Gosto de trava-línguas, e de testar até onde vai o nosso grau de (des)coordenação a falar... há qualquer coisa entre o nosso olho/cérebero/língua que só funciona correctamente até certo ponto! E esse ponto é diferente de pessoa para pessoa. Por acaso há uns dias li uma notícia sobre o facto dos pais errarem ao quererem (e terem orgulho) que os seus filhos comecem logo a aprender as letras e a escrever antes da idade em que entram para a escola primária. E realmente se verificarmos até os próprios brinquedos para crianças de 3 a 5 anos já têm as letras e os sons e as palavras. Há um certo precocismo em tudo isto. Porque o facto de estarmos a tentar ensinar as crianças o processo de fazer, ler e compreender palavras escritas, estamos a deturpar o seu desenvolvimento natural mais adaptado à fala e audição. O humano, e isto agora vai chocar os intlectualistas por esse mundo fora, não foi feito para dar tanta canalização mental ao processo de ver letras - formar palavras - ler documentos - processar a informação adquirida - e tomar decisões/assimilar conhecimento dessa informação. Este processo é demasiado complexo e desgastante para o cérebro. Funcionamos melhor audição/compreensão do que leitura/compreensão. A linguagem e comnunicação oral é um processo mais natural e simples, e portanto menos exigente em termos de recursos aplicados. A escrita e compreensão (e por vezes transmissão) escrita está noutro nível de dificuldade e complexidade mental. Ora, dizia aquela notícia que li, que estarmos a tentar que a criança aprenda a ler e a escrever numa idade ainda muito tenra podemos estar a boicotar o seu correcto desenvolvimento a nível oral e auditivo, que, em primeira mão, é mais importante à sobrevivência da espécie.
Mas esse assunto é tão discutível (dado que a humanidade evoluiu neste sentido e não vale muito a pena estarmos a dizer agora que ai ai ai estamos a utilizar incorrectamente o nosso cérebro... ou estamos desviados do verdadeiro sentido da vida...etc e tal) que podemos brincar com o assunto.
Ora tentem lá dizer as seguintes frases, sem paragens nem enganos:
E então? Como vai essa dicção?! Tramada né?! ehehehehehheh :) :)
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