Porque será?
Interesso-me muito pela temática das doenças ou perturbações mentais. Em última análise são as principais responsáveis por grande parte dos desequilíbrios individuais e colectivos.
De forma ligeira ou de forma agravada, e tal como num ciclo vicioso, são causa e consequência. Das condições de vida, da cultura consumista que alimentamos, da educação simultaneamente exigente e relaxada que recebemos, da falta de estruturas fortes, correctas e sedimentadas, e também de factores genéticos e hereditários.
Alguma vez se perguntaram porque é que as pessoas andam cada vez mais ansiosas e depressivas? Porque andam frustradas, desiludidas, sem tempo para nada, sem objectivos concretos, sem um verdadeiro sentido de vida.
E... são elas próprias que entram nesse ciclo e que o alimentam.
Toda a gente percebe claramente o momento em que se está a deixar vencer. O momento crucial em que se deixa de pertencer à razão e se passa a entrar na espiral. A partir daí, a vida nunca mais será a mesma. Há quem tenha a coragem de tentar perceber os porquês e tentar mudar isso. Há quem entre em negação e se afunde mais um bocadinho dia após dia. Há ainda os que arrastam amigos e familiares consigo, de forma semi-consciente, sem nada fazer para mudar isso.
Até que... até que algum dia isso acabe. De uma forma ou de outra. De um lado, ou do outro.
É um estado de doença que importa perceber e tentar entender. Eu gostaria imenso de estudar esta problemática.
I had a black dog, his name was depression (OMS - Organização Mundial de Saúde)
Comentários
Beijinho muito grande Ana