Avançar para o conteúdo principal

District 9


Muitas vezes as coisas não são mesmo o que parecem. District 9 parecia ser um filmezinho, tive quase a desistir de vê-lo logo nos primeiros 10 minutos e eis que bang!... acabei por gostar muito. Imaginem que milhões de alienígenas vinham parar à Terra e não conseguiam voltar para o seu planeta. Imaginem que esses alienígenas eram muito diferentes dos humanos no aspecto exterior e nos seus modos de vida, mas que no essencial eram iguais... tinham famílias,  viviam em sociedade, tinham as mesmas necessidades básicas e afectivas, e tinham sentimento. Aí tudo muda de figura. Se o nosso primeiro instinto é exterminar qualquer espécie estranha que represente uma ameaça para nós, o facto deles em muito se assemelharem a nós deixa-nos hesitantes. Porque é como se o estivéssemos a fazer a nós próprios e mais facilmente nos colocamos na sua pele.

Imaginem também que esses alienígenas viviam à margem... em favelas. Com toda a violência, corrupção, pobreza e caos que isso implica. E que os humanos começassem a perceber que tinham de controlar a situação. Para além de todas as experiências que achavam que deviam fazer a esta espécie estranha.

Aqui os alienígenas podiam simplesmente ser trocados por outros quaisquer que vivam à margem da nossa sociedade. O modo de actuação não foi diferente, nem de um lado, nem de outro.

Um filme interessante sobre as diferenças, o que é que realmente constitui uma ameaça para nós, quem são uns para controlar outros, as experiências de Biotecnologia, o poder governamental e os interesses pessoais e frios dos poderosos.

E afinal a esperança dos rejeitados - os alienígenas - foi um humano.

Além disso, a música do filme é fantástica: :)

Comentários

Bento disse…
Sempre esperei uma sequela... :)

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why ...
Évora - Portugal 2007 Vai uma lengalenga? Anani Ananão. Saltas tu e eu não. Pássaro ou avião? Fico eu e tu, não.