Nós somos mesmo pequeninos. A nossa vida, os nossos desejos, os nossos problemas são coisinhas ínfimas se considerarmos a quantidade de outras vidas e de outros desejos e de outros problemas que existem no mundo. Cada pessoa é um mundo, sempre concordei com isso. Mas concordo também que cada ser, cada pessoa é uma nano-molécula de um todo em que não se distinguem individualidades. De um todo forte, coeso, equilibrado, pujante e arrebatador.
A vida que nos foi "dada" é a que temos, no sítio em que nos encontramos, junto das pessoas que nos rodeiam. Mas o objectivo é o mesmo para toda a gente, quer viva na China ou nos EUA, quer seja pobre ou rico. Procuramos instintivamente sobreviver e consciente ou inconscientemente apreender e crescermos. Saber mais, sentir mais, ter mais, ir mais além são os únicos impulsos que nos fazem continuar a lutar dia após dia.
Às vezes não damos o devido valor ao que temos. Queremos viajar e conhecer outras culturas e povos como se algures no horizonte é que se encontrasse aquilo que procuramos....e muitas vezes nem sabemos bem o que é que procuramos afinal... Talvez fazer essa(s) viagem(s) seja mesmo importante... nem que seja para chegarmos à conclusão que a vida pode ter palcos e adereços diferentes mas desenrola-se, na sua essência, e ao longo de cada dia, de forma muito semelhante para todos. As necessidades básicas são iguais para toda a gente.
O que para mim é interessante pensar é quando acordo e me levanto de manhã já milhares de outras pessoas o fizeram para começar o mesmo dia. Cada uma com a sua vida, os seus objectivos, as suas relações. Noutras paragens é certo. Noutra cama e noutras condições mas todos começamos mais um dia. Todos. Eu. Tu. Ele. Eles. Nós.
Life in a Day, produzido por Ridley Scott, é um documentário fruto do envio de vídeos de milhares de pessoas de todo o mundo com as imagens de um dia na sua vida. Neste caso, no dia 24 de Julho de 2010. Desde o acordar até ao adormecer. Como cada gesto, cada acto, cada situação é vivida por milhares de pessoas ao mesmo tempo, nas mais variadas culturas e situações. Muito bom. Obriguem-se a ver mesmo que achem uma seca... porque vale mesmo a pena a sensação final.
"On July 24, 2010, thousands of people around the world uploaded videos of their lives to YouTube to take part in Life in a Day, a historic cinematic experiment to create a documentary film about a single day on earth."
Comentários