Este fds que passou tive uma festa de aniversário. Fiquei de fazer um bolo/tarte que não fosse muito doce nem enjoativo. Pensei imediatamente na típica e simples tarte de maçã. A massa quebrada feita em casa (ou comprada se não tivesse tempo de a fazer), cortar as maçãs em meias luas, pincelar com um doce que tivesse em casa (pêssego, pêra, etc.), canela, e forno com ela.
Eis senão quando uma amiga me envia uma receita de uma tarte de maçã diferente. Aceitei o desafio e devo informar que a tarte foi um sucesso. Toda a gente adorou... a expressão mais comum ao provarem foi... hummhumm nham nham... o que traduzido para português significa: tá muita boa!!! yey! E agora a sério, várias pessoas ficaram surpreendidas e vieram-me pedir a receita. Aqui está ela:
Para a massa (base): 125 gr açucar, 70 gr manteiga, 1 ovo, 250 gr farinha
Bater o açucar com a manteiga derretida. Juntar o ovo e depois a farinha. Amassar até obter uma massa bem ligada. Ver se está muito gordurosa (colocar mais um pouquinho de farinha) ou seca e não liga (adicionar mais um ovo...eu fiz isso!). Deixa-se então a massa repousar +- 15 minutos no frigorífico.
Recheio:
Primeira parte, o creme: 100gr açucar, 1 colher sopa de farinha, 1 ovo, 2,5 dl leite (250ml).
Mistura-se o açucar com a farinha, o ovo e o leite. Dissolve-se bem e desfazem-se eventuais grânulos. Vai ao lume, brando, até engrossar, sempre a mexer. Quando estiver espesso retira-se do lume e coloca-se de parte a arrefecer.
Segunda parte, o topo da tarte: +- 4 maçãs, 3 figos (eu usei 6 ou 7 tâmaras!!), e 1 colher de sopa de amêndoa laminada. Cortam-se as maçãs em fatias tipo meia lua, e os figos (tâmaras) ao meio.
Liga-se o forno (em cima e em baixo) a 180ºC.
Estende-se a base/massa e forra-se a tarteira previamente untada de margarina e farinha. Aparam-se os excessos.
Dispõe-se o creme e por cima deste as fatias das maçãs cortadas, os figos (tâmaras) e polvilha-se com a amêndoa laminada.
Vai ao forno a cozer durante +- 40 minutos.
Eu deixei mais um pouco a alourar na parte de cima pois gosto mais assim... fica ao vosso gosto!
Depois de cozida, retira-se da forma, deixa-se arrefecer um pouco e está pronta a servir.
Uma sugestão.... se estiver calor esta tarte fica maravilhosa depois de colocada no frigorífico... bem fresquinha! ;)
Bon appétit!
Comentários