Avançar para o conteúdo principal

Leituras - "As noites das mil e uma noites"

de Naguib Mahfouz. 1981.



Naguib Mahfouz é o único escritor árabe galardoado com o Prémio Nobel da Literatura (em 1988). Confesso que comecei a lei este livro por engano. Achei que finalmente (mas ainda não foi desta!) ia ler os famosos contos da Xerazade ao seu sultão Shariar, mas este livro começa precisamente no dia seguinte à última história contada.  A verdade é que essas histórias tiveram um efeito directo no coração do sultão, que passou de um homem frio e sangrento, a um homem carregado de sensibilidade e contemplação, vergado pelo arrependimento, em busca de um sentido da vida e da verdade das coisas.
A história passa-se numa cidade medieval islâmica. Os acontecimentos, as relações entre as pessoas e o desenrolar do dia-a-dia são controlados pelas hierarquias, pelo medo e pela coragem, pela luta interna entre o que se é e o que se deve ser, e claro... acima de tudo pela religião.
Fica-se com uma ideia bastante clara de como decorria a vida numa sociedade deste tipo. Os valores que regem as pessoas, a forma como lidam entre si e o que parecem procurar na vida. Talvez ainda hoje seja exactamente assim que a vida decorre em territórios muçulmanos.
Percebe-se no crente/não crente uma luta interna muito grande. Como se aquilo a que se agarra como salvação fosse aquilo que simultaneamente o oprime e reprime. Muitas vezes levando-o exactamente ao extremo oposto daquele que almeja.
Põe a nu as fragilidades humanas. O quão mau e quão bom um mesmo homem pode ser. Os medos, as inseguranças, a falta de fé, a ambição desmedida, a inveja, a opulência, a cobiça, a corrupção, a ganância, o despotismo, a injustiça, a violência, a perturbação e a confusão mental e espiritual, a falta de perseverança... E no meio disso tudo tenta encontrar-se um caminho... através de Deus, que dê sentido a todas as alegrias e a todas as aparentes tristezas.


“… pelo facto de um homem poder morrer sem deixar de viver ou poder viver estando morto.”


“… o mundo da piedade aparente e corrupção latente.”

“Conheci três tipos de discípulos. As pessoas que aprendem os princípios e se esforçam no mundo, as pessoas que aprofundam o conhecimento e dominam as coisas, e gente que persevera no caminho recto até à estação espiritual do amor...”

“… em breve as exigências da vida se impuseram aos acontecimentos da História…”

“O caminho de Deus era claro e não devia misturar-se com sentimentos de ódio ou de orgulho, porque a base da estrutura se desmoronaria.”

«O melhor favor é o que se faz o mais depressa possível.»

“Gostava da comida e da bebida da mesma forma que gostava da mulher, e com a passagem do tempo já gostava mais da comida e da bebida.”

“… debatia-se na cela da sua permanente aflição.”

“O medo é o tributo dos culpados, não dos inocentes.”

“… como um adolescente… ficou absorto em sonhos de raparigas virgens.”

“Não era Deus capaz de tudo?”

“… alaúde…”

“A oportunidade era única, nunca mais voltaria a acontecer, e tudo acontece como Deus quer.”

“Todos saímos da costela de Adão…”

“… Expiaria os seus pecados através da peregrinação, da esmola e do arrependimento.”

“ Refugio-me em Deus da violência da beleza quando ela domina.”

“Nada destrói mais um homem do que ele próprio… E ninguém o pode salvar senão ele a si próprio.”

“A depravação é um pecado secreto, que se comete enquanto nos ocupamos a perseguir os xiitas e os carijitas.”

“…foi julgado e decapitado…”

“Era uma tentação só para os sãos, não para os loucos.”

“Vejo-os com os corações cheios de vergonha depois de terem experimentado a debilidade humana.”

“… oração da manhã… oração da tarde… oração da noite”

“Verdadeiramente somos de Deus e a Ele voltamos.”

“O dever antes da compaixão…”

“Estás em mãos seguras, podes sorrir.”

Sultão, vizir, xeque, mestre, governador, secretário particular, chefe da polícia.

A lei islâmica. Os muçulmanos.

Sufismo.

«A corrupção dos homens doutos realiza-se através da negligência, a corrupção dos príncipes através da injustiça e a dos sufis através da hipocrisia.»

“Gostaria de te ver como um dos soldados de Deus, não como um dos seus dervixes… A lógica da fé é perdurável e eterna. O Caminho a princípio é um, depois divide-se inevitavelmente em dois. Um deles leva ao amor e à submissão do eu e o outro à guerra santa. Os primeiros dedicam-se a si mesmos, em compensação os da guerra santa consagram-se ao serviço de Deus.”

“… esperava sair da sua confusão para a espada da guerra santa ou para o amor divino.”

…” talvez seja o haxixe…”

“Deus tem a sua Sabedoria própria na Sua Criação. Quanto a nós, temos a lei islâmica.”

“Não faça o que lhe ditar a consciência mas também não cometa más acções… Há muitas coisas que não são boas nem más.”

“… enquanto a brisa primaveril levava à profundidade do seu ser uma mistura de perfumes de flores sob um céu brilhante de estrelas.”

“É em Deus que procuramos ajuda”

“… enquanto há vida não há razão para o desespero…”

"... não alcançarás o grau de devoto senão quando superares seis obstáculos. O primeiro e fechar a porta da comodidade a abrir a da dureza. O segundo consiste em fechar a porta da fama e abrir a da insignificância. O terceiro, fechar a porta do descanso e abrir a do esforço. O quarto exigir-te-á fechar a porta do sono e abrir a da vigília. O quinto, fechar a porta da riqueza e abrir a da pobreza, e o sexto obstáculo é fechar a porta da esperança e abrir a da preparação para a morte."

«Uma prova do receio da verdade é que não facilita a ninguém um caminho até ela nem priva ninguém da esperança de a alcançar. Deixa as pessoas a cavalgarem pelos desertos da perplexidade e a afogarem-se nos mares da dúvida. Quem acredita que a alcançou é porque se separou dela, e quem acredita que se separou dela foi porque perdeu o seu caminho. Não se pode chegar a ela sem fugir dela, é ineludível.»

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de