Avançar para o conteúdo principal

O segredo... que não devia ser segredo nenhum!

Não sei quem disse "Somos o que comemos" mas concordo em muito com essa afirmação. Para além, obviamente, de factores genéticos e hereditários, do meio e ambiente em que vivemos, e até da nossa própria cultura (!), aquilo que creio que mais condiciona a nossa saúde é de facto a alimentação. Nós temos um corpo constituído por células que necessitam de determinadas substâncias para funcionar. Essas substâncias estão contidas, entre outras fontes, nos alimentos que consumimos. Há quantidades e valores médios calculados de ingestão de alimentos e respectiva composição nutricional por idade, sexo e outras características relevantes. Mas cada pessoa é única. As necessidades, embora semelhantes, são sempre diferentes entre diferentes pessoas/organismos. Na minha opinião, um organismo e mente saudáveis pedem sempre ao seu portador (a pessoa!) aquilo que precisam, nem mais nem menos, para funcionar e manter-se vivo. Só quando existe algum tipo de distúrbio ou perturbação é que há deficiente escolha na alimentação. Isto quer dizer que se estivermos bem e felizes, muito provavelmente vamos naturamente ter uma alimentação regrada, sem excessos (ainda que não nos privando de nada em particular) e naturalmente (inconscientemente até!) vamos escolher alimentos que promovem equilíbrios e sinergias entre si, dando-nos a energia de que precisamos para viver e mantermo-nos saudáveis. Como se o nosso organismo estivesse em contacto directo e sem falhas de comunicação com a sabedoria de viver bem. Podemos fazer, experimentar e comer de tudo porque vamos sempre saber compensar cada excesso ou escassez. Por outro lado, se não estivermos bem (física ou mentalmente), vamos inevitavelmente fazer más escolhas, inclusive na alimentação, e depois isso vai agravando a situação de doença (falta de saúde), num ciclo vicioso.
Portanto a alimentação é uma chave importante na gestão da nossa saúde.

Descobri esta senhora há relativamente pouco tempo e por mero acaso: Tara Alder. Ela teve um problema no colón e portanto desenvolveu trabalho na área do sistema digestivo. É muito interessante! Especialmente na forma mais holística de passarmos a olhar para os alimentos e o seu efeito no nosso organismo, bem como saber de combinações de alimentos a fazer ou a evitar.

"Um em cada três Americanos tem problemas de digestão. Tara Alder foi uma dessas pessoas. Aos 19 anos foi-lhe diagnosticada colite ulcerosa. Anti inflamatórios e esteróides ajudaram-na temporariamente mas não resolveram o problema. Foi sugerida uma cirurgia para remover a parte do colon afectada e possivelmente uma colostomia temporária. A ideia da cirurgia assustou-a de tal forma que procurou uma solução através de nutrição. Aos 41 anos, Tara Alder é coach em nutrição natural e desintoxicação. Aconselha pessoas a alimentarem-se de forma a fortalecerem o sistema digestivo, sendo a combinação de alimentos uma questão chave dos seus ensinamentos.
Uma boa forma de começar a entender a questão da combinação de alimentos é considerar o conceito “tempo”. Alguns alimentos demoram muito tempo a serem digeridos, outros movem-se rapidamente. Frutos levam 30 a 60 minutos a serem digeridos, vegetais, grão e feijão, 2 horas; carne e peixe cozinhados, 3 a 4 horas; marisco em conchas, 4 a 8 horas.
Quando combina alimentos com diferentes tempos de “trânsito”, começa a ter problemas, uma vez que a digestão deixa de ser eficiente. Por exemplo, quando come ananás com camarão, a fruta fica no estômago mais tempo do que se fosse sozinha. Em resultado os açúcares são fermentados provocando inchaços e gases.
Segundo Tara Alder, os problemas apenas começam aqui. Se os alimentos apodrecem no estomago ou intestinos em vez de serem eficazmente digeridos, deixam de ser absorvidos todos os seus nutrientes. Quando apodrecem ou fermentam são criados gases que são tóxicos e até cancerígenos. Estas toxinas podem inicialmente provocar fadiga, irritabilidade dores de cabeça e falta de ar, podendo mais tarde resultar em colite, inflamações, prisão de ventre, artrite, hipertensão, entre outras doenças.
O segredo para fazer boas combinações alimentares é ouvir o corpo. Porque não experimentar? Sugere Tara. Não custa dinheiro e muitas vezes ajuda a aliviar sintomas. Não acha que vale a pena?"
 (in MeiHua - Medicina Tradicional Chinesa - ler também esta página que tem alguns exemplos prtáticos!)



Fica a dica! ;)

Adenda: Ainda sobre o assunto da alimentação e do efeito directo que esta tem sobre a saúde li recentemente uma entrevista de uma chef de cozinha macrobiótica - Mayumi Nishimura - na qual ela fala sobre aluimentação vs saúde vs espiritualidade vs equilíbrio. Muito interessante também, não apenas as palavras mas o estilo de vida macrobiótico. - Ler entrevista aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de