I Origins fala de uma descoberta científica que reforça a crença de que existe algo a que comummente chamamos de espiritualidade, e que envolve termos como alma, conexão, ligação, unicidade, e que... comummente também estamos a habituados a questionar e a duvidar. Mas porque é que ciência e espiritualidade têm de separar-se? Porquê o tabu em assumir que juntas explicam muito mais facilmente as coisas?! Somos ensinados a acreditar somente em factos científicos. Mas talvez até mesmos esses provenham da fonte da qual se tentam, ineficaz e estupidamente, distanciar.
Não podem ser só os factos científicos a questionar a espiritualidade. A espiritualidade também pode questionar a ciência.
Não podem ser só os factos científicos a questionar a espiritualidade. A espiritualidade também pode questionar a ciência.
O não palpável existe e sente-se. O não visível vê-se, através de um olhar especial sobre as coisas. E sim, há qualquer coisa de muito grande e muito bonita que explica cada detalhe das nossas vidas. Cada acontecimento, cada encontro e cada desencontro.
Tudo tem um significado.
Eu acredito nisso. Sempre acreditei.
E regozijo verificar que a ciência.... qual bom filho que à casa retorna... está a levar-nos de volta à origem. A um centro de tudo, através do centro de nós próprios.
Essa viagem pode ainda ser uma miragem, através da sétima arte... mas a abertura de espírito que pressupõe é a porta que se está, aos poucos, a abrir... :)
(um aparte... um dos maiores cientistas e cosmólogos do nosso tempo e cujo trabalho eu admiro muito, Stephen Hawking, que tenta explicar desde sempre como foi criado o universo, veio corajosamente admitir perante a comunidade científica e não científica a nível mundial "Seria necessário recorrer à religião e à mão de Deus para determinar o modo como o universo começou". Isto é algo muitíssimo significativo. Uma das mentes mais brilhantes e inteligentes da actualidade está a dizer-nos que sim... há algo superior e imaterial que está subjacente a todas as coisas. Incluindo as pessoas que se acham incrédulas..
Já falei sobre isto... aqui.)
Recomendo não apenas o filme mas principalmente reflectir sobre a mensagem que tenta transmitir.
E a principal mensagem:
"What would you do if something spiritual disproved your cientifics beliefs?!"
Am i going to have to live with this child forever?!
She died the very next moment.
Seven years later he finally had the chance to say goodbye.
Goodbye.
Comentários