Eu acredito que a Arte no geral é uma excelente forma de catarse e tratamento das mais diversas patologias. Porque funciona tanto como elo de ligação entre o doente e a realidade como é também forma de expressão daquilo que por vezes parece ser inexpressável e ainda tem efeitos directos, através da vibração e da harmonia de som, sobre a psique e sobre o corpo através de experiência sensorial. Pode acalmar. Pode dar energia... Pode muitas coisas!
A música existe desde sempre, e na minha opinião está dentro de nós. Cada um de nós tem o seu compasso. A sua própria música que toca a cada dia de vida. Cujo ritmo acelera ou desacelera, cujo impacto aumenta ou diminui consoante os acontecimentos. A batida cardíaca vista de um ponto de vista... musical. :)
Eu sempre me senti muito ligada à Música.
" Os sábios das tradições
antigas ensinavam que o ritmo tinha o poder para provocar mudanças
no organismo físico, a melodia nos estados mental e emocional, e a
harmonia, de melhorar o entendimento humano sobre as questões
espirituais.
Cânticos, mantras, orações, histórias, músicas e a
palavra precisam de ritmo, melodia e harmonia para que haja perfeita
união do corpo, da mente e do espírito.
Em quase todas as culturas existe o que chamamos
de “A Canção do Absoluto” , ou canto triplo, o mesmo relaciona-se a
três planos do princípio sagrado dos sons. "
Cada vez mais se fala na Cura pela Música. Descobri estas imagens e achei interessantes, associando as notas musicais, os instrumentos e o tipo de música aos chakras e correspondentemente aos orgãos do corpo humano e demais vertentes que constituem um ser.
Ler mais acerca disto aqui. É muito muito interessante!
Comentários