Esta campanha da Cordaid é antiga mas continua a fazer todo o sentido, senão mesmo cada vez mais sentido (!), uma vez que as pessoas andam cada vez mais dormentes, acomodadas e egocêntricas, e só se consegue chamar a sua atenção através do choque físico frontal e do embate psicológico.
Tudo na vida pode ser relativo. Principalmente no que respeita ao que consideramos como mínimos para um nível e qualidade de vida aceitáveis. Aquilo que para um cidadão do mundo (materialmente) desenvolvido é básico, como seja beber um café, comprar uma peça de roupa e afins (ter água potável sempre disponível....)... é para outros, os que vivem no submundo subdesenvolvido subtudo, uma miragem, qual oásis no meio do deserto. Nós temos coisas a mais. Eles têm coisas a menos. É profundamente desequilibrado e injusto.
Não custa portanto relembrar. A sorte que temos... E com quão pouco se consegue afinal viver... ou sobreviver.
" When we started the campaign in 2007, working with advertising agency
Saatchi & Saatchi, we wanted to draw consumers’ attention to the
fact that the money we spend so easily in our daily lives can make a
huge difference to people living in disaster areas. Such a campaign
would be an excellent way to draw attention to the basic needs of these
people, we reasoned."
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