Para mim Fotografia é uma Arte e consiste essencialmente em captar e registar momentos. Fazê-los de alguma forma perdurar no tempo, mais do que a nossa memória permita, e com os seus detalhes originais (porque muitas vezes nós próprios vamos alterando detalhes das nossas próprias memórias...).
Este registo de momentos pode ter diferentes objectivos. Pode servir apenas para mais tarde recordar, para alertar para determinada situação, para eternizar momentos da natureza, para dar a conhecer aos outros a nossa perspectiva sobre determinado sítio ou ocasião... mas uma coisa é certa: a visão em muito condiciona (ou influencia) o nosso pensamento e por conseguinte o nosso discernimento sobre as coisas. Uma imagem consegue chegar até ao nosso interior de uma forma muito mais rápida e eficaz do que o texto melhor escrito do mundo. Tal qual um medicamento injectado directamente na corrente sanguínea ao invés de ingerido tendo de aguardar a sua digestão para o devido efeito. Assim funcionam na nossa mente as imagens e as palavras, respectivamente.
E estas imagens.... bem estas imagens falam por si. A mim despertaram-me sentimentos e sensações tão diversas como carinho, altruísmo, raiva, ódio, tristeza, felicidade...
E a vocês?
Vejam e apreciem o efeito que cada imagem tem em vocês.
AQUI.
Uma das que mais me toucou, que me trouxe lágrimas aos olhos e me fez sentir uma vontade imensa de ir a correr abraçar aquele rapaz, foi esta:
Não por ele estar a chorar e se tratar de um funeral. Mas por tudo o que, a ser verdadeira a legenda da foto, está por detrás deste momento. Pobreza, violência, desespero e no meio desse caos um vislumbre de felicidade e de esperança através da amizade, da generosidade e da música. E esse vislumbre morreu para esta criança. Vejo amor nos olhos deste miúdo.
Comentários