Avançar para o conteúdo principal

Coincidências... ou não.


Como são as coisas...
Muitas vezes no caminho de casa via um gatinho preto com patas brancas muito parecido ao meu querido Malandro. Muitas vezes me ligaram amigos a dizer que tinham visto um gato assim-e-assim perto da minha casa, se não seria o meu. Eu saia a correr de onde estava numa aflição de ser o meu Malandro e ver se não lhe acontecia nada até eu chegar e encontrá-lo. Felizmente em nenhuma dessas vezes era ele. Era, isso sim, um gato muito (mas muito mesmo!) parecido a ele. 

Hoje, mais uma vez no caminho de casa... Lá estava ele. Mas não como das outras vezes, não estava a passear ou a esconder-se atrás de qualquer coisa. Estava deitado no meio da estrada. Tinha sido atropelado.
Quem me havia a mim de dizer que aquele animal que eu via tantas vezes e sempre me fazia sorrir pelas semelhanças com o meu e pelos telefonemas e aflições de falso-alarme que essas semelhanças originaram... estava agora ali. E ali estava eu, com ele.
Tinha a cabeça parcialmente desfeita. Um poça enorme de sangue à sua volta. E sabem que mais? Vim a saber que já estava ali há mais de duas horas. E... estava vivo.... Imóvel... mas a respirar, a mexer o rabo e a gemer.

Não sei quem é que é capaz de atropelar ou ver um animal neste estado e... passar como se nada fosse, não fazer nada e simplesmente abalar dali a correr antes que alguém veja. Não obstante de não ser uma pessoa, é um ser vivo, de sangue quente até, e que sente, e que naquele momento está num imenso sofrimento. Eu quis matá-lo para ajudá-lo a partir mas não fui capaz.

Contactei uma pessoa que sei gostar muito de animais. Mas não um gostar de apenas sorrir e fazer festinhas. Este rapaz foi ao local, levou coisas da casa dele, e pegou no gato ensanguentado. Levámo-lo então para a clínica veterinária onde foi eutanasiado. A médica veterinária estava pasmada em como é que aquele animal ainda estava vivo estando naquele estado deplorável. Metia dó.... :(

Quem me diria a mim que seria eu que ia levar o quasi-gémeo do meu Malandro para o seu descanso final. 

Cheguei a casa e chorei.
Pelas imagens chocantes que vi, pelo que senti, pelo medo de alguma vez acontecer isto a algum dos meus gatos e não haver ninguém que os ajude, e também por ter percebido in loco a frieza e o desapego das pessoas para com uma situação destas. De um animal estar a definhar, a implorar por ajuda, e passarem por ele, ou nem se aproximarem e não fazerem nada. 
Ele já descansou.  A minha cabeça é que não... pensando nisto tudo... 

Boa noite.
Descansem.

Comentários

José Luís disse…
Felizmente para esse gatinho teve a sorte de encontrar alguém com um coração bondoso como o teu para o ajudar no seu ultimo suspiro. Acredito que não foi apenas coincidência. É coincidência a mais para ser apenas uma simples coincidência. De resto choca-me bastante a banalização do desprezo pelo sofrimento alheio que se assiste hoje em dia. Aos poucos as pessoas parece que estão a deixar de estender a mão para ajudar seja quem for, parece uma guerra desenfreada em que o que interessa é sobreviver a todo o custo.É como se a bondade se fosse extinguindo aos poucos do coração das pessoas.
Um beijinho muito grande Ana.

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de