Adoro o tema da interpretação da linguagem corporal. Acho que cada pessoa é como um livro que podemos ler mesmo que não falemos a mesma língua nem consigamos comunicar oralmente. Contrariamente àquilo que costumamos pensar, a verdadeira (sem filtros) comunicação entre indivíduos faz-se de forma não linguística (não é necessariamente não verbal porque essa parte de análise de discurso - sem olhar às palavras mas sim à entoação, ritmo, ... - é tão importante quanto a restante análise comportamental e corporal - é a análise paralingística). Cai por terra toda a aparente dificuldade trazida pela Torre de babel.... :) :) ...
Nós somos seres muito complexos. (Ou gostamos de pensar que, por pensarmos, somos complexos... Ou ainda... complexificamos tudo sem necessidade!) Mas a verdade é que a verdade (!) não se consegue ocultar de forma total, e se estivermos suficientemente atentos conseguimos perceber os outros. Conseguimos perceber o seu grau de sinceridade, de autenticidade, o seu verdadeiro estado de espírito e as suas intenções. Trata-se apenas de se ser observador, paciente, mente-aberta e ler tudo aquilo que os outros nos dizem sem falar. Aquilo que nos dizem com os seus gestos, expressões, movimentos e opções.
Portanto... quero ler também este livro! "What every body is saying" de Joe Navarro. O escritor e autor é um ex-agente da FBI e foi um dos fundadores do departamento de inteligência comportamental da FBI. escreveu também o Dangerous Personalities (também quero ler, mas mais tarde), e fiquei entretanto a saber que foi consultor de uma das minhas séries favoritas de sempre - Lie to me!
Comentários
Beijinho Ana