"Primeira Panorama" - Mina - Portugal 2010
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado"
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado"
Epicuro de Samos
A filosofia epicurista defende o prazer acima de tudo, como forma de viver em felicidade. Segundo esse pensamento o Homem necessita apenas de três coisas: Liberdade, Amizade e Tempo para meditar.
Não acredito que seja meramente o culto do prazer que nos conduza à felicidade. A felicidade é um conceito suficientemente subjectivo para invalidar quaisquer receitas ou etapas para ser alcançada. Depende da vida de cada um, do meio que o rodeia e da forma como foi educado. Para alguém com fome a felicidade pode assumir a forma de uma boa refeição. Para alguém sem tecto para dormir a felicidade pode passar por sentir-se abrigado. Para alguém que viva em guerra a felicidade significará a paz... E para alguém que tenha tudo... saúde, família, amigos, amor, trabalho, sucesso... a felicidade poderá ser o quê?! Será que há mesmo uma definição concreta?
Vem mesmo a calhar um filme que vi recentemente e adorei. É já de 2006 - "The Pursuit of Hapyness" com Will Smith e respectivo filho. Uma estória que toca pelo facto de ser baseada numa experiência de vida verídica e que representa bem o quanto às vezes as coisas custam a alcançar, o quanto é difícil definir e buscar felicidade... muitas vezes é preciso percorrer um caminho de dor e desesperança. Se mesmo assim continuarmos a acreditar em nós próprios podemos chegar a um merecido momento....esse sim de puro prazer e quem sabe... de felicidade!
Comentários