, andava para trás, desaparecia, reorganizava-se. O mundo expandiu-se infinitamente... Imagens nítidas passavam sem fazer barulho por corredores escuros, como medusas, almas à deriva. Evitei olhar para elas. Se desse sinal de tê-las reconhecido começariam de imediato a fazer sentido. O sentido estava ligado à temporalidade e esta obrigava-me a regressar à superfície das águas. Fechei a mente o mais possível, até a procissão acabar de passar."
Pergunto-me se será assim uma viagem à nossa mente? Um limiar de loucura que nos permita por breves momentos discernir um mínimo de coerência e verdade no total e aparente caos das coisas vividas e das coisas por descobrir.

"Não sou do género de odiar pessoas...
- Isso é porque não esperas nada de ninguém..."
Talvez isto seja verdade. Apenas sentimos ódio após expectativas desfeitas, durante um período de desilusão. Se nada esperarmos, se nada exigirmos e apenas aceitarmos... nunca nos iremos sentir inseguros, feridos ou odientos.

"Porque será que estamos condenados a ser assim tão solitários? Qual a razão de tudo isto? Há tanta, tanta gente neste mundo, todos à espera de qualquer coisa uns dos outros, e, contudo, irremediavelmente afastados. Porquê? Continuará a Terra a girar unicamente para alimentar a solidão dos homens?"
Sim, e talvez por isso mesmo. Porque estamos todos à espera de qualquer coisa uns dos outros...

"Que bom. Estamos ambos a olhar para a mesma Lua do mesmo mundo. Estamos ligados à realidade através do mesmo fio. Só preciso de o ir puxando devagarinho para mim." 

Comentários

TugaSemNome disse…
É incrível, e uma vergonha mas nunca fui pessoa de ler coisas para além do que fui obrigado. A minha profissão obriga-me a ler e depois acabo por não ter qualquer paciência para ler.

Safei-me muito bem no Lusíadas e nos Maias porque estudei bem os resumos.

Gosto dos livros do Asterix e têm piadas e coisas subtis que dão que pensar. Há algo escondido e há uma mensagem muito interessante, de amizade forte, por vezes para lá de uma simples amizade entre dois homens (Asterix e Obelix) que quase bate na homossexualidade em determinadas partes mas totalmente desmistificada pelo facto de Obelix estar sempre apaixonado e de haver uma cenas de paixão de Asterix.

Qual o objectivo de transmitir uma amizade tão forte?

Para mim essa amizade é similar à que se verifica com três amigos de infância e acho que estes livros são uma obra à amizade. E de querer mostrar que realmente a amizade é das coisas mais preciosas.

Mas tenho de admitir que é triste de não ter uma personalidade com a paciência para a leitura de coisas não técnicas. Só gosto de ler coisas que me ensinem a fazer...

Por acaso tem havido uma safa. Aqueles livros que são lidos e podemos usar em mp3 enquanto estamos a fazer outras coisas...

Uff safo-me com isso....

1 beijinho
Ana Dionísio disse…
Olá, pois olha eu então adoro ler mas sou fiel às páginas de papel! sei que ambientalmente falando a opção dos livros no e-book ou os lidos para ouvir no mp3 são realmente uma solução eficiente, mas a mim não me parece a mesma coisa, parece que não consigo perceber, preciso de tocar no papel, ler e ler alguns parágrafos, dobrar umas folhas e carregar com o livro para onde quer que vá... Manias!!

beijinhos

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de