Avançar para o conteúdo principal

Surrealidades do meu dia-a-dia #14

Senhores gestores e donos de empresas que fazem estudos de mercado por favor leiam isto, para o vosso bem! Todos os outros... leiam também... porque para além de estapafúrdio, dá que pensar um bocadinho!

Uma colega de trabalho avisa-me que daí a nada vai chegar ali uma senhora amiga dela que tinha ido a sua casa no dia antes mas como a minha colega não teve tempo para atendê-la, a senhora pediu-lhe para ir ter com ela ao local de trabalho, no dia a seguir, E lá chegou então a dita senhora. Muito apressada, com uns papéis na mão e um tablet. Apresentou-se e disse que ia fazer ali uma pequena entrevista, aplicar um questionário, a serviço da empresa tal....

Ora para quem sabe o que é que se deve (e por conseguinte, o que é que NÃO se deve) fazer aquando da aplicação de um inquérito ou questionário, apreciem os seguintes pontos:

1 - o questionário, anónimo, tinha como tema "As Condições de Trabalho". Servia para averiguar, em Portugal, a opinião dos trabalhadores acerca do seu trabalho, colegas, chefes, situações difíceis, stress, ansiedade, incerteza. Os entrevistadores receberam indicação expressa do local (rua) onde aplicar o questionário. A senhora começou (em grande estilo diga-se...) por dizer, com toda a ligeireza, que lhe tinham dito para ir fazer os inquéritos na rua X mas como essa rua são praticamente só lojas ela decidiu fazer na rua ao lado. Hummm começa logo bem aqui, não acham?! Bolas, que profissionalismo heim!? ui! Aposto que esta senhora vai ganhar o prémio da empresa em autonomia ou "auto-suficientismo"!

2 - Não tendo conseguido aplicar o questionário à pessoa que vivia na casa y (na tal rua que ela escolheu), e como conhecia essa pessoa (a minha colega), achou-se no direito e com uma incrível dose de... (nem tenho palavras...)... de ir abordar a dita pessoa exactamente no seu local de trabalho, onde aliás lhe fez a entrevista, precisamente sobre a sua opinião sobre o próprio trabalho, e até sobre os próprios colegas que... se encontravam presentes (...de certeza que a colega se deve ter sentido muuuuito à vontade para responder com sinceridade a perguntas do género: Acha que os seus colegas lhe colocam obstáculos?! etc etc...)

3 - Não obstante o (já muito grave) e referido acima a senhora entrevistadora ainda fez uma coisa ultra simpática... à medida que fazia as perguntas, aproveitava e dava logo ela própria a resposta ou então sugeria respostas... tava cheia de pressa coitada! (grave, gravíssimo....)

4 - No final da entrevista, ainda pediu à entrevistada o seu número de telefone porque... disse ela "é que depois vão-te ligar da empresa para saberem se estive lá na tua casa e te fiz o questionário e é para tu responderes que sim!". Portanto, qual cereja em cima do bolo, a entrevistadora mais eficiente que alguma vez conheci na vida ainda pediu à entrevistada para mentir em benefício da merda ($%##&/) que ela fez, e pelos vistos continua a fazer!

Enfim... aquela situação até me deu a volta ao estômago....

Talvez isto não vos diga rigorosamente nada. Mas uma coisa é certa: rigor foi coisa que não assistiu a esta senhora que recebe dinheiro por parte de uma empresa de estudos de mercado para fazer entrevistas e aplicar questionários/inquéritos que permitam (ou deviam permitir) inferir com veracidade e o maior grau de fiabilidade possível acerca das opiniões dos inquiridos, e em última análise do País! São os resultados deste tipo de estudos que vêem, no futuro, caracterizar uma dada situação ou população, e são estes os estudos apresentados na comunicação social, e são também estes os estudos que ditam as tomadas de decisão futuras, a nível institucional e no País. Já pensaram nisso?!
Ora... só com base nesta pequenina amostra (desta situação quase surreal e muitíssimo pouco profissional da senhora entrevistadora, que fez exactamente tudo o que um entrevistador não deve fazer!) acho que, se já confiávamos pouco naqueles resultados de estudos que são publicados sobre o estado de arte no País... então agora... ainda MUITO menos!

É... desculpem.... mas acho que é nojento. Uns queixam-se porque não têm trabalho (mais um emprego vá...), outros (às vezes os mesmos!!) têm trabalho ou ganham dinheiro com alguma actividade, mas desprezam essa mesma oportunidade e não têm brio naquilo que fazem. Raios-partam essa gente "pobre e mal agradecida" pah!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de