Avançar para o conteúdo principal

Esmiuçar expressões banais

Esmiuçar é já de si uma palavra ou expressão caricata. Só a ideia de "reduzir a pequenos fragmentos; esmigalhar ou esfarelar" qualquer coisa é sui generis. Mas aquilo que me traz a escrever-vos este post é sobre uma outra expressão que se ouve muito: "As coisas nem sempre, ou nunca, são o que parecem". A maior parte das vezes que ouvimos alguém dizer isto rapidamente subentendemos que se trata de uma pessoa ou uma situação em que a verdade está encoberta ou oculta, propositadamente. Um alguém a fazer-se passar por coisa diferente daquilo que é, ou uma situação em que tudo parece um mar de rosas e afinal é um inferno, ou o contrário (embora esta expressão seja mais utilizada para criticar negativamente do que o inverso).
Pois cá a mim esta expressão é das mais representativas daquilo que a realidade é efectivamente para a nossa mente. Não pensem no vizinho que parece rico e é pobre, nem nos que aparentam ser felizes ou bem-sucedidos e afinal são uns tristes e fracassados. Pensem literalmente na expressão e não apenas nos contextos em que costumam ouvi-la. De repente uma expressão comummente utilizada nas "tertúlias" cor-de-rosa de corte e costura passa a ser uma verdade absoluta e muito certa. Muito iluminada até.
Sim.
As coisas raramente, ou mesmo nunca, são o que (nos) parecem. Pois não. Quem disse isto pela primeira vez tinha muita razão. 
O nosso olhar e percepção sobre as coisas é limitado está completamente dependente de filtros e direccionismos mentais que nos condicionam a visão e fazem com que aquilo que vemos e sentimos seja apenas aquilo que pensamos ver e sentir, e não necessariamente aquilo que o é de verdade. Aquilo que vemos nunca é a realidade total. A nossa mente não tem capacidade para isso. E por outro lado, à nossa mente também lhe interessa moldar certo tipo de informação. 
Por mecanismos de sobrevivência e auto-protecção, a nossa capacidade sensorial filtra toda a informação que existe em nosso redor, de forma a trazê-la até nós e isso, aliado à nossa genética e experiência e educação, faz com que o resultado seja senão uma fotografia (e de baixa resolução...) que a nossa lente ocular e mental regista das coisas. E como consequência a nossa opinião dessas mesmas coisas é subjectiva e por isso tantas vezes diferente de pessoa para pessoa perante uma mesma realidade. Ou seja, inconscientemente utilizamos filtros que nos foram incutidos ou com os quais nos identificamos (como pontos orientadores de percurso) na interpretação das coisas que nos rodeiam, das pessoas e das situações por que passamos ou observamos. Mas haverão sempre milhões (sim...imensos, infinitos) de pormenores, de pequenas pecinhas deste puzzle gigante que é a realidade, que nos escaparão. Não porque nos fujam ou nos sejam ocultados (como a expressão que levou a este post nos induz naturalmente), mas sim porque nós não conseguimos apanhar todas as variáveis componentes dessa equação superior. E talvez se conseguíssemos não teríamos imediata capacidade mental para processar todos esses dados e ter um output em tempo útil e vital.
Nós existimos, vivemos é certo, mas movemo-nos por instintos, sensações e impulsos. Pensa mal quem achar que somos muito mais do que isso. Actualmente ainda não.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de