Avançar para o conteúdo principal

My precious... (Gollum)

O que é uma coisa valiosa? O que define o valor das coisas?
Economicamente falando, o que decide o preço e/ou valor de uma coisa é o que resulta do cruzamento entre a oferta e a procura num dado mercado, mediante determinadas condições. Resulta de um jogo de expectativas e necessidades. E tem de haver (ou existir?!) satisfação em ambos os lados.... hum
E não haverão coisas valiosas sem valor?
O que é que é valioso, e porquê?

Comentários

José Luís disse…
"Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez a tua rosa tão importante" O PRINCIPEZINHO - SAINT EXUPERY

Talvez seja o tempo que dedicamos ou aquilo que sacrificamos para conseguir determinada coisa aquilo que determina o seu valor para nós.
Beijinho grande Ana
TugaSemNome disse…
Há coisas realmente com muito valor e sem valor de mercado.
Acho que o José Luis respondeu muito bem. Por acaso até fui obrigado a ler esse livro :)

Quero no entanto perguntar:
Porque é que um diamente é valioso e tem mesmo tanto valor? Eu por exemplo o único valor que lhe dou é mesmo por causa da sua dureza e pela capacidade de cortar o vidro e outros materias.
Coisas que são usadas para ostentação não lhes dou valor. Podem ter muito valor mas não para mim.
Será que se justifica o valor que se dá aos diamantes?
O que voces sentem pelo diamantes?

As coisas que tenho dado valor são realmente às coisas "valiosas mas sem valor" Se as pessoas dessem valor a estas coisas esta sociedade seria bem melhor.
Ana Dionísio disse…
É engraçado porque uma das coisas que me lembrei logo no momento em que estava a escrever o post foi dos diamantes. Um caso bicudo! :D:P
Eu acho que o diamante é uma pedra bonita, que encanta, que parece ter luz própria...é pedra preciosa. E além disso tem propriedades que o tornam excelente sobre as demais. Eu confesso que, como mulher, gosto de olhar para o diamante e apreciar a sua beleza....mas por meros intantes porque logo me recordo da máfia que envolvem, da forma muitas vezes injusta e sangrenta como são obtidos, e da exploração injustificável que exigem que se faça das pessoas e também da natureza.
Para os casos em que são dirrecionados à joalharia (a grande parte), é completa e totalmente ridículo o valor que se aceita dispender por eles.
Não acham que é demasiado irónico que alguém use um colar de diamantes para se tornar mais belo e por ostentação e afirmação de estatuto...quando na verdade devia ser uma vergonha...quando são diamantes de sangue? (Penso que há um filme com este título....e é muito bom) Mas o mundo é assim... demasiado cego para mudar isso.


Quanto ao livro do Principezinho....é uma das minhas "bíblias" porque sempre que o abro e leio aprendo mais qualquer coisa e fico sempre mais rica :) É uma das coisas que pode não ser muito valiosa mas que para mim tem imenso valor... ;):):)

Um beijinho aos dois pelos vossos comentários. Obrigada ;)
Ana Dionísio disse…
Na vida é mesmo assim. Não podemos ter tudo o que queremos, pois tudo o que temos não teria o mesmo valor.
Epá ao ler o que escreveste confesso que a primeira coisa que me veio a cabeça foi a frase mítica do César das Neves,
"Não há almoços grátis"

Ou seja tudo possui um custo, tudo possui um valor na medida de uma qualquer troca ou simples oferta. Quer seja no impacto que esta possui em quem recebe ou oferece.


beijos
Anónimo disse…
Good brief and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa