Avançar para o conteúdo principal

Leituras - "Ulisses"

de Maria Alberta Menéres. 1989.


Da conhecida e intemporal obra do poeta grego Homero - Odisseia - surge este simpático livro para crianças (e não só). Conta a história de Ulisses (Odisseu). Rei de Ítaca. E o seu regresso a casa após a Guerra de Tróia. Ulisses... ou Odisseu... considerado na época (1200 a 1300 a.c) o mais valente e astucioso dos homens, venerado por gregos (e secretamente por troinanos?!?! :D ) que ao longo da sua vida viveu as maiores aventuras e desventuras por terras e mares desconhecidos. 

Quem nunca ouviu falar do cavalo de Tróia? E de Páris, o príncipe troiano que raptou a bela rainha grega Helena? Dos gigantes ciclopes, de Polifemo? Do saco onde o rei Éolo guardou todos os ventos mais furiosos e que fazem as tempestades? Do canto encantador das sereias que atraem os marinheiros para o fundo do mar? E da feiticeira Circe? E do cão Cérbero, com três cabeças, que dorme de olhos abertos e guarda a porta da gruta do Inferno? E de Tântalo, que tinha sede e fome e não podia beber nem comer? E de Sísifo, que empurrava, condenado, eternamente um grande rochedo pela encosta acima? E de Atena, a deusa que sempre protegeu Ulisses? O fiel cão Argus que morreu de emoção ao reconhecer o seu dono? E de Penélope, a esposa devota ao marido desaparecido? E de Telémaco, o filho de Ulisses?...

Todos nós já ouvimos de uma forma ou de outra, com mais ou menos pormenor, falar sobre estas personagens e acontecimentos (mitológicos?!) que ao longo dos tempos se foram transformando em símbolos, cuja menção tem um significado mais profundo e lúdico do que aparentam, para todos e para todas as idades!

"Os gregos eram um povo de marinheiros destemidos. Eles cruzavam os mares, tal como os Fenícios, os Cartagineses, e mais tarde nós, os Portugueses."
 
"O ciclope era para os Gregos destes tempos o mesmo que o gigante Adamastor foi para os portugueses: duas imagens criadas por dois poetas, Homero e Camões, para nos falar do medo do desconhecido."

"Zéfilo, a brisa suave que tão agradável é para os marinheiros." - o vento oeste.

"Pela primeira vez ele se viu e se achou realmente só. Aquele mar que tanto adorava parecia querer destruí-lo. O mar que era caminha parecia querer transformar-se em porta que se fechava sempre à sua frente."

"... tão habituada que estava à espera desesperada."

"Tão grandes foram as suas aventuras e desventuras que ele teve de as continuar vivendo dentro de si próprio, contente por assim ir navegando na grande e inesperada aventura de se sentir finalmente feliz."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de