Avançar para o conteúdo principal

Leituras - "A vida secreta dos intestinos"

de Giulia Enders. 2014. 

Giulia Enders é uma jovem médica e cientista alemã que se dedica à área da Gastroenterologia. E este livro tem sido um best-seller porque aborda de uma forma clara, simples, divertida e simultaneamente rigorosa o funcionamento do intestino (com tudo o que a isso diz respeito...) e o quão ele influencia de forma directa a nossa qualidade de vida. É de facto muito interessante para quem gosta de perceber como se processam as coisas dentro do nosso organismo. O que acontece depois de comermos e o que acontece para termos fome! Como é que os nutrientes são extraídos e absorvidos e o tóxico é filtrado e o supérfluo é deitado fora. De facto, a alimentação tem um efeito directo no nosso sistema imunitário e sistema nervoso (para além obviamente do sistema digestivo...). Cada ser humano é único, é um universo, um macrocosmos constituído por vários microcosmos que funcionam em uníssono e em sinergia de forma a assegurar não apenas a nossa sobrevivência e perpetuação da espécie, bem como o constante aperfeiçoamento do seu funcionamento e adaptação ao ambiente, como ainda nos é dada a possibilidade de podermos sentir e pensar. Somos máquinas perfeitas. O nosso corpo é uma obra de arte e de engenharia pura! E sim, é divertido tentar perceber como funcionam os nossos microcosmos... os nossos vários sistemas, orgãos, valências e em como tudo isso se harmoniza de forma perfeita. Se isso não acontece, há doença (ausência de saúde) e tem sempre uma explicação!


"“Com prudência, começa-se a questionar a posição absolutamente dominante do cérebro”, escreve. “Não só os nervos do intestino existem em quantidade inimaginável como também são incrivelmente diferentes por comparação com o resto do corpo. […] A rede nervosa do intestino é, por conseguinte, também conhecida por cérebro intestinal. […]. Nenhum organismo jamais criaria tamanha rede de neurónios apenas para emitir um simples flato. Tem que haver algo mais por detrás disso.”"

Frases do livro que registei com particular interesse:

..."sendo o intestino um orgão absolutamente excepcional. Representa dois terços do nosso sistema imunitário, absorve a energia de um papo-seco ou de um tofu e produz mais de vinte hormonas próprias."

"A precaução científica é muitas vezes melhor do que uma afirmação precipitada. Mas o medo também pode fazer perder oportunidades importantes. O mundo da ciência reconheceu entretanto que pessoas com determinados problemas digestivos têm frequentemente perturbações nervosas nos intestinos."

"Aquilo que classificamos de intolerância alimentar pode talvez ser apenas a reacção de um corpo absolutamente normal, que no espaço de uma geração se vê obrigado a converter-se a uma alimentação que não teve nos milhares de anos anteriores."

"Todas as pessoas que sofrem de estados de ansiedade ou depressão devem ter presente que também uns intestinos em sofrimento podem desencadear sentimentos negativos... Não podemos procurar o culpado apenas na nossa cabeça ou em episódios da nossa vida, porque, na verdade, somos muito mais do que isso."

"A biologia arruma as coisas em termos de dois grandes compartimentos: seres vivos e seres não vivos.... Depois a segmentação continua. Todos os seres vivos estão divididos em três ramos: eucariotas, archaea e bactérias. Temos representantes destes três no nosso intestino."

"Tal como o mundo em que vivemos, também o mundo dos nossos micróbios tem coisas boas e más. As coisas más têm de um modo geral um ponto em comum, é que buscam sempre e só o melhor. Só que só buscam o melhor para elas."

"A situação não parece à primeira vista muito dramática quando olhamos para os números: cerca de um por cento dos portadores da Helicobacter acabam por sofrer de cancro no estômago. Mas se recordarmos que metade da população mundial tem esta bactéria, então o um por cento é um número bastante elevado."

"O olfacto é um dos sentidos mais essenciais. Ao contrário do gosto, da audição ou da visão, as sensações olfactivas alcançam a consciência sem qualquer tipo de controlo. É também curioso que consigamos sonhar com todo o tipo de sensações, menos as olfactivas. Os sonhos nunca têm cheiro."

"Pro bios significa "pela vida". Os probióticos são bactérias vivas que nós comemos e nos podem fazer saudáveis. Pre bios é qualquer coisa como "antes da vida". Os prebióticos são nutrientes que alcançam o instestino, onde alimentam bactérias boas, para que estas crescam melhor do que as más. Anti bios significa "contra a vida". Os antibióticos matam bactérias, podendo assim salvar-nos quando apanhamos bactérias más."

"Antigamente a higiene passava por eliminar o mau-cheiro ou a sujidade visível, só que com o tempo essa noção foi-se tornando cada vez mais abstracta. Hoje, chegámos ao ponto de comprar desinfectantes para limpar coisas que nem sequer conseguimos ver." 

"Quanto mais elevdos são os padrões de higiene de um país, maior o número de alergias e doenças autoimunes aí existentes."

"Higiene não significa eliminar tudo o que seja bacteriano. A higiene é antes um equilíbrio saudável entre bactérias boas em quantidade suficiente e poucas bactérias más. Isso signfica uma protecção inteligente contra o verdadeiro perigo e uma propagação criteriosa do que é bom."

"Os antibióticos matam com muita eficácia os perigosos agentes patogénicos. E respectivas famílias. E também os amigos e os conhecidos. E os amigos dos amigos e os conhecidos dos conhecidos. Isso faz dos antibióticos as melhores armas contra as bactérias perigosas e as mais perigosas armas contra as melhores bactérias. E quem é que produz a maior parte dos antibióticos? As bactérias! Os antibióticos são armas com as quais bactérias e fungos hostis se combatem uns aos outros."

"... muitas vezes as constipações aparecem por causa de vírus, não de bactérias. Os antibióticos têm três modos de funcionamento: trucidar, envenenar e esterilizar bactérias. Para os vírus estes medicamentos pura e simplesmente não são os adequados."

"... teste de procalcitonina em caso de infecção de origem indeterminada. este rteste mostra se a constipação é da responsabilidade de viros ou bacterias."

"À capacidade de uma pessoa se restabelecer após experiências intensas dá-se o nome de resiliência..."

"Lema "cook it, peal it, or leave it"".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de