Daquilo que vi (ficou muito por conhecer!) e pude experienciar STP é um país lindíssimo, quente, leve-leve, onde as pessoas são muito simpáticas e humildes. Ainda muito ligado a Portugal e aos assuntos portugueses. A comida é muito boa. As frutas são excelentes. As paisagens naturais são de cortar a respiração. O verde intenso da vegetação é extasiante. A selva é enigmática, ora nos assusta ora nos puxa para ela.
O outro lado... é o choque que inevitavelmente um europeu sente ao chegar a um país destes. As infra-estruturas são muito básicas e as que existem estão a precisar de manutenção urgente. De repente parece que recuamos dezenas de anos no tempo. Tudo é mais arcaico e (muito) pouco desenvolvido. Degradação e ruína passa a ser um cenário comum e alarmante. Acho que desde a Independência as antigas e grandes estruturas têm estado votadas ao completo abandono. Mas já se percebe no ar uma vontade em alterar esse rumo, de investir no país e de tomar as rédeas da situação.
Se por um lado isto nos pode chocar e sensibilizar, por outro também nos induz numa perspectiva diferente das coisas e do modo de vida. Ter muitas coisas não é decididamente condição estritamente necessária nem suficiente para ser-se alegre e feliz! E este povo... é alegre e feliz! Gostei muito!
Não fui ao Principe... fica para a próxima! ;)
Comentários
Beijinhos