Avançar para o conteúdo principal

Reflexões aleatórias de mim para comigo própria... #1

Partilho algums dos meus pensamentos aleatórios. Para eventual reflexão também aí desse outro lado...

1 - A Arte pode considerar-se simultaneamente expressão e cura de distúrbio;

2 - Meritocracia seria um sistema de gestão justo e excelente caso não se tratasse apenas de mera... utopia;

3 - O medo desmesurado de morrer e da morte em si pode transformar-se numa doença, que por sua vez, induz ou intensifica... os tão conhecidos prognósticos reservados...;

4 - Trabalhamos para ganhar dinheiro. Mas já pensámos bem naquilo que gastamos para trabalhar? Talvez nessa importante contabilização o nosso rendimento líquido seja ainda menor do que percepcionamos habitualmente. Não sei até que ponto não será mesmo mais vantajoso trabalhar menos, receber menos, mas viver mais e no final do mês ter um rendimento muito semelhante ao que já temos;

5 - Queres saber o que eu quero? Quero acima de tudo que tu saibas o que é que queres!;

6 - "Natureza urbana" vai ser um excelente e ambíguo título de uma série de fotografias que pretendo realizar onde se possa perspectivar a invasão da natureza no meio urbano, o vaticínio do desrespeito e morte anunciada da natureza no meio urbano através da poluição, abuso de recursos e desordenamento do território, e no final disso tudo concluir que a génese do problema começou precisamente quando o meio urbano invadiu a natureza.;

7 - Stop starting. Start stopping! Around and around!;

8 - Sobre a timidez e insegurança.... Apaga as luzes. Deixa-me agarrar a qualquer coisa, como seja a própria escuridão, que me vista e disfarce a insegurança que sinto e que me consome. Eu não quero que tu percebas. Ela está a engolir-me. E esse momento dura até àquele outro momento em que eu percebo que também tu e todos os outros estão a sentir o mesmo que eu, que todos têm inseguranças, e que todos também a tentam ocultar de mim para que eu não as veja. No fundo, no fundo... somos todos muito iguais e igualmente frágeis;

9 - Cantar em e para um público é uma enormíssima prova de coragem e de amor. Porque a nossa voz somos nós. É a nossa identidade. E naquele momento estamos a abrir o nosso mundo interior para que outros o possam ver. Expostos a tudo o que isso implica;

10 - Por vezes o silêncio pode ser uma coisa ensurdecedora. E impossível. Porque o silêncio absoluto só existe quando os nossos próprios pensamentos se apaziguam e emudecem por momentos, o que é praticamente impossível de fazer no dia-a-dia.

11 - Só parte para o debate quem não teme o embate;

12 - Se longe da vista, longe do coração... em última análise não era permitido amar a um cego. O ditado não está portanto correcto. O correcto seria: Longe da vista, do tacto, do olfacto, da audição... longe do coração (?!);

13 - Energia é calor ou calor é energia? E a vida? É energia e calor!;

14 - Existe diferença entre agressão e violência? Será a agressão uma manifestação (física, psicológica ou emocional) da violência? Que outro tipo de manifestações pode ter?;

15 - Curioso e reflexivo. As pessoas que vivem mais (tempo), por norma, são as que gastam/desperdiçam menos energia, que se expõem menos e que se poupam mais e que portanto... vivem menos (efectivamente)!;

16 - O longe e o distante. Estar longe não implica necessariamente estar distante.
       O sozinho e o só. Podemos estar rodeados de gente e sentimo-nos sozinhos;

17 - Por vezes quanto menos se fala, mais se diz. E vice-versa.;

18 - It's curious (or not!) how easily a breakup can lead you into a breakdown...;

19 - And... so what?! We all must die, feel cold and pain, anyway...;

20 - Os cabos eléctricos espalhados pelo chão. Pretos. Enrolam-se uns nos outros, uns pelos outros. Criam formas que se ligam entre si e que nem todos conseguem ver. A constante... pareidolia;

Comentários

José Luís disse…
Além de ser uma forma de expressão a arte é sem dúvida uma cura/tratamento para a alma. Com a arte surge a descoberta e reparação do nosso ser interior. Talvez não seja por acaso que haja cada vez mais daqueles livros de colorir para adultos para combater o stress que não deixam de ser pequenas manifestações artísticas :)

Viver ansioso e com medo desmesurado da morte ou de qualquer outra coisa faz perder anos de vida. Nem sempre se consegue relaxar e viver em estado zen todos os dias mas vale a pena fazer um esforço. quanto mais não seja para aproveitar bem os anos que por cá andamos.

Trabalhamos demais sim. Concordo plenamente :)

"Natureza Urbana" mais uma das tuas fascinantes perspectivas sobre o mundo. Só uma pessoa que transporta a beleza dentro de si tem capacidade para a ver. É isso que admiro em ti.

Continua a demonstrar a tua coragem e amor com a tua voz. Cantas muito bem e fazes sentir as pessoas bem quando te ouvem :)

Existe a necessidade de silêncio. Silêncio exterior e interior. Hoje em dia estamos sempre em funcionar em modo multitarefas, temtamos fazer tudo ao mesmo tempo, temos constantemente a nossa mente ocupada na resolução de problemas e quando temos hipotese de estar em silêncio por minutos simplesmente muitas das vezes não conseguimos e temos necessidade de ocupar a mente outra coisa qualquer. Muitas das vezes as respostas ou soluções surgem após um periodo de silêncio.

