Há algum estudo de mercado que ateste se o sexo masculino consome mais gelados do que as mulheres? É que.... há aqui qualquer coisa que me anda a fugir e eu não consigo apanhá-la porque não sei o que é! Ora vejamos... já repararam que as publicidades dos gelados são maioritariamente miúdas/raparigas/mulheres/gajas boas com pouca roupa a segurar sugestivamente no dito...gelado claro....com olhar meloso, e língua estendida a saborear a gulosice?! Isto é marketing evidentemente direccionado aos miúdos/rapazes/homens/e assim coisos e tal... porque apela a um dos seus maiores desejos e aspirações. Que...sim...é mesmo isso que estão a pensar: comprar gelados de qualidade a um bom preço! Foi isto que pensaram certo?!
Isto é ainda mais notório quando a par das imagens nos outdoors e publicidade das marcas a mensagem principal e as palavras utilizadas são prazer e semelhantes. É certo e sabido que comer não é apenas a satisfação de uma necessidade básica de sobrevivência, e pode muito bem ser um prazer, mas não vejo porque razão tem de ter unicamente conotação sexual. Será que os homens são mais susceptíveis de ser influenciados por este tipo de publicidade e abordagem? Oh si cariño...agora pensando bem acho que sim.... qual é o homem que consegue ser indiferente a tal alusão? Língua, gelado, chupar, boca e saborear são todo um conjunto de itens e acções que povoam o cenário paradisíaco da mente masculina.
Como é que esta importante questão e reflexão surgiu? Ia eu muito bem a conduzir o meu carrinho, a caminho de casa, quando se me depara à frente uma grande carrinha frigorífica. Tive de "gramá-la" e apreciá-la com tempo porque entretanto o sinal ficou vermelho. E lá estavam eles.... os Gelados.... e o Prazer - O Prazer Gelado - ...e a miúda com um corneto de morango na mão, vestido cai-cai, a língua de fora e um olhar de quem está cheio de sede... e chovia tanto fora do carro que cheguei a pensar: por favor! dêem de beber àquela mocita que isto não há homem nem mulher que aguente e lhe fique indiferente. Bhlac! Não gosto nada deste tipo de publicidade. Se for a preservativos ou a artigos da área tudo bem, agora usar o sexo só por ser a forma mais rápida e fácil de abordar, é rasca! E faz com que comer um gelado deixe de ser...apenas comer um gelado. (ah e nem falei dos calipos....!!!!!) LOL
Comentários
Exemplo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XhU1LymfLlI
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CWIIT-CpaGc
De qualquer forma, ambos os gêneros têm os seus pontos fracos... As mulheres sentem-se mais inclinadas a comprar produtos que apresentem modernidade, luxuria, romantismo e por vezes uns rapazes interessantes (sem ir ao sexual e mantendo-se no sensual).
Por exemplo os perfumes:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NzV3GRtwftQ
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kpp17LRKHHE
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BFGo3z4seLA
No final o que interessa é que o anuncio consiga captar a atenção do publico alvo... Seja com o que for! Afinal o objectivo do mesmo é deixar a memória daquela marca bem entranhada!=P.
Pelo menos assim o acho!=D.
Beijos.
Mas...nos gelados....não acho que o publico-alvo sejam apenas os homens e o produto em nada tem de estar relacionado com cenas sexuais. Pode estar, mas de entre todas as mil e uma possibilidades de comer e saborear um gelado a maior parte não serão eróticas... Percebes a minha ideia? Não vejo mal nenhum apelar ao erotismo e sensualidade e até sexualidade nos anúncios publicitários, desde que o produto publicitado o justifique, porque ser assim só porque é a forma mais fácil de se fazer notar..sucks! (e aqui suck é usado mesmo para dizer que não presta!!! :D:D:D:D
ainda não tinha prestado atenção a todo o anuncio com a scarlet não-seis-quantas, acho que está muito giro.
Obrigada e beijos!!!