Avançar para o conteúdo principal

Leituras - "As Guerras Mundiais 1900-1945 As raízes do mundo actual"


"No dia 12 de Dezembro de 1848, Francisco José I subiu ao trono do império austro-húngaro. A electricidade, o motor de explosão, a aspirina, o telefone, a fotografia, o cinema, os automóveis, os aviões, os submarinos, os couraçados, a Itália, a Alemanha, o sufrágio universal ou a Internacional Socialista ainda não existiam quando foi coroado aos 18 nos. Os Estados Unidos ainda não tinham sequer conquistado o Oeste. No Japão, os samurais ainda luziam as suas espadas. Os exércitos exibiam uniformes coloridos e a cavalaria era uma arma temível. O czar, o sultão otomano, o imperador da China e o próprio soberano austro-húngaro representavam poderes com mil anos de história às suas costas." 

"No início do século XX a Alemanha de Guilherme II procurava tornar-se uma potência mundial. Numa época em que a política de massas ganhava força, o nacionalismo estava à flor da pele e a Europa encontrava-se dividida por duas alianças em confronto: Triple Entente (aliança anglo-francesa e anglo-russa) e Tripla Aliança. Esta tensão explodiria nos Balcãs e a agonia do império otomano transformou-se no barril de pólvora da Europa."

"A 1.ª revolução industrial tinha ficado para trás. Sustentada no carvão e no vapor como fontes de energia e no têxtil e no ferro como motores de crescimento económico, tinha permitido à Grã-Bretanha a primazia económica do planeta.
Desde o fim do século XIX produziu-se uma 2.ª revolução industrial, alimentada pelo petróleo, pela electricidade, pelo aço e pela química orgânica.
Como resultado, a Grã-Bretanha cedeu a liderança económica global aos Estados Unidos, que se tornaram a primeira potência industrial do planeta. Em 1913 produziam tanto aço como a Grã-Bretanha, a Alemanha e a França juntas e a sua produção de petróleo nesse ano seria de 65% do total mundial. Na segunda posição encontrava-se a Alemanha (aço e energia eléctrica e a indústria química mais capaz do mundo, uma frota naval que começava a assustar as outras potências)... Na terceira posição a Alemanha... e depois a França..."

"A fé no progresso não era um património exclusivo da burguesia. Também alimentava os movimentos de emancipação dos trabalhadores. Segundo Karl Marx (falecido em 1883), o advento do socialismo era o resultado inevitável das contradições do capitalismo: o poder económico concentrar-se-ia em cada vez menos mãos, enquanto a classe operária não deixaria de crescer até, finalmente, superar a burguesia e instaurar a ditadura do proletariado, último passo até ao socialismo." "... prestes a introduzir massas como protagonistas da vida política."

"Os trinta anos que precederam a IGG foram marcados pelo florescimento exuberante do nacionalismo. Alguns historiadores consideraram-no mesmo a causa principal da contenda. Predominava um nacionalismo de traços agressivos, autoritários e xenófobos, alimentado pelos contenciosos territoriais entre Estados, pelas fricções geradas pela expansão industrial e imperialista e pelo medo de alguns grupos sociais face ao progresso da economia capitalista e da política de massas. Este nacionalismo encontrou terreno fértil numa época na qual a ascensão do socialismo internacional deixava a bandeira do patriotismo nas mãos da direita." "... direita monárquica, católica e anti-semita... contra republicanos, socialistas e gentes da cultura (intelectuais)"

As condições de vida passaram a melhorar. As pessoas passaram a ter tempo para entretenimento, tempo de lazer, e a exigir direitos a educação e saúde. O cinema passou a ter influência na vida das pessoas. A arte em geral, reflexo da sociedade, passou a ser mais presente e considerada. Assim como os meios de comunicação, que moldavam formas de pensar e manipulavam a opinião pública (tornou-se numa arma durante a guerra).

