Avançar para o conteúdo principal

Novidades da horta

Levo a semana inteirinha a desejar que chegue o fim-de-semana para me poder levantar nem que sejam 5 minutos mais tarde! Mas sabem o que é que acontece com bastante frequência?! Pois bem... antes mesmo da hora a que costumo acordar durante a semana já estou completamente desperta e portanto tenho de levantar-me. Em surdina zango-me comigo própria, que não me devia levantar, que preciso dormir... mas o corpo ganha vida sozinho e quando dou por isso são 8 da manhã e já ando a deambular pela casa e a pensar nas coisas que quero fazer durante todo o dia.
Ora bem, hoje foi um desses dias! Custou sair de casa tão cedo a um sábado, e lá fui, chamando nomes a mim própria, até à horta.
Cheguei lá e... passou-me toda a "rezinguisse". A minha horta está linda, viçosa, de verde vida e esperança. E aquele ar puro! Ahhhhh.... Respirei fundo e adorei estar ali, de manhã bem cedinho, a usufruir do cheiro das plantas ainda orvalhadas, a admirar as cores que as flores estão a tomar... enfim, completamente encantada! Reguei, estive a ajeitar as favas que estão crescer, e cuidei de mais algumas coisas. Aquele ar puro, a água da rega, o ambiente límpido, carregaram-me as energias.
Não dormi o que precisava mas de repente senti-me renovada e feliz!
Adoro a terra, semear e plantar, e acima de tudo apreciar o crescimento das coisas e cuidar delas. É maravilhoso!

Aqui estão alguns registos fotográficos da minha hortinha:

Hortelã-menta 

 Erva-Cidreira
Batata

 Couve
Couve Caldo Verde já em flor

 Alho-francês
 Os primeiros (e lindos!) rebentos da romanzeira :) :)

Beterraba

 Favas
 Rúcula já em flor
 Favas
 Oregãos
 Os meus morangueiros :)
 A flor das couves

Comentários

José Luís disse…
Tanta coisa na tua horta Ana. Está muito viçosa. Deve dar um trabalhão. Se eu com os meus canteiros de varanda já dão trabalho imagino uma horta desse tamanho :) Muito bonita mesmo . Beijinhos senhora hortelã :)
Ana Dionísio disse…
E hoje já estive a plantar os tomateiros, pimenteiros e courgettes! :) Parece dar trabalho (bem... e na verdade dá sim pois requer tempo, esforço e dedicação) mas como é um prazer não custa quase nada! ;)

o que tens na varanda? Ainda tens morangueiro? e que mais?

beijinhos grandes!

José Luís disse…
Não tenho morangueiro. Tenho uma planta que já não me lembro se dá groselhas ou amoras todos os anos perde as folhas todas e fica só uns paus. Todos os anos parece que está perdida mas depois volta a ter folhas mas ainda não deu frutos... Depois tenho tomilho, alecrim, nabiças, salsa, coentros (que teimam em não crescer, erva principe, cebolinho, estragão (que não sei se é realmente estragão se é uma erva daninha parecida), tomates cherry ( já vêm a nascer ) e camomila (está semeado mas ainda não aparece nada). Tenho hortelã que estava muito viçosa mas agora parece que apanhou uma praga de piolhos ou outro bicho parecido. Sabes algum truque para matar esses bicharocos?
Beijinho grande Ana
Ana Dionísio disse…
Tens imensas coisas na varanda! Isso é uma autêntica horta!! :)

A planta que dizes deve ser frambueseira não será? É que pela descrição parece. Eu tenho um pé dessa planta na horta mas ainda é muito pequenino. Quando desenvolver tiro foto para veres se é igual à tua :)))

Este ano tyem sido particularmente difícil para salsa, coentros e hortelã. Esteve um frio exacerbado. Na minha horta por exemplo nem a salsa nem os coentros rebentaram... :( coisa impensável nos outros anos porque estas ervas são conhecidas por serem "fáceis" de cultivar. Depois a hortelã aconteceu-me exactamente o mesmo que a ti, e sei que a muitas outras pessoas também. A minha morreu quase toda, parecia ter secado. Não sei se foi o tempo ou algum bicharoco. Há uma lagarta que é verde de tal forma que qd em cima de uma planta nem a vês, e essa lagarta dizima completamemte a hortelã. Se fossem lesmas há quem use o truque da cerveja num recipiente perto que elas são atraídas para lá, se forem caracóis é ir tirando caso contrário só com produto quimíco, e se forem as tais lagartas... é conseguir detectá-las e tiorá-las. Olha eu ainda este fds apanhei uma num vaso de erva cidreira que tenho em casa! Nem sei como a vi, estava muito bem camuflada nas folhas. Tem de ver-se cada pé da palnta ao pormenor. De resto não há nada a fazer. Se forem piolhos... oh my god... ou químicos ou esquecer a planta. De qualquer forma a hortelã podes sempre ir cortando/aparando que por norma ela acaba sempre por rebentar. :)

Beijinho hortelão Zé!
José Luís disse…
Olha Ana, experimentei um truque que vi na internet para o bicharoco que andava na hortelã. É uma mistura de alcool, agua e detergente da loiça. Borrifei com essa mistura e mudei a planta para outra varanda. O bicharoco parece que desapareceu e até agora a hortela ainda não secou. Deixa la ver se resulta.
Beijinho grande Ana!
Ana Dionísio disse…
Boa dica Zé! Não conhecia esse truque. A minha hortelã já recomeçou a crescer, mas se voltar a morrer experimento isso. Obrigada pela dica!
um beijinho!
José Luís disse…
Ola Ana! Olha e não é que o truque resultou. A hortelã já está a crescer toda viçosa e livre de piolhos :)
Beijinhooooo
Ana Dionísio disse…
Boa zé!! :) Ainda bem! Olha na horta a minha hortelã tb já cresceu e está boa! Veremos... até ao próximo ataque das lagartas muuuuahhhh aí tenho de aplicar a tua dica! :)

:)

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de