Avançar para o conteúdo principal

Leituras - "Nenhum Caminho será Longo"

 de José Tolentino Mendonça. 2012.


José Tolentino Mendonça é padre, poeta, teólogo e professor. É todas essas coisas para além de, presumo, muitas outras mais. Percebo-o como uma pessoa extremamente interessante e culta, ainda que dotado de uma enorme humildade e simplicidade que se percebe pela forma como consegue transmitir as suas ideias e raciocínios de forma clara e despretensiosa. E percebo-lhe também alegria, brilho na forma de ser, aliados a alguma inquietude e curiosidade/dúvida sobre as coisas. Condição necessária a quem se dedica a reflectir e dissertar sobre a vida, sobre a condição humana e sobre Deus, através da religião e espiritualidade.
Este livro é uma reflexão profunda e religiosa sobre a amizade. Essa "coisa" de inestimável valor, que por vezes se mescla ou confunde com o amor, e que dá sentido ao caminho que cada um percorre na vida, tornando-o mais leve ou curto, sendo por isso essencial a uma existência mais feliz.
O autor faz imensas referências bibliográficas ao longo de todo o livro, desde escritores, poetas, filósofos, teólogos, modernos e antigos, cujas contribuições são o início de reflexões ou a sua conclusão ou reforço de raciocínios. Muito interessante... ao lê-lo estamos simultaneamente a ler (e no meu caso a conhecer!) muitos outros autores. Para além disso, o fio condutor dos vários capítulos e pontos é a Bíblia. É através da história de Jesus Cristo e das personagens bíblicas que vão sendo dados exemplos, vão sendo colocadas questões e apresentadas possíveis respostas.
Gostei imenso. É aquele tipo de leitura que nos faz sentir crescer por termos aprendido muito a diversos níveis. Foi isso que eu senti.

Frases ou ideias de que gostei particularmente (...ou  que, por alguma razão, me chamaram à atenção...):

«Ao lado do teu amigo, nenhum caminho será longo.» Provérbio japonês

"... E isso serve-nos de desculpa para não fazermos a única coisa que Deus espera realmente de nós: sermos nós próprios."

"Projectamos em Deus expectativas que Ele não pode ter a nosso respeito, porque respeita a nossa liberdade, aceita o desconhecido que há em nós, o estranho que nos habita, o enigma que somos."

"Ele não é o espião metafísico, pronto a contabilizar as nossas falhas e desvios, ou então a condecorar-nos pelas nossas boas ações e piedade."

"Por vezes, a ânsia que temos de ser poupados aos sofrimentos do presente torna a religião uma coisa muito confortável, feita à nossa medida, como se a religião fosse um clube de escapistas. ... O caminho da amizade com Deus, porém, é outro. É necessário amar a Deus sem ser por nada. Amá-lo, simplesmente. «A rosa não tem porquê./ Floresce porque floresce./ Não cuida de si mesma./ Nem pergunta quem a vê...», ensina Angelus Silesius. Ou, como escreveu Gertrude Stein, «uma rosa é uma rosa é uma rosa»."

«Não é preciso falar» ..."Como é que percebemos que duas pessoas que não conhecemos são amigas? Pela forma como conversam? Certamente. Pela forma como riem? Claro que sim. Mas ainda mais por nitidamente abraçarem, com serenidade e alegria, o silêncio uma da outra."

"amigo (réa, em hebraico)..."

"Os amigos não defendem apenas o nosso sorriso: oferecem-nos o tempo para chorarmos o que temos de chorar."

"O desejo do amor confunde-se com a nostalgia de reencontrar a unidade perdia: na origem, fomos cortados em dois e, de um só, ficaram duas metades. Assim, através do amor, cada metade procura a que lhe corresponde."

"... para Platão (em O Banquete), o amor é também uma passagem do sensível ao inteligível, da beleza dos corpos à beleza das ideias, do eros à amizade. ... na voz de Diotima... «Corre por aí um ditado que diz que amar é andar em procura da sua metade... Todavia, em meu pensar, não existe amor de uma metade ou de um todo. (...) O amor é desejo de possuir o Bem para sempre»... Por um processo que nos leva do particular ao universal, do físico ao espiritual, do belo ao bom. É uma via de ascese intelectiva que nos faz passar da beleza de um corpo à de todos os corpos, dos corpos belos à beleza da virtude e do conhecimento, até que, a verdade do belo, levada às últimas consequências, nos abra ao bem e à sabedoria."

"A escolha dos amigos, não sendo simples, deve ser igualmente criteriosa."

"Sem amizade a mulher ou o homem viveriam como exilados."