"A França era o Estado que mais rapidamente valorizava o processo da democracia."

"A ideia de uma Grande Sérvia que unisse todos os povos eslavos dos antigos territórios otomanos era uma ameaça para a Áustria-Hungria... "

"A expansão russa na Ásia chocou com algumas ambições do Japão sobre a China. Guerra entre ambos de 1904-1905." 

"O império austro-húngaro não podia ceder nos Balcãs. Se não conseguisse reafirmar o seu poder militar face à Sérvia, o império implodiria sob a pressão dos nacionalismos que o integravam. 
No dia 28 de Junho de 1914 o arquiduque Francisco Fernando José, herdeiro do império, foi assassinado (magnicídio) juntamente com a esposa durante uma visita a Sarajevo, a capital da Bósnia-Herzegovina." "A 28 de Julho de 1914 o império austro-húngaro declara guerra à Sérvia"

De um lado (Impérios Centrais): Áustria-Hungria, Alemanha, (Bulgária), Turquia
Do outro (Aliados): (Sérvia), Rússia, França, (Bélgica), Grã-Bretanha, (Japão), Itália, (Roménia), EUA, (Grécia), (Portugal)

Objectivo da Alemanha - quebrar a Entente, expandir subtilmente o seu império a leste.

A 1 de Agosto de 1914 a Alemanha declara guerra à Rússia, e no dia 3, à França e à Bélgica. No dia 4, a Grã-Bretanha declarou guerra à Alemanha.
A IGG adquiriu uma dimensão geográfica inédita. As duas alianças entraram em conflito arrastando consigo as suas colónias.

No dia 11 de Novembro de 1918 a Alemanha assinou o armistício. Foi intimada a desocupar todos os territórios no leste e oeste, destruir equipamento bélico, entregar locomotivas e submarinos, armamento e aviação e a pagar indemnizações, principalmente à França e Grã-Bretanha.

Conferencia da Paz, em Paris, 1919. Nova ordem mundial. Novas fronteiras. Rédea curta à Alemanha. Controlo da Rússia revolucionária. Princípio da auto-determinação (protegia as reivindicações de novos Estados que correspondessem às nacionalidades dos seus habitantes). Tratado de Versalhes. Sociedade das Nações (SDN) nascida para solucionar futuros conflitos... mas vaticinada à nascença pela falta de meios militares e ausências de países-chave. Viriam a existir muitas queixas à Conferência da Paz, relativamente à "distribuição" de territórios. A nova Europa Central e Oriental tornou-se uma sementeira de discórdias entre os estados sucessores dos impérios desaparecidos. Uma das consequências foi a aproximação entre a Alemanha e a Rússia (Tratado de Rapallo).
 
IGG -1914-1918 - 4 anos de guerra. Morreram mais de 9,3 milhões de combatentes (3,6 dos impérios centrais e 5,7 dos aliados). Por ordem, o maior número de mortes verificou-se nos exércitos russo, alemão, francês, austro-húngaro, britânico, italiano, americano e sérvio. A estes valores ainda acresceram a morte de 12 milhões de civis. Colapso dos impérios russo, austro-húngaro e otomano. A antiga Sérvia foi ampliada para formar o reino da Jugoslávia (os eslavos do sul), incluindo a Eslovénia, Bósnia-Herzegovina (antigos territórios austríacos) e Croácia (antigos territórios húngaros) e o reino de Montenegro.
Saiu uma Alemanha humilhada, enfraquecida, que perdeu, para além do orgulho e os objectivos que tinha com a guerra, território e habitantes. As suas colónias passaram para a França, Grã-Bretanha, Bélgica e Japão.

Alemanha - Lenda da punhalada nas costas - o mito, difundido entre o povo alemão, de que o exército alemão não foi vencido no campo de batalha mas sim atraiçoado pelos socialistas revolucionários e judeus. Acreditava-se numa suposta conspiração que, mais tarde, veio justificar a violência política da extrema-direita.

