Avançar para o conteúdo principal

Receitas - Tarte de maçã espetacular

Este fds que passou tive uma festa de aniversário. Fiquei de fazer um bolo/tarte que não fosse muito doce nem enjoativo. Pensei imediatamente na típica e simples tarte de maçã. A massa quebrada feita em casa (ou comprada se não tivesse tempo de a fazer), cortar as maçãs em meias luas, pincelar com um doce que tivesse em casa (pêssego, pêra, etc.), canela, e forno com ela. 
Eis senão quando uma amiga me envia uma receita de uma tarte de maçã diferente. Aceitei o desafio e devo informar que a tarte foi um sucesso. Toda a gente adorou... a expressão mais comum ao provarem foi... hummhumm nham nham... o que traduzido para português significa: tá muita boa!!! yey! E agora a sério, várias pessoas ficaram surpreendidas e vieram-me pedir a receita. Aqui está ela: 

Para a massa (base): 125 gr açucar, 70 gr manteiga, 1 ovo, 250 gr farinha

Bater o açucar com a manteiga derretida. Juntar o ovo e depois a farinha. Amassar até obter uma massa bem ligada. Ver se está muito gordurosa (colocar mais um pouquinho de farinha) ou seca e não liga (adicionar mais um ovo...eu fiz isso!). Deixa-se então a massa repousar +- 15 minutos no frigorífico.

Recheio: 
Primeira parte, o creme: 100gr açucar, 1 colher sopa de farinha, 1 ovo, 2,5 dl leite (250ml).
Mistura-se o açucar com a farinha, o ovo e o leite. Dissolve-se bem e desfazem-se eventuais grânulos. Vai ao lume, brando, até engrossar, sempre a mexer. Quando estiver espesso retira-se do lume e coloca-se de parte a arrefecer.

Segunda parte, o topo da tarte: +- 4 maçãs, 3 figos (eu usei 6 ou 7 tâmaras!!), e 1 colher de sopa de amêndoa laminada. Cortam-se as maçãs em fatias tipo meia lua, e os figos (tâmaras) ao meio.

Liga-se o forno (em cima e em baixo) a 180ºC.
Estende-se a base/massa e forra-se a tarteira previamente untada de margarina e farinha. Aparam-se os excessos.
Dispõe-se o creme e por cima deste as fatias das maçãs cortadas, os figos (tâmaras) e polvilha-se com a amêndoa laminada. 
Vai ao forno a cozer durante +- 40 minutos.
Eu deixei mais um pouco a alourar na parte de cima pois gosto mais assim... fica ao vosso gosto!
Depois de cozida, retira-se da forma, deixa-se arrefecer um pouco e está pronta a servir.


Uma sugestão.... se estiver calor esta tarte fica maravilhosa depois de colocada no frigorífico... bem fresquinha! ;) 

Bon appétit!

Comentários

João Bento disse…
Que bom aspeto! Hummmmmm Hummmmmm...;).
Ana Dionísio disse…
lol that's the spirit oh yeah! :) obrigada ;)

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de