Avançar para o conteúdo principal

Hachiko

Já tinha ouvido falar no cão Hachiko mas não sabia bem a sua história. 
Não é por acaso que este cão de raça japonesa akita ficou conhecido e foi tão adorado, tendo sido fonte de inspiração para diversas formas de arte, nomeadamente a cinematográfica.
Simboliza na perfeição a lealdade e fidelidade.



Hachiko viveu 11 anos, grande parte dos quais a esperar paciente e fielmente o seu querido dono (entretanto falecido) na estação de comboios onde costumava aguardar diariamente a sua chegada após o dia de trabalho. É uma história tão bonita quanto inspiradora...

"Em 1924, Hachikō foi trazido a Tóquio pelo seu dono, Hidesaburō Ueno, um professor do departamento de agricultura da Universidade de Tóquio. O professor Ueno, que sempre foi um amante de cães, nomeou-o Hachi (Hachikō é o diminutivo de Hachi) e encheu-o de amor e carinho. Hachikō acompanhava Ueno desde a porta de casa até à, não distante, estação de comboios de Shibuya, voltando para encontrá-lo ao final do dia. A visão dos dois, que chegavam à estação de manhã e voltavam para casa juntos na noite, impressionava profundamente todos os presentes. A rotina continuou até maio do ano seguinte, quando numa tarde o professor não voltou como de costume. A vida feliz de Hachikō como animal de estimação do professor Ueno foi portanto interrompida apenas um ano e quatro meses depois de ter sido adoptado. Ueno sofrera um AVC na universidade naquele dia, nunca mais voltando à estação onde sempre o esperara Hachikō.
A 21 de maio de 1925, o professor Ueno sofreu um derrame súbito durante uma reunião do corpo docente e morreu. A história diz que, na noite do velório, Hachikō, que estava no jardim, partiu as portas de vidro da casa e fez o seu caminho para a sala onde o corpo foi colocado e passou a noite deitado ao lado do seu mestre, recusando-se a sair. Outro relato diz como, quando chegou a hora de colocar vários objectos particularmente amados pelo falecido no caixão com o corpo, Hachikō pulou para dentro do caixão e tentou resistir a todas as tentativas de removerem-no de lá.
Depois da morte do dono, Hachikō foi enviado para viver com familiares do professor Ueno, que moravam em Asakusa, no leste de Tóquio. Mas ele fugiu várias vezes e voltou para a sua casa em Shibuya. Foi então dado ao ex-jardineiro do Professor Ueno, que conhecia Hachi desde que ele era um filhote. Mas Hachikō fugiu dessa outra casa várias vezes também. Ao perceber que o seu antigo mestre já não morava na casa em Shibuya, Hachikō ia todos os dias à estação de Shibuya, da mesma forma como sempre fazia, e esperou que ele voltasse para casa. Todos os dias ele ia e procurava o professor Ueno entre os passageiros, saindo somente quando as dores da fome o obrigavam. Fez isso dia após dia, ano após ano. Hachikō esperava pelo retorno do seu dono e amigo.
A figura permanente do cão à espera do seu dono atraiu a atenção de muita gente. Muitos frequentadores da estação de Shibuya já haviam visto Hachikō e o professor Ueno indo e vindo juntos diariamente no passado. Percebendo que o cão esperava em vão a volta do seu mestre, ficaram tocados e passaram, então a trazer petiscos e comida para aliviar sua vigília.
Por dias e anos contínuos Hachikō aparecia ao final da tarde, precisamente no momento de desembarque do comboio na estação, na esperança de se reencontrar com o seu dono.

A sua história foi enviada para o Asahi Shinbun, um dos principais jornais do país, onde foi publicada em Setembro de 1932. O escritor tinha interesse em Hachikō e, prontamente, enviou fotografias e detalhes sobre ele para uma revista especializada em cães japoneses. Uma foto de Hachikō tinha também aparecido numa enciclopédia sobre cães, publicada no exterior. No entanto, quando um grande jornal nacional assumiu a história de Hachikō, todo o povo japonês soube sobre ele e tornou-se uma espécie de celebridade, uma sensação nacional. A sua devoção à memória do seu mestre impressionou o povo japonês e tornou-se modelo de dedicação à memória da família. Pais e professores usavam Hachikō como exemplo para educar crianças.

Hachiko envelheceu, estava frágil, tornou-se muito fraco e sofria de dirofilariose, um verme que ataca o coração. Na madrugada de 8 de Março de 1935, com a idade de 11 anos, morreu numa rua lateral à estação de Shibuya.  A morte de Hachikō estampou as primeiras páginas dos principais jornais japoneses e muitas pessoas ficaram inconsoláveis com a notícia. Um dia de luto foi declarado.
Os seus ossos foram enterrados num canto da sepultura do professor Ueno (no Cemitério Aoyama, Minami-Aoyama, Minato-ku, Tóquio), para que ele finalmente se reencontrasse com o mestre por quem ele havia ansiado por tantos anos. A sua pele foi preservada e uma figura empalhada de Hachikō pode ainda ser vista no Museu Nacional de Ciências em Ueno.

No dia 8 de Março é realizada uma cerimónia solene na estação de comboio, em homenagem à história do cão leal.
A lealdade dos cães da raça Akita já era conhecida pelo povo japonês há muito tempo. Numa certa região do Japão, incontáveis são as histórias de cães desta raça que perderam as suas vidas ao defenderem a vida dos seus proprietários.
Onde quer que estejam e para aonde quer que vão, têm sempre "um dos olhos" voltados para aqueles que deles cuidam. Por causa desse zelo, o Akita tornou-se Património Nacional do povo japonês, tendo sido proibida sua exportação.
Se algum proprietário não tiver condições financeiras de manter o seu Akita, o governo japonês assume sua guarda."

 Quem tem animais de estimação percebe bem o quão fiéis e cegos pelos donos eles podem ser. Além disso, são regulados por hábitos e rotinas que estão tão intrinsecamente gravados no seu modo de viver que é difícil perder esses hábitos ou deixar de fazer as coisas que sempre fizeram, sempre da mesma forma, Quando tratados com amor, carinho, respeito e disciplina (que em si, como forma de educar também é amar!), são parte integrante dos donos e vice-versa. Torna-mo-nos inseparáveis e com uma ligação eterna. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa