Avançar para o conteúdo principal

Desabafos pós-natalícios e pré-reveillon

Sou só eu que acha que há aqui alguma dose de loucura exacerbada e estupidez nesta altura do ano? Não sei o que é que paira no ar mas as pessoas parecem andar em transe. De repente, toda a gente anda eléctrica nas compras, "jogam-se" às prateleiras dos supermercados como se soubessem que o mundo ia terminar amanhã (e se terminasse...bem... talvez não precisemos de comprar mais coisas certo!?) ou se a promoção x fosse acabar ou como se os-outros-levam-tudo-e-não-deixam-nada. É uma doidice. As coisas esgotam nas lojas num instante! Não há dinheiro. A crise, bla bla bla. Mas as lojas estão cheias. E cheias não apenas de pessoas! Mas de pessoas loucas por comprar, que desejam ter tudo e só não levam o que não podem! Bem... às vezes levam também o que não podem!

É este consumismo desenfreado. De uma forma ou de outra somos todos levados a crer que felicidade e que um Natal Feliz é um Natal com muitas prendas, muita comida, muita gente, muito tudo. Nem sei como se sentirão as pessoas que, por uma razão ou por outra, vivam sozinhas, não tenham família, e/ou sejam pobres e não tenham possibilidade de ter uma mesa como as que toda a gente faz questão de anunciar e publicar nos facebooks e afins. Chega a ser irónico. E um pouco maquiavélico (vulgo, nada natalício!).

Todos têm uma ânsia enorme de ter, e ter, e ter mais coisas e mais comida e mais tudo, e publicar tudo isso, como se estivessem a exibir condecorações, investidos por um espírito dito "natalício", mas que de natalício e de paz e de comunhão tem muito pouco, ou nada.

Eu também faço algumas dessas coisas, porque, de alguma forma, também sou levada na corrente. Mas apercebo-me do quão estúpido isso pode ser. 

Por exemplo, já repararam na quantidade de lixo que o Natal traz? Com tanta prenda, tanto papel de embrulho e lacinhos, e caixas de brinquedos (tantos que as crianças às vezes já nem lhes ligam muito!) e outras merdinhas (!!!)... as ruas ficam cheias de lixo. E é assim. Estamos todos contentinhos em casa, a comer, no quentinho, com as nossas famílias e com os presentes que recebemos... mas o outro lado disso são toneladas de lixo completamente desnecessário, por puro capricho, são toneladas de comida deitada fora porque nunca se conseguem comer todos os bolos e todos os doces e todos os sabe-se-lá-que-mais as pessoas tenham na mesa, e em simultaneo são imensas pessoas que não podem ter isso e para as quais o Natal é só mais um dia de sofrimento.

(é este o aspecto dos pontos de lixo na cidade. E aqui o lixo, mesmo não cabendo no contentor, está por ali perto. Mas também há muito mais lixo, a avulso, pelas ruas.)

E é desesperante ver também outra coisa. As pessoas não terem dinheiro para pagar as contas de casa, mas andarem a fazer sacrifícios para nesta altura comprarem tablets e brinquedos caros afins. Porque, erradamente, as pessoas acreditam que ser feliz e mostrar amor é isso: receber e dar prendas caras, vistosas, faustosas, sumptuosas. Meanless...isn't it?!

Sou só eu que acha que isto, não está tudo, mas está errado nalgumas coisas?

E depois são os votos de Bom Ano. Pessoas que normalmente evitam falar ou cumprimentar, por antipatia ou outras razões, nesta altura do ano, andam com um sorriso parvo na cara a desejar bom ano a toda a gente. E depois são também são os mails no trabalho. Pessoas que contactam contigo todos os dias e todos os dias te desejam bom ano. (?!?!?!?!?)
Parece que está tudo parvo!
Eu também desejo Bom Ano a todos e que tenham saúde e felicidade... mas não ando para aí feita doida a gritar e a "despejar" Bons Anos béc béc béc, como se isso me desse algum crédito de felicidade para o ano vindouro. (Sim, porque aquilo que me apercebo é que, infelizmente, algumas pessoas fazem-no porque acham que assim se estão a "portar bem" e não precisamente por sentirem ou desejar aquilo aos outros!) As pessoas agem como se, sendo simpáticos e fofinhos nesta altura, então tudo de bom lhes vai acontecer. E o resto do ano? E se os votos forem desprovidos de verdade e de sentimento? Também valem?


Enfim.... olhem... vá... BOM ANO! (LOLOLOLOLOLOLOL)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de