A sério... ao longo de todo este tempo continuo a ficar surpreendida (e também chocada) com as imagens que nos chegam todos os anos do famoso Black Friday (é um dia que, nos EUA, simboliza a abertura da época de compras natalícia, e em que as lojas supostamente fazem descontos brutais...e por essa razão há milhares de pessoas que ficam malucas, doidas, alucinadas e vão acampar para a porta dessas lojas várias horas antes de abrirem para serem os primeiros a entrar e conseguirem as melhores promoções). Ora a diferença entre aquilo que acontece no momento de abertura das lojas e um tumulto revolucionário num país africano de regime ditatorial é.... mínima. As pessoas atropelam-se, já houve mortes, e no geral as pessoas agem como bichos esfomeados em luta por sobreviver. Se for preciso andam à porrada para ver quem leva um par de sapatos desencontrados ou uma televisão com o ecrã rachado! Além disso a probabilidade de roubo e danos nas lojas deve ser gigante. E depois... muitas vezes analisam-se os descontos e vê-se que não são assim tão bons porque as lojas aumentam o preço do produto e depois aplicam-lhe um desconto super fixe e fantabolástico de, por exemplo, 80 % mas...(porque há sempre um mas!)... para o consumidor na realidade o desconto foi de 20-30%, o que bem feitas as contas possivelmente levaria muita gente a não entrar nesta onda perigosa e maluca e ficarem quietinhos, quentinhos e em segurança nas suas casas!
Não percebo se se trata de consumismo desenfreado ou se as pessoas estão mesmo numa tal situação de carência e pobreza que põem a própria vida em risco para conseguirem comprar merdas (desculpem mas tudo o que não seja comida e que não se trate de uma situação emergente ou de sobrevivência e que leve as pessoas a agirem como se disso se tratasse é ridicularmente merdoso....isto é... muito mal-cheiroso!!! ) tais como, roupas, acessórios, e tecnologia.
Eu tenho horror a lojas cheias de gente. Para mim são uma espécie de Apocalipse versão capitalista. Começo a sentir ondas de calor e de frio em simultâneo. Fico mal-disposta e doente. Se o cenário forem cabeças e mais cabeças a mexer em tudo e aos encontrões um busca da melhor promoção, e filas de duas horas para pagar....eu começo a dar uns passinhos em marcha a ré muito devagar e depois corro dali para fora o mais rápido e longe possível! E atenção que gosto muito de promoções e saldos e feiras e afins... mas quanto me pagariam a mim para entrar numa daquelas lojas no black friday. Aquilo é a selva. É aterrador, terrificador e arrepiante. Tem que se estar muito desesperado... ou bêbado, ou medicado....ou alucinado. Ou....nem sei! É difícil de entender!
Comentários