 "Para pagar o défice criado pelos gastos da guerra, os países não aumentaram os impostos: emitiram mais moeda. O que produziu uma elevada inflação."

Moedas não equiparadas ao padrão-ouro (câmbio do padrão-ouro ou gold exchange standard, adoptado em 1922 na Conferência de Génova, baseava-se no dólar e na libra esterlina como moedas convertíveis em ouro como paridade ou relação fixa. A elas estavam vinculadas as moedas dos restantes países, os quais podiam ter reservas em ouro ou em dólares ou libras) . Exemplo de moeda não equiparada ao padrão-ouro: o papel-moeda, Papiermark alemão. "O valor das notas era inferior ao papel no qual elas eram impressas."

Os americanos não reclamaram "tributos" de guerra à Alemanha mas exigiram à França e à Grã-Bretanha que devolvessem os créditos concedidos durante o conflito.
Plano Dawes - EUA emprestavam à Alemanha que utilizavam o crédito para activar a economia e para pagar as indemnizações à França e à Grã-Bretanha, que por sua vez, pagavam as suas dívidas aos EUA. Aqui se gerou o castelo de cartas financeiro que veio ampliar os efeitos da Grande Depressão. Os EUA tinham um papel de credor mundial e centro financeiro global.

Em Dezembro de 1922 criou-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), formada pela Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e Transcaucásia. Em 1929 Estaline passou a controlar o Partido PCUS e, por sua vez, o Estado. "Em dez anos, a Rússia transitara do absolutismo czarista para uma nova e mais completa forma de autocracia."

"Em Portugal, as divisões partidárias no seio da Primeira República e o terrível impacto económico provocado pela participação na guerra permitiram a consagração do golpe militar de 1926 e posterior instauração de uma ditadura."

O Feminismo dos anos 20.

Itália fascista de Mussolini (1921), através de movimentos revolucionários da... contra-revolução! Com a aquiescência da Igreja e da opinião católica. (Acordos assinados com o Estado do Vaticano, que impuseram o ensino obrigatório da religião católica. Papa Pio XI)

EUA - "... o desenfreado liberalismo económico e a prosperidade da indústria e das finanças foram contemporâneas de uma dura repressão das greves e da agitação da esquerda. Tal como na Europa, havia um grande descontentamento devido aos altos preços, baixos salários e longas jornadas de trabalho. Muitos americanos relacionavam o conflito social com a chegada de imigrantes do Sul e do Leste da Europa. A esta agitação social somaram-se modificações radicais no equilíbrio étnico do país: milhares de negros abandonaram o Sul segregacionista e dirigiram-se para áreas urbanas do Norte em busca de trabalho na indústria das munições. A população afro-americana de Nova Iorque cresceu 67% e a de Chicago 148%.
Negros, imigrantes e esquerdistas eram vistos como uma ameaça para os valores dos americanos brancos, anglo-saxões e protestantes. (o Ku Klux Klan, criado em 1866, renasceu em 1920's)

"Em 1905 Albert Einstein expôs a sua teoria da relatividade, segundo a qual o tempo e o espaço não eram valores absolutos, mas sim relativos: variavam em função da forma como eram medidos. A concepção do universo cambaleava. E a do homem também com a publicação "A interpretação dos sonhos", em 1900, o neurologista Sigmund Freud abriu a porta ao papel do inconsciente no comporetamento humano. ... Na filosofia, Friedrich Nietzsche anunciara que Deus perdera o seu lugar como alicerce dos códigos morais..."

"O crash da bolsa de Nova Iorque em 1929 gerou uma crise económica mundial, a Grande Depressão. As suas consequências políticas foram transcendentais: favoreceu o avanço do fascismo e do comunismo na Europa, catapultou Hitler para o poder e encorajou a ânsia expansionista do Japão. A ideologia racista e imperialista de Hitler incendiaria o rastilho de uma segunda e mais destrutiva guerra mundial."

"... os dólares americanos em forma de empréstimos à Alemanha alimentavam as finanças do Velho Continente... EUA, Alemanha, Reino Unido e França concentravam em si 72,5% da produção industrial do globo."

"Nos EUA, a mecanização do trabalho e a venda a crédito, encorajada pela primeira idade de ouro da publicidade, conduziram a um aumento da produção de bens duráveis e da concessão de volumes inéditos de crédito a empresas e particulares. A confiança generalizada numa expansão sem limites reflectia-se na bolsa de Nova Iorque, epicentro financeiro do país, onde o capital investido conheceu um crescimento exponencial.""... consumo de massas..." "... prosperidade de bases frágeis com um profundo desequilíbrio entre a procura limitada e o aumento constante da produtividade na indústria e agricultura..." "A bolsa nova-iorquina oferecia remunerações mais elevadas do que qualquer outro tipo de investimento. Toda a sociedade aplicava os rendimentos no mercado de valores que não parava de atribuir benefícios, numa espiral de especulação incontrolável..." "Essa exorbitante valorização gerou receios nos investidores mais especializados de desvalorização dos seus títulos. Em poucos dias, o "novo mundo de fantasia", como Keynes lhe chamou, rebentou."

"No dia 24 Outubro de 1929, a "quinta-feira negra"... o medo transformou-se em pânico... o preço das acções caiu a pique. A bolsa afundou-se e o sistema financeiro infectou a economia com a sua crise." "A própria banca financiara a bolha especulativa. Deixou de conceder crédito e a indústria sofreu a asfixia económica. O medo espalhou-se, o consumo interno retraiu-se, acumularam-se stocks de bens e os preços industriais e agrícolas colapsaram." "As dívidas eram incobráveis e os investimentos irrecuperáveis. Algumas centenas de bancos faliram no próprio ano, levando consigo as poupanças de dezenas de milhares de pessoas. As empresas, sem crédito nem procura, limitaram a sua actividade ou fecharam." "Os salários diminuíram. O desemprego aumentou. A pobreza estendeu-se pelas cidades e campos."

..." os EUA deixaram de importar bens devido à queda do consumo interno e impuseram mesmo taxas adicionais para proteger os seus produtores."

"Por outro lado, a repatriação de capitais norte-americanos para obras públicas nos EUA acabou por asfixiar economicamente a Alemanha e a Áustria, que dependiam destes empréstimos, e levou a crise ao coração da Europa."...

"... a Grã-Bretanha abandonou a paridade libra-ouro... seguindo-se os EUA e a França..."

"... padrão-ouro... a estabilidade associada a esta medida favorecia a prosperidade económica mas era-se obrigado a manter a paridade da moeda e dispor de reservas em ouro e divisas..."

"Na Europa, na década de 1930 assistiu a um avanço imparável do extremismo e de diferentes concepções do anarquismo."

Roosevelt e o New Deal. Democrata. Eleito em 1932. Reconsolidou o sistema bancário, estimulou as actividades do governo federal, assegurou a liquidez dos bancos solventes, separou a banca de depósitos da banca de investimento, assegurou a cobertura de depósitos de pequenas poupanças, instituiu sistema de créditos e subsídios para os agricultores hipotecados e de cupões para limitar a produção agrícola e evitar a queda dos preços, ajudou os proprietários de imóveis, e fez diminuir o desemprego com programas de grandes obras públicas e repovoação florestal, fixou jornada industrial semanal de trabalho de 40horas e salário mínimo, concedeu direitos de representação sindical nas empresas e negociação colectiva, aprovou a primeira Lei da Segurança Social Americana que cobria a velhice, a invalidez e o desemprego. "Na realidade, foi a II GG que terminou a crise, reduzindo o desemprego para 1% em 1943."

