Avançar para o conteúdo principal

Leituras - "Torrada Queimada e outras Filosofias de Vida"

de Teri Hatcher. 2006.



Teri Hatcher, para quem não está a conhecer o nome, é a actriz que fez sucesso como Lois em "Super-Homem" e como Susan Mayer em "Donas de Casa Desesperadas".
O título - Torrada Queimada - e a introdução que Teri faz dão logo para perceber que o livro se trata de um partilhar com o mundo as inseguranças, medos e fragilidades que ela tem sido ao longo da vida, mas ao mesmo tempo a forma como aprendeu a lidar com essas dúvidas e obstáculos (que toda a gente sente!). Basicamente, ler o livro parece ser como se estivéssemos a falar com ela (ou ela connosco), de forma muito despretensiosa, simples, e muitas vezes divertida, sobre coisas mundanas, mas que afinal todas essas pequenas coisas juntas fazem o nosso dia-a-dia, a nossa vida e, em última análise, o que somos e como somos. É um livro leve, que se lê muito bem, como uma conversa com uma amiga.
Muitas das batalhas interiores que Teri descreve são transversais a todas as mulheres. Não importa se são ou não actrizes famosas e bem-sucedidas, mães, esposas, filhas, amigas.... e por aí adiante, por todos os papéis que nos são dados a desempenhar... na vida real!

Frases ou ideias que registei deste livro:

"O meu pai... acho que nunca conseguiu encontrar o equilíbrio entre tentar ensinar-me a ser boa em alguma coisa e perceber que, como eu era criança, era bastante improvável que lhe ganhasse fosse no que fosse. Pergunto-me se acharia que estava a fortalecer o meu carácter ao lembrar-me sempre de que eu não era suficientemente boa para ganhar, ou se acharia que perder não tinha importância para mim. Mas tinha. Em criança, se perdemos muitas vezes deixamos de tentar. Temos de aprender o equilíbrio entre o esforço necessário para melhorar e uma percepção realista das nossas capacidades.
A minha mãe, por outro lado, achava que tudo o que eu fazia era perfeito. Acreditava que os elogios constantes eram a única forma de mostrar amor e melhorar a auto-estima. Todavia, se somos perfeitas aos olhos da nossa mãe, imaginem o tombo quando descobrirmos que não somos perfeitas aos olhos do mundo.
Tive então um dos progenitores a ensinar-me a perder e o outro a instilar-me uma confiança falsa."

"Não me levarem a sério é um gatilho emocional para mim."

"... com um pouco de prática e algumas oportunidades inesperadas, eu podia realmente ser a pessoa que desejava.
Nada acontece de um dia para o outro. E não podemos ser quem ambicionamos em todos os momentos do dia. No entanto, se detectarmos em nós algo que não está a resultar e nos impede de sermos tão felizes como queríamos, temos de o expulsar."

"Prever consequências faz parte do nosso crescimento. Mas prever e planear exageradamente pode ser paralisante."

"Aceitarmo-nos é uma viagem. Quanto mais nos livrarmos das nossas inibições, mais tempo temos para o amor, para a bondade e generosidade."

"Hoje em dia já ninguém aparece sem avisar! Acho que o devíamos fazer mais vezes. Não há melhor maneira de fazer as pessoas sentirem-se ligadas e especiais."

"...um dia podemos ganhar. Não necessariamente aos olhos dos outros, mas aos nossos."

"... um único acontecimento numa noite única pode abrir um mundo mágico de imaginação que nos inspira para o resto da vida..."

"A vida tem os seus ciclos. Os pequenos problemas parecem enorme, depois tudo volta ao normal, e o mundo continua a girar."

"Existe alegria naquilo que temos, mesmo que não sejamos capazes de vê.la sozinhos."

"Não me senti como uma estrangeira ou uma invasora naquelas terras antigas. Contudo, era tão insignificante, tão humilde que me sentia completamente protegida e segura. ... Quando regressámos de África, senti-me diferente."

"Tenho sido sincera, e mostrei-me vulnerável. Ao contrário do que tento sempre mostrar."

Comentários

Simone Cunha disse…
Oi, tudo bem! Amo a série Lois & Clark, em que a Teri hatcher foi protagonista. COmo você já leu, gostaria de saber se ela faz alguma citação sobre o Dean Cain, relacionamento, convivência. Fico curiosa, como não consegui comprar o livro, antes de comprá-lo gostaria de saber se tem alguma coisa sobre sua vida pessoal....
Obrigado!

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa