Avançar para o conteúdo principal

Era uma vez uma hortelã

...que quando começou a ter uma horta e a semear coisas nem sequer sabia que havia um nome para os que se dedicam a essa actividade: é-se hortelão! (presumo então que no feminino seja hortelã... coisa que até àquela data, para mim, não passava de uma planta aromática!) Mas adiante com a contextualização e vamos ao que interessa. Vou mostrar um pouquinho da minha horta e do que lá tenho semeado por esta altura.
Quando comecei não sabia nada. Li algumas coisas mas pouco. Comprei o Borda de Água como é óbvio.. mas nada mais. E ainda bem porque me apercebi que a "ciência" da terra no seu sentido mais prático e básico não se aprende com leituras mas sim actuando directamente na terra, com a enxada e o ancinho na mão, com o conhecimento transmitido pelos mais velhos, com criatividade e espírito de aventura. Há muitas coisas que não sei mas... vou experimentando. E assim vou aprendendo... sim... em gerúndio porque é de facto um processo contínuo!!! ;) 

À esquerda é salsa (está um pouco amarela porque tem chovido muito...). Lá atrás são as couves (ainda a crescer). À direita... cebolas!

Lá atrás são as favas. Estão agora a crescer. Se tudo correr bem vão alcançar quase 1 metro de altura e por isso é que se fazem estruturas (com canas ou outro material) de apoio para que a planta não se parta com o próprio peso. No meio, ainda pequenina....quem adivinha?!?! Usa-se em saladas etc.... é... rúcula que eu gosto muito! E esta amostra de árvore que vêem à frente na foto é a minha clementineira! Já a podei. Espero que na primavera comece a rebentar e a desenvolver-se. Atrás das canas em cruz lá atrás tenho mais uma fileira de favas ;)

A rúcula... de mais perto. A água da chuva ou de poços é sempre a melhor para a rega. De qualquer forma... como já diziam os antigos..."tudo o que é demais não presta"...e água a mais estagna as plantas. A água para as plantas é apenas o meio que as plantas utilizam para absorver os minerais de que necessitam e que estão presentes na terra. Água a mais...afoga-as!

Isto parece relva... mas não é! É assim que se começa por apresentar ao mundo.... o alho francês! Depois de um pouco mais crescidos o que costumo fazer é transplantá-los noutro sítio, mais afastados uns dos outros para que se possam desenvolver bem.

Alguns dos meus amores morangueiros (adoro morangos!! e fruta no geral!), aqui numa foto quase artística... ou talvez apenas queimada pelo sol... sim foi mais isso! Mas acho que dá para ver bem a planta. Os meus morangueiros produzem maioritariamente no verão. Contrariamente ao que usualmente se pensa o morangueiro não é uma planta muito sensível. O ano passado andei a fazer estruturas com manta térmica para protegê-los do frio mas este ano não estive com isso, e sabem que mais? Estão viçosos e bem agarrados à terra (que é como quem diz...agarrados à vida) e espero que assim se mantenham. Quero moranguinhos bons!!

As favas! Aquela estrutura vai ter de ser subida pois daqui a  pouco tempo não vai segurar a planta, que entretanto cresce rápido (Thanks God!).

Ora bem, aqui dentro "gaiola" que eu construí estão as.... ervilhas! Sim, tive de trazer a rede ao barulho porque os pássaros não me deixavam as ervilhas rebentar. A planta da ervilha é muito doce, e os pássaros são muito gulosos. Conclusão... todas as sementes que brotaram foram-me completamente "arrebanhadas" pelos senhores larápios passarinhos. Semeei mais umas, já fora do tempo, e coloquei a rede...para evitar invasão da propriedade alheia porque não quero chatices com a sociedade "passaril". (acabei de inventar esta palavra por isso não estranhem se não vos soar lá muito bem!!!)

Aqui... adivinhem....
À esquerda são coentros, ainda pequeninos porque tem chovido muito e feito muito frio e isso tem atraso o seu crescimento esperado. E à direita.... é cenoura! É assim que desponta após a fase "relva" como no alho francês. O ano passado tive boas cenouras e muito doces. Vamos a ver como serão as deste ano.

Lá atrás é fácil não é? Sim, são couves. Couve bróculo mais à esquerda, couve portuguesa e caldo verde mais para a direita. À frente das couves tenho alhos. Quando se apanharem as favas costuma-se cortar a folha do alho, que junto com os coentros fazem os ingredientes necessários para aromatizar as favas guisadas.

Aqui... estou triste com estas maganas.... São as batatas. Estavam com uma folha linda há 3 semanas atrás. Entretanto ficaram nesta triste figura, o que me indica que lá em baixo o tubérculo também não se está a desenvolver bem. Isso significa que vou ter (se vier a ter!) batatas pequeninas e que tem chovido demais. A batata "não gosta" de muita água porque precisa essencialmente de calor para desenvolver-se na terra.  Posto isto, espero bem  que o Sr. São Pedro tenha livro de reclamações! :) 
Agora a sério. Eu levo isto na "descontra". Fico triste quando o que semeei ou plantei não está a correr como esperava mas por outro lado aprendo o que gosta ou não determinada planta e isso é sempre bom. Como tudo na vida, basta mudarmos a perspectiva para conseguirmos ver as mesmas coisas de forma diferente! :)

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco das minhas horticulturas. ;)

(Se alguém tiver dicas interessantes ou precisar de alguma coisa relacionada com esta minha actividade "extra-curricular" faça favor de me abordar e perguntar. Como dizia, e bem, uma professora que tive... a vida é tão curta que mais vale parecer estúpido do que morrer estúpido! E essa é sempre a minha postura na vida. Não tenho vergonha nem medo nenhum de perguntar o que não sei se tenho curiosidade. Porque não me interessa o que os outros pensem mas sim o que eu quero aprender ou saber.)

Comentários

José Luís disse…
Que rica horta tu tens Ana! Está bonita e viçosa. A minha horta de varande não se tem dado muito bem com o inverno, talvez pelas plantas que eu escolhi plantar: o manjericão esta reduzido a duas ou tres folhas e uns pauzinhos secos, a hortelã pimenta esta amarela e quase desaparecida, a hortelã secou, a planta das groselhas secou. Os sobreviventes foram o alecrim, tomilho, salsa, coentros e erva principe. Plantei ha poucos dias cebolinho deixa la ver se se aguenta :) beijinho
Ana Dionísio disse…
Olá Zezinho!! Muito obrigada ;)
Pois olha eu agora tb não tenho majericão. Ainda tentei transplantá-lo mas acabou por secar portanto deduzo que a planta não se dê bem com o frio e muita chuva. Vou semear novamente na primavera.
A hortelã (qualquer que seja o tipo) dá-se bem quase todo o ano, principalmente agora porque gostam muito de água. Mas se a tua está a ficar amarela vê como está a terra. Ou está encharcada (o que não convém) ou está seca!
A planta das groselhas/frutos vermelhos nesta altura seca, perde as folhas mas normalnente "renascem" quando começar o bom tempo. Corta um bocadinho e vê como está por dentro, se a planta ainda estiver viva não a deites fora pois muito provavelmente vai crescer quando vier o sol e o calor.
Tens muita coisa na varanda!! És um hortelão também! E sabem tão melhor as coisinhas que sabemos ter sido nós a semear e a ver crescer!! :)

beijinhos grandes
José Luís disse…
Obrigado pelas dicas Ana. Beijinho

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de