URSS de Estaline. "Na altura mais negra da Grande Depressão, a URSS não conhecia o impacte do desemprego." (colectivação e mecanização do trabalho rural e produção agrícola nas mãos do Estado, industrialização com vista ao rearmamento). Para Estaline, a grande ameaça eram os camponeses, que constituíam a maioria da população e refractário ao socialismo. Gulag - campos de trabalho forçado na URSS. A URSS tornou-se a terceira potência industrial do mundo.
Foi atacada por Hitler em 1941.

Alemanha - Adolf Hitler nascido em 1889, no seio do antigo império austro-húngaro, filho de um guarda fronteiriço e de uma camponesa. Viveu em Viena e planeava ser pintor. Tornou-se anti marxista e anti-semita e seguia a ariosofia (crença mística da superioridade da raça ariana). Acreditava que os judeus e os marxistas tinham sido responsáveis pelo fracasso militar germânico na IGG. Tinha uma extraordinária capacidade oratória e liderança carismática.

NSDAP - Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (extrema-direita alemã)

"Para Hitler, a luta de raças constituía a substância da História."

"... uma visão que implicava igualmente a conquista no Leste da Europa do espaço vital, que abasteceria a Alemanha de recursos agrícolas, matérias-primas e uma população racialmente inferior que trabalhasse para os senhores alemães. Era um modelo imperialista do século XIX..."

No dia 30 de Janeiro de 1933, Hitler foi nomeado chanceler. Mais tarde, com a morte de Hidenburg Hitler acumulou o cargo de presidente do Reich.

França - Vivia-se um clima de guerra civil. Tensão e os distúrbios constantes entre a estrema-direita agrupada em ligas monárquicas, ultracatólicas, anti-semitas e antimaçonicas, para com a esquerda socialista e comunista. Nacionalizou-se a indústria bélica e a banca. Desvalorizou-se intencionalmente o franco para favorecer as exportações e controlar a inflacção.

Grã-Bretanha - Trabalhistas no poder, ainda que relativo, face aos conservadores. País fortemente atingido pela crise.

"Era no fundo, o enterro do Tratado de Versalhes. Em Março de 1936, enquanto a atenção do mundo estava concentrada na invasão da Etiópia, Hitler denunciou os Tratados de Locarno, que ratificavam a desmilitarização da Renânia, e ocupou-a, beneficiando da insegurança francesa." "Quatro meses depois deflagrou a guerra civil espanhola. Hitler e Mussolini (o Eixo) apoiaram os militares rebeldes do general Franco, os conspiradores monárquicos, os sublevados." "... Guernica, de Picasso..."

"Hitler deu o grande passo: a anexação da Áustria à Alemanha. A união foi bem recebida pela maioria da população austríaca... Um plebiscito legitimou-a com 99% dos votos a favor... Uma declaração colectiva do episcopado da Áustria insistira com os fiéis para que votassem afirmativamente por "um sentido de dívida para com a sua raça" e celebrava o "cumprimento do desejo milenar do povo em unir-se a um grande Reich alemão.""

"A queda de Praga implicou o distanciamento da URSS relativamente à França e Reino Unido, dado que Estaline concluiu que as posições dos dois países justificavam-se por uma tentativa de orientação da expansão hitlariana para o Leste. Hitler, com efeito, voltou-se para a Polónia, tradicional objectivo da expansão alemã." "O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros assinou em Moscovo um pacto de não-agressão que continha um protocolo secreto pelo qual os alemães e os soviéticos dividiam entre si a Polónia e que concedia à URSS o domínio sobre os territórios perdidos pela Rússia na GG, a Finlândia e os países bálticos."

"Na madrugada de 1 de Setembro de 1939, a Wehrmacht invadiu a Polónia. No dia seguinte, franceses e britânicos enviaram a Berlim um ultimato exigindo a retirada das tropas alemãs do território polaco e, no dia 3, declararam guerra à Alemanha."

"Com a chegada da Primavera, Hitler a alargou a guerra-relâmpago a toda a Europa. No dia 9 de Abril invadiu a Dinamarca e depois a Noruega. A 10 de Maio as suas tropas atacaram a Holanda, a Bélgica, Luxemburgo e dias mais tarde penetraram em França."

Declaração de Guerra da Itália à França e Grã-Bretanha a 10 de Junho. A 14 de Junho as tropas alemãs desfilaram nos Campos Elísios em Paris, donde se seguiu a assinatura do armistício. França desapareceu no caos e na derrota.

"O uso do radar e a capacidade para decifrar as mensagens secretas inimigas, graças ao estudo das máquinas Enigma com as quais os alemães codificavam as suas mensagens, foram trunfos decisivos para antecipar os movimentos nazis."

"O Fuhrer assinou com a Itália e o Japão um acordo de ajuda mútua - Pacto Tripartido, com o qual nasceu o Eixo Berlim-Roma-Tóquio. Ao qual se juntaram a Hungria, Roménia, Eslováquia e Bulgária." "A 6 de Abril de 1941 atacou a Jugoslávia e a Grécia. A 22 de Junho invade a URSS. O frio acabou por ajudar Estaline e Moscovo resistiu à invasão. Mas o Terceiro Reich já se tinha assenhoreado de grande parte da Europa Oriental, incluindo os países bálticos, a Polónia e a Bielorrússia."

EUA tinham proporcionado material bélico aos combatentes do exercito chinês que lutavam contra os japoneses. Em Maio de 1940 transferiram a Frota do Pacífico desde San Diego, na Califórnia, até à base hawaiana de Pearl Harbor. O Japão encarou esta atitude como uma afronta. A 7 de Dezembro o Japão lançou um ataque aéreo de surpresa. Este ataque comoveu profundamente o povo americano e foi o detonador da entrada dos EUA na GG. Nesse mesmo dia declarou também guerra aos EUA e à Grã-Bretanha. No dia seguinte a Alemanha e os países satélites do Eixo declararam guerra aos EUA.

"Ainda hoje constituem uma incógnita as razões pelas quais Hitler se apressou a enfrentar os norte-americanos." "Talvez pensasse que a acção japonesa mantê-los-ia afastados da Europa." "Nestes episódios convergiram numa só contenda as duas grandes guerras lançadas sobre o mundo: do Japão sobre a China em 1937 e da Alemanha sobre a Europa em 1939."

"Durante a primeira metade de 1942 as forças do Eixo pareciam estar prestes a fechar a sua enorme tenaz sobre a Eurásia."

"Para fazer frente ao Pacto Tripartido, no auge do seu poder ofensivo, ergueu-se uma coligação de 26 estados à qual o presidente Roosevelt chamou Nações Unidas e que, naqueles meses decisivos, esforçava-se por resistir à gigantesca investida do Eixo."

1943 - Declínio do Eixo.

"Enquanto a batalha de Estalinegrado se aproximava do seu desfecho, Roosevelt, Churchill e De Gaulle reuniram-se em Casablanca em  Janeiro de 1943. Aí proclamaram a rendição incondicional da Alemanha, Itália e do Japão como principal objectivo bélico; isso implicava que a II GG, ao contrário da I GG de 1914-18, fosse uma batalha até à morte. Dada a dificuldade em abrir uma segunda frente em França, decidiu-se empreender outro ataque no ponto débil do Eixo, o Mediterrâneo. No dia 10 de Julho começou a invasão da Sicília, que contou com a ajuda da máfia e terminou com a ocupação da ilha em Agosto. O avanço aliado implicou a queda imediata de Mussolini (el duce). O poder governativo foi transferido para o rei Victor Emanuel III que negociou a paz."

A Alemanha cedia terreno em Itália e no Leste. Os russos recuperaram a Ucrânia, e conseguiram acordo de paz com a Finlândia, donde se vieram a retirar as tropas alemãs.

