"A mulher cega que mudou de personalidade e de repente conseguiu ver"...
"Uma mulher com múltiplas personalidades é cega em certos casos mas não noutros. O que se passará no seu cérebro que possa explicar esta bizarra situação?" in PÚBLICO/The Washington Post
"Uma mulher com múltiplas personalidades é cega em certos casos mas não noutros. O que se passará no seu cérebro que possa explicar esta bizarra situação?" in PÚBLICO/The Washington Post
Achei esta notícia fantástica e colorida :)... percebam porquê. Aborda a importância e a dificuldade do diagnóstico vs o quanto ainda desconhecemos acerca da mente, o que, pode ser positivo porque significa que há sempre esperança, mesmo.
"Há mais de uma década que B.T. não via nada.
Na sequência de um acidente traumático quando era nova, os médicos tinham-lhe diagnosticado uma “cegueira cortical”, causada por lesões nos centros cerebrais do processamento visual. Portanto, arranjara um cão-guia e habituara-se à escuridão.
Para além disso, B.T. tinha de lidar com outros problemas de saúde – nomeadamente, mais de dez personalidades completamente diferentes que se disputavam o controlo do seu corpo. E foi enquanto procurava tratamento para a sua perturbação de identidade dissociativa que recuperou de repente a capacidade de ver. Mas não foi enquanto B.T., uma alemã de 37 anos, mas na “pele” de um rapaz adolescente que ela por vezes “vestia”.
Após meses de terapia, todas as personalidades de B.T., excepto duas, recuperaram a visão. E como B.T. oscilava entre personalidades, a sua vista ligava-se e desligava-se como um interruptor eléctrico na sua mente. O mundo aparecia para depois voltar a mergulhar na escuridão.
Num artigo na revista Psych, os médicos de B.T. explicam que a sua cegueira não foi causada por lesões cerebrais, como fora inicialmente diagnosticado. Trata-se, pelo contrário, de algo mais parecido como um problema psicológico e não fisiológico.
O estranho caso de B.T. revela muitas coisas acerca da extraordinária força da mente – sobre como ela pode controlar o que vemos e quem somos."
ver notícia completa aqui.
Comentários