Avançar para o conteúdo principal

Leituras - "Kama Sutra"

de Vātsyāyana. (Escrito algures entre 100 a 400 anos D.C.)



"Kamasutram, geralmente conhecido no mundo ocidental como Kama Sutra, é um antigo texto indiano sobre o comportamento sexual humano, amplamente considerado o trabalho definitivo sobre amor na literatura sânscrita. O texto foi escrito por Vatsyayana, como um breve resumo dos vários trabalhos anteriores que pertencia a uma tradição conhecida genericamente como Kama Shatra.
Ao contrário do que muitos pensam, o Kama Sutra não é um manual de sexo, nem um trabalho sagrado ou religioso. Ele também não é, certamente, um texto tântrico. Na abertura de um debate sobre os três objectivos da antiga vida hindu - Darma, Artha e Kamadeva - a finalidade do Vatsyayana é estabelecer kama, ou gozo dos sentidos, no contexto. Assim, Darma (ou vida virtuosa) é o maior objetivo, Artha, o acúmulo de riqueza é a próxima, e Kama é o menor dos três.” — Indra Sinha.
Kama é a literatura do desejo. Já o Sutra é o discurso de uma série de aforismos. Sutra foi um termo padrão para um texto técnico, assim como o Yôga Sútra de Pátañjali. O texto foi escrito originalmente como Vatsyayana Kamasutram (ou "Aforismos sobre o amor, de Vatsyayana")." in Wikipedia

A minha curiosidade em ler este livro era precisamente saber em que se baseava o Kama Sutra, como eram apresentadas as sugestões e qual o seu verdadeiro intuito. E descobri que não se trata efectivamente de um manual erótico ou meramente sexual. Trata-se acima de tudo de um escrito ancestral sobre as relações de amor e paixão. São evidentes as expressões e raciocínios próprios da época, da cultura, da religião e do país onde foi concebido. A forma como as relações devem começar, qual o seu propósito, e como é que fisicamente o amor pode revelar-se entre pessoas que se amam. No centro de todas as questões (e posições) está o amor, e só depois o desejo.
Para além de todas as questões abordadas e sua envolvência, o mais importante a reter é que cada um deve explorar e aperfeiçoar os seus sentidos, explorar aquilo que lhe dá e ao seu/sua companheiro/a mais prazer, sem nunca perder de vista a virtuosidade e sentido no que fazem juntos, naquela que deve ser sempre uma união sagrada.

Frases ou ideias de que gostei particularmente:

"O simples conhecimento basta para tornar uma mulher atraente..."

"... a consciência do prazer nos homens e nas mulheres, são diferentes. A diferença nas tarefas, pela qual os homens são agentes e as mulheres são as receptoras da acção, devem-se à natureza do macho e da fêmea. Um homem pensa "Esta mulher está unida comigo" e uma mulher pensa "Estou unida com este homem.""

"O Amor pode ser de quatro tipos: adquirido por hábito continuado, resultante da imaginação, resultante da crença, e resultante da percepção de objectos externos."

"... um abraço como "mistura de leite e água"..."

"Vatsyayana crê que qualquer coisa poderá ocorrer em qualquer momento, pois o amor não se verga ao tempo e à ordem."

"... necessidade de variação no amor, devendo o amor, de igual modo, ser produzido através da variação..."

"Se homens e mulheres agirem de acordo com os gostos de cada um, o seu amor recíproco não diminuirá nem mesmo com a passagem de 100 anos."

"... desfrutar..."

"A união sexual é comparável a um combate pelas contrariedades do amor e pela sua tendência para a disputa."

"... as características da virilidade consistem em dureza e impetuosidade, enquanto que a frqueza, ternura, sensibilidade e uma inclinação para fugir de coisas desagradáveis são marcas distintivas da feminilidade."

"Mas, afinal, sendo que estes actos se praticam em segredo e que a mente do homem é volúvel, como poderá saber-se o que qualquer pessoa fará em qualquer momento e por um propósito específico?"

"A união poderá ser do tipo: amorosa, de amor subsequente, de amor artificial, de amor transferido, como a dos eunucos, enganadora ou de amor es+espontâneo."

"... a mulher deverá abraçá-lo, dirigindo-lhe palavras de censura, mas, ao mesmo tempo, manifestando desejo de união."

"Um homem que empregue as sessenta e quatro artes referidas por Babharavya conquista o seu objectivo e desfruta das mulheres de primeira qualidade."

"... por mais tímida ou irada que uma mulher se sinta, nunca deixa de atender a um homem que se ajoelha a seus pés..."

"Desta e de outras formas, tal como o medo e a confiança são criados na mente das crianças, deverá o homem submetê-la aos seus desejos."

"Aquele que souber fazer-se amar pelas mulheres e que souber também aumentar a sua honra e criar nelas confiança, torna-se um objecto do seu amor."

"...  da forma de funcionamento da mente feminina..."

"... se apreciar a prestidigitação..."

"De todos os amantes de uma rapariga, o seu verdadeiro marido será apenas aquele que possuir as qualidades que lhe agradarem e tal marido goza de superioridade apenas por ser o que ama."

"lingam" e "yoni"

"Não deverão aplicar-se meios que sejam duvidosos nos seus efeitos, que possam provocar ferimento ao corpo, que envolvam a morte de animais ou que nos coloquem em contacto com coisas impuras. Apenas poderão usar-se meios que são puros, reconhecidos como bons e aprovados por Brâmanes e amigos."

"Um acto nunca será olhado com indulgência apenas por ser autorizado pela ciência porque deverá recordar-se que a ciência pretende que as regras nela contidas sejam seguidas apenas em casos particulares. Depois de ler e meditar sobre os trabalhos de Babhravya e de outros autores antigos, pensando no significado das regras por eles referidas, foi elaborado o Kama Sutra, de acordo com os preceitos dos Santos Escritos, para benefício do mundo, por Vatsyayana, levando vida de discípulo religioso e totalmente dedicado à contemplação da Divindade.
Este trabalho não deverá ser usado apenas como instrumento para satisfazer os nossos desejos.
Uma pessoa versada nos verdadeiros princípios desta ci_ciência, e que preserva o seu Dharma, o seu Artha e o seu Kama, respeitando as práticas dos povos, obterá certamente o domínio sobre os seus sentidos.
Uma pessoa inteligente e prudente, atentando ao Dharma, ao Artha e também ao Kama, sem se deixar escravizar pelas suas paixões, obtém sucesso em tudo o que possa realizar."

Comentários

José Luís disse…
Afinal o Kama Sutra não é apenas uma manual de posições sexuais mais ou menos acrobáticas.
Muito interessante :)
Beijinhos Ana

Ana Dionísio disse…
Pois não... quem estiver com essa expectativa vai ficar um bocadinho desiludido... :P

beijinho Zé!

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de