"No Verão de 1944, às derrotas na Itália e no Leste juntou-se um novo motivo de preocupação para Hitler. Na alvorada do dia 6 de Junho de 1944 começou a operação Overlord, o gigantesco desembarque aliado na Normandia."

"No dia 25 de Agosto, Paris foi libertada."

"A 20 de Julho houve um atentado falhado contra Hitler no "Covil do Lobo", o seu quartel-general."

A Oeste os Aliados iam ganhando força, com a ajuda dos resistentes franceses, italianos e belgas. A Este o Exército Vermelho avançava, recuperando a Roménia, Bulgária, Sérvia, Grécia.

Roosevelt, Churchill e Estaline reuniram-se em Ialta, na Crimeia em Fevereiro de 1944, e aí acordaram a divisão da Alemanha em zonas de ocupação e a sua separação da Áustria.

"O império de mil anos prometido pelo Fuhrer reduziu-se às profundezas do bunker da chancelaria, do qual Hitler não voltou a sair desde 20 de Abril, dia do seu 56.º aniversário. No dia 29 casou-se ali com Eva Braun. Suicidaram-se ambos a 30 de Abril de 1945."

"O comandante de Berlim rendeu-se no dia 2 de Maio. Foi assinada a capitulação."

"Embora a guerra tivesse terminado na Europa, continuaria na Ásia. Na Batalha do Golfo de Leyte, iniciada em Outubro de 1944, os EUA desmantelaram a Armada nipónica, o que lhes permitiu avançar e conquistar as ilhas de Iwo Jima e Okinawa. Nesta última ocorreu uma batalha atroz na qual os nipónicos substituíram a inferioridade em armamento e efectivos por uma estratégia que se baseava no suicídio dos combatentes, os kamikazes." "Os ataques culminaram com o lançamento das bombas atómicas sobre Hiroxima no dia 6 de Agosto de 1945 e Nagasáqui no dia 9. Entretanto a URSS declarou guerra ao Japão e invadiu a Manchúria. Os japoneses renderam-se a 2 de Setembro de 1945."

Estima-se que a II GG - 1939 a 1945 - tenha provocado cerca de 38 a 60 milhões de mortos (há várias oscilações de entre os historiadores). Muitos mais civis do que na I GG (de 5% para 66%). Foi uma luta que envolveu três continentes (Europa, Ásia e Oceânia). A Alemanha, com a qual nunca se chegou a assinar um tratado de paz, ficou dividida em zonas ocupadas pela URSS, EUA, Grã-Bretanha e França. 

A NATO nasce em Abril de 1949.

Em 1961 é construído o Muro de Berlim.

 "Sob as ruínas desta Europa devastada... surgiu uma nova ordem dominada pelos vencedores da contenda: EUA a URSS. Dois sistemas políticos e economicamente opostos: o capitalismo e a democracia liberal, por um lado, e o socialismo, por outro. Curiosamente, entre os dois sistemas não aconteceu o choque violento que Hitler previra e que ofereceria ao seu regime uma oportunidade de sobrevivência como militante do bloco anti comunista." O que veio a verificar-se foi a instauração de um clima de tensão, a chamada Guerra Fria, um conflito silencioso, duradouro, travado em laboratório, na retórica dos discursos e em incursões minuciosas em países satélites de cada sistema, sem qualquer declaração de guerra formal. Esta guerra tinha as suas raízes no trauma de 1941 nos inesperados golpes alemães à URSS e no ataque japonês a Pearl Harbor.
Nos anos seguintes os dois blocos prepararam vastos arsenais nucleares para aniquilar o adversário no caso de ser este a arremessar o primeiro golpe, mas tal nunca aconteceu."

Em 1989 o Muro de Berlim é derrubado.  Em 1990 a Alemanha reunifica-se.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de