"Um amigo é um outro eu de mim."

"Os amigos são paralelas que só no infinito se encontram."

Aristóteles «Aquele que tem muitos amigos, não tem nenhum amigo.»

Rimbaud «Eu sou um outro.»

"Muitas vezes o nosso conflito e a nossa dor nascem de um impasse: por um lado, não somos capazes das linhas de continuidade que idealizamos e, por outro, não estamos muito preparados para valorizar, de um ponto de vista espiritual, as modificações permanentes pelas quais passamos."

"... essa dimensão silenciosa e submersa..."

"O quotidiano é o que nos revela mais intimamente..."

"Os antropólogos dizem que, quando se sabe onde se come, como se come, com quem se come e o que se come, sabe-se o mais portante acerca de um grupo humano."

"A autoconsciência da sua fragilidade era também o motor da sua abertura à amizade..."

Romano Guardini «Para mim mesmo, eu não sou simplesmente uma coisa evidente. Sou também um estranho, sou enigmático, poderei mesmo dizer que sou um desconhecido.»

Marcel Proust «tornámo-nos semelhantes a esse fidalgo que, partilhando desde a sua infância a vida dos ladrões de estrada, não se lembrava mais do seu nome.»

Santo Agostinho «Só não perde nenhum ente querido aquele para quem todos são queridos naquele que nunca se perde.»

«animi custos» alma custódia; «animi consors» alma gémea

"... certas situações que começam por ser uma tão arrebatada e exclusiva comunhão de almas que terminam numa confusa e banalizada confusão de corpos."

Um homem entra num mercado e lembra-se que não prendeu a sua bicicleta que deixou à porta do mercado. Corre aflito e angustiado já augurando que lhe a tinham roubado. Diz a Deus que se a bicicleta ainda lá estiver ele correrá até ao templo mais próximo para rezar e agradecer-Lhe. Assim o fez. Quando saiu do templo, tinham-lhe roubado a bicicleta... "A amizade é uma arte de desprendimento."

"O amigo dedicado" de Oscar Wilde... Hans e Hugo... a farinha e a amizade...


Jacques Ellul «é necessário profanar o dinheiro"

... a gratuidade e a felicidade...

... A vida antes da morte...

... zonas silenciosas, territórios de fronteira do nosso ser...

"... o alaúde foi construído à navalha e depois solta uma música incrível. Muitas vezes, é a dor que escava em nós profundidades que, depois a alegria vai encher..."

Bonhoeffer «Deus não realiza todos os nossos desejos, mas é fiel a todas as suas promessas.»

Filho de Sara e Abraão... Isaac significa "Deus sorri."

Wislawa Symborska «Devo tanto àqueles que não amo»

"Nenhum golpe nos fere tão fundo como aqueles que nos chegam de um amigo, de um irmão" "Só quem me ama me pode trair."

"É verdade que temos de perguntar-nos se as nossas deceções não se prendem demasiado a uma visão narcísica da amizade ou a uma confortável projeção de expectativas no outro, das quais nem todas serão legítimas ou sensatas."

"... a mais emblemática história de traição de um amigo: a protagonizada por Judas..."

Evangelho de Judas - "Em vez de um traidor, Judas é descrito como um discípulo obediente, executor fiel de uma ordem do próprio Jesus que precisaria desta colaboração para consumar o seu projecto de salvação. Sem o gesto de Judas, Jesus não alcançaria afinal a sua Páscoa. Por isso, o próprio Jesus convence Judas a entregá-lo" «Levanta os olhos e observa a nuvem luminosa e as estrelas em redor. A estrela que indica o caminho é a tua estrela.»

Nikos Kazantzakis - A última tentação de Cristo (1951) «Nós temos de salvar o mundo, ajuda-me.»

Judas - «o Predilecto», em hebraico. (o amado)

Judas Iscariotes beija o seu mestre... entregando-o. "Salve, Mestre!"

Ish - homem, em hebraico

"Judas era o único discípulo natural da região da Judeia, visto que os outros onze eram galileus."

"Judas traiu porque se sentiu traído."

Fernando Pessoa na primeira página do livro do desassossego «A alma é um abismo obscuro...»

"Ser só é diferente de estar sozinho. Todos nós somos sós, mas ficar sozinho é a consumação, ainda que temporária, de um corte. Passamos a viver numa bolha insonorizada, cada vez mais isolados."

... mistagogia - entrada progressiva no mistério...

Pseudo-Dionísio, teólogo e filósofo neoplatónico, por finais do séc. V desenvolverá a mística do silêncio. 

A importância do silêncio.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de