Beijinho grande Ana
Ana Dionísio disse…
Olá Zé e obrigada pelo teu sempre pertinente comentário! Sim essa nova "terapia" das mandalas e colorir desenhos a mim só me faz pensar o quão simples pode afinal ser uma forma de abstrair ou diminuir o stress. Mas atenção, é apenas um tampão em forma de regresso à infância, altura em que supostamente vivemos tranquilos e sem ansiedades. A verdadeira solução passa por perceber por que raio enveredámos por um caminho que nos traz stress e alterarmos essa rota o quanto antes! Com ou sem mandalas!! :))

O silêncio para mim é uma coisa preciosa. Às vezes até demais. Torna-se um hábito e entranha-se na nossa forma de ser. E sim, hoje em dia, nas correrias do nosso frenético dia-a-dia parece quase uma coisa utópica, e no entanto tão necessária à nossa sanidade mental e a uma correcta análise das situações.

Obrigada pelos elogios... lololol

Beijinho grande para ti Zé!!! ;)
Anónimo disse…
1- A Arte pode simultaneamente expressão, distúrbio e cura do mesmo!
2- Pés na terra, nada que seja justo alguma vez vai funcionar numa sociedade humana.
3- O medo é normal/natural, a forma como o gerimos é que é errada.
4- Depende realmente do que queiras e do que valorizas, se valorizas bens mais simples, então podes optar por essa via, mas se valorizas bens mais complexos (caros) a tua felicidade não passa por isso.
5- Queres saber o que precisas? De saber o valor que tens.
6- Era interessante abrangeres o contrário também... A invasão da natureza nos espaços urbanos, até porque é mais raro ainda!
7- Nunca pares de fazer o que fazes até aprenderes porque não o deves fazer!
8- A insegurança é algo que se alimenta da tristeza e solidão... Todos as temos, é verdade, mas encontrar a solução no facto dos outros as terem é depender de terceiros para resolvermos um problema nosso. Encontra o que te faz feliz e te completa e perceberás que todas as inseguranças do mundo vão ser completamente infundadas quando estás bem.
9- Concordo com a coragens, quanto ao amor, acho que depende da pessoa.
10- Mais vale um longo silencio do que um mau pensamento. E não é impossível, basta dar espaço a esse momento, todos nós temos um local para o fazer.
11- Ou quem não tem nada a perder com o mesmo.
12- Literalmente e normalmente os cegos também têm vista, simplesmente não vêm, portanto o dito até não é assim tão errado.
13- Calor é energia... E a vida é gerada pela energia, sendo o calor energia, podes considerar que também é calor.
14- Agressão é um acto de violência direccionado a algo/alguém.
15- O oxigénio desgasta as nossas células, curiosamente a mesma coisa que suporta a vida é a mesma que acaba por nos matar (oxidação). As pessoas que mais vivem são aquelas que menos energia gastam e que melhor se alimentam. No entanto, as pessoas que mais tempo vivem são as que menos vivem, porque em tantos anos passam por tanto menos que pessoas que morrem bastante mais cedo (será que vale a pena?).
16- 100% de acordo!
17- Depende de quem fala e do que se fala.
18- Não é nada curioso! Com o tempo, alguém que está ao nosso lado torna-se parte de nós, passa a ser algo intrínseco ao nosso ser! Quando perdemos isso, é como perder um pouco de nós. É como se nos tirassem um braço e todos esperassem que vivêssemos exactamente igual... Não é possível!
19- Se todos temos que morrer e sofrer no caminho, que seja por algo que queiramos fazer e não pelo que os outros queiram que façamos!
20- Nunca se acaba em ímpar! Lol

Desculpa qualquer erro, foi escrito um pouco em cima do joelho.
Beijokas miúda!
Ana Dionísio disse…
LOLOLOL... nunca se acaba em ímpar!! hummmmm acho que conheço essa "mania" :)))

Tens razão e agradeço o feedback. Vem de alguma forma fundamentar e ir ao encontro daquilo que eu acho e em que acredito.

A dica do numero 6... era precisamente essa a ideia! A invasão da natureza em espaços urbanos, por norma espaços abandonados. Como que um retorno è origem ou um reclamar da mãe-natureza aquilo que lhe foi tirado.

"Mais vale um longo silencio do que um mau pensamento. E não é impossível, basta dar espaço a esse momento, todos nós temos um local para o fazer"... Pois é... mas às vezes é difícil silêncio absoluto ou ausência de pensamento. Chega até a parecer que quanto maior o silêncio maior o fluxo, e por conseguinte, o ruído dos pensamentos. É difícil esvaziar a mente.

No numero 18... eu sei que tu sabes e tu sabes que eu sei, ambos sabemos como não é difícil incorrer em breakdown, mas ao mesmo tempo também temos a força e a bênção de saber qual um dos caminhos alternativos e termos coragem e ousadia de ir por aí... Não se fica igual nunca quando deixamos de fazer parte da vida diária e planos de alguém ou alguém deixa de fazer parte dos nossos. Seja de forma abrupta ou não. É um processo doloroso mas que ao mesmo tempo traz consigo reflexão, compreensão, sedimentação, revitalização, renascimento e nova energia e isso é bom para ambos, em conjunto ou não. Nós nunca sabemos o que o futuro traz. Sabemos isso sim quem é quem e o que cada pessoa verdadeiramente representa para nós. Cá bem fundo sabemos sempre com quem podemos contar. Eu sei, acho que tu também. E ambos sabemos que há ligações mais fortes que rotinas, rótulos e convencionalismos. E que o que é puro resiste. Pode assumir formas e intensidades diferentes ao longo da vida, mas não morre!;)

um grande beijinho... miúdo!

:)

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de