Avançar para o conteúdo principal

Pergunta (ou questão...) existencial do dia

Há algum estudo de mercado que ateste se o sexo masculino consome mais gelados do que as mulheres? É que.... há aqui qualquer coisa que me anda a fugir e eu não consigo apanhá-la porque não sei o que é! Ora vejamos... já repararam que as publicidades dos gelados são maioritariamente miúdas/raparigas/mulheres/gajas boas com pouca roupa a segurar sugestivamente no dito...gelado claro....com olhar meloso, e língua estendida a saborear a gulosice?! Isto é marketing evidentemente direccionado aos miúdos/rapazes/homens/e assim coisos e tal... porque apela a um dos seus maiores desejos e aspirações. Que...sim...é mesmo isso que estão a pensar:  comprar gelados de qualidade a um bom preço! Foi isto que pensaram certo?!
Isto é ainda mais notório quando a par das imagens nos outdoors e publicidade das marcas a mensagem principal e as palavras utilizadas são prazer e semelhantes. É certo e sabido que comer não é apenas a satisfação de uma necessidade básica de sobrevivência, e pode muito bem ser um prazer, mas não vejo porque razão tem de ter unicamente conotação sexual. Será que os homens são mais susceptíveis de ser influenciados por este tipo de publicidade e abordagem? Oh si cariño...agora pensando bem acho que sim.... qual é o homem que consegue ser indiferente a tal alusão? Língua, gelado, chupar, boca e saborear são todo um conjunto de itens e acções que povoam o cenário paradisíaco da mente masculina.

Como é que esta importante questão e reflexão surgiu? Ia eu muito bem a conduzir o meu carrinho, a caminho de casa, quando se me depara à frente uma grande carrinha frigorífica. Tive de "gramá-la" e apreciá-la com tempo porque entretanto o sinal ficou vermelho. E lá estavam eles.... os Gelados....  e o Prazer - O Prazer Gelado - ...e a miúda com um corneto de morango na mão, vestido cai-cai, a língua de fora e um olhar de quem  está cheio de sede... e chovia tanto fora do carro que cheguei a pensar: por favor! dêem de beber àquela mocita que isto não há homem nem mulher que aguente e lhe fique indiferente. Bhlac! Não gosto nada deste tipo de publicidade. Se for a preservativos ou a artigos da área tudo bem, agora usar o sexo só por ser a forma mais rápida e fácil de abordar, é rasca! E faz com que comer um gelado deixe de ser...apenas comer um gelado. (ah e nem falei dos calipos....!!!!!) LOL

Comentários

João Bento disse…
Os homens são mais susceptíveis aos anúncios com alguma conotação sexual, não a mais evidente e banal, mas a mais sofisticada! Também se vê muitas vezes utilizarem cenários de sonho e/ou ideais. Podemos ver bem isso em tudo o que é claramente mais direcionado para os homens (cerveja, etc...)
Exemplo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XhU1LymfLlI
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CWIIT-CpaGc

De qualquer forma, ambos os gêneros têm os seus pontos fracos... As mulheres sentem-se mais inclinadas a comprar produtos que apresentem modernidade, luxuria, romantismo e por vezes uns rapazes interessantes (sem ir ao sexual e mantendo-se no sensual).
Por exemplo os perfumes:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NzV3GRtwftQ
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kpp17LRKHHE
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BFGo3z4seLA

No final o que interessa é que o anuncio consiga captar a atenção do publico alvo... Seja com o que for! Afinal o objectivo do mesmo é deixar a memória daquela marca bem entranhada!=P.
Pelo menos assim o acho!=D.

Beijos.
Ana Dionísio disse…
Claro, o que interessa é captar a atenção do público-alvo e isso é o que faz sentido. Faz sentido no anuncio das cervejas (a propósito adoro o da super bock mas detesto o da sagres), e dos perfumes, porque as cervejas são um produto predominantemente consumido por homens e homens gostam de gajas boas e de relax com os amigos portanto os anuncios estão muito bem feitos. No perfumes tenta dar-se a imagem da essencia do perfume, do que representa e de como especial a mulher se pode sentir usando aquela frangância, faz portanto também todo o sentido apelar à moda, à sensualidade e ao feminino.
Mas...nos gelados....não acho que o publico-alvo sejam apenas os homens e o produto em nada tem de estar relacionado com cenas sexuais. Pode estar, mas de entre todas as mil e uma possibilidades de comer e saborear um gelado a maior parte não serão eróticas... Percebes a minha ideia? Não vejo mal nenhum apelar ao erotismo e sensualidade e até sexualidade nos anúncios publicitários, desde que o produto publicitado o justifique, porque ser assim só porque é a forma mais fácil de se fazer notar..sucks! (e aqui suck é usado mesmo para dizer que não presta!!! :D:D:D:D

ainda não tinha prestado atenção a todo o anuncio com a scarlet não-seis-quantas, acho que está muito giro.

Obrigada e beijos!!!

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why ...
Évora - Portugal 2007 Vai uma lengalenga? Anani Ananão. Saltas tu e eu não. Pássaro ou avião? Fico eu e tu, não.