Imagens impressionantes da (...ainda não lhe chamaram mas para mim aquilo que se está a passar lá é uma autêntica...) guerra civil na Ucrânia. O povo está cansado de tanta corrupção e desrespeito pelos seus direitos a uma vida digna, iguais oportunidades e acima de tudo pelo seu direito à liberdade. De escolha, de pensamento e de expressão.
Compreendo o povo e a sua revolta. Mas custa ver que a violência é o único meio que têm para se fazerem ouvir. Às vezes penso que, por mais evoluída que esteja a espécie humana infelizmente será sempre e só através de guerra e morte que ocorre a mudança e a liberdade. É um contra-senso, e a evolução/elevação deveria trazer-nos a possibilidade de resolver conflitos e de mudarmos/melhorarmos através da paz e da união, nunca da guerra e do sangue. Mas assim tem sido feita a História, e creio que assim continuará...
Outra coisa... custa-me saber que aqueles polícias para os quais os manifestantes civis atiram pedras, very lights, bombas artesanais, etc são também eles ucranianos (são eles que dão a cara e o corpo, mas quem o povo gostaria mesmo de atingir era a classe política e os decisores corruptos e ditadores do país). Muitos dos polícias que encaram os manifestantes possivelmente também querem uma mudança no rumo do país, têm com certeza uma família que querem que viva num país justo, mas estão a cumprir aquilo que juraram fazer ao entrarem para a sua profissão. Sei que alguns de vós contestarão este meu raciocínio mas é a minha opinião! Porque é que então eles não baixam as armas e vão para o lado dos manifestantes para lutarem lado-a-lado? Por diversas razões, uma das quais são os grupos infiltrados entre os manifestantes a quem não lhes interessa o país mas apenas a violência, o caos e o distúrbio por si só.
Como é que isto se vai resolver? Acho que ninguém ainda sabe muito bem. Nem mesmo os principais intervenientes, quanto mais a comunidade internacional.... que assiste boquiaberta à selvajaria e agora sim, relembram que um povo constitui um país, e vice-versa.
Todas as fotos... aqui.
Um importante testemunho:
Comentários