Um grupo de psicólogos perguntou a um grupo de crianças, entre os 4 e 8 anos de idade, o que é o amor. Estas foram algumas das mais esclarecedoras, e enternecedoras, respostas que alguma vez li acerca da definição de amor:
"Amor é quando ela põe perfume e ele também. Depois saem juntos e misturam tudo..."
"Eu sei que a minha irmã mais velha me ama porque ela deu-me todas as roupas que tinha e depois teve que ir comprar roupas novas."
"Amor foi quando a minha avó começou a ter atrite e não conseguia pintar as unhas dos pés. A partir daí é meu avô que lhe pinta as unhas, embora ele também tenha artrite."
"Amor é como uma velhinha e um velhinho, que se conhecem já há muito tempo mas continuam amigos."
"Amor é quando alguém te chateia muito e te magoa, mas tu não lhe dizes nada para não ferir os seus sentimentos."
"Amor é oferecer as minhas batatas fritas e não esperar que ele me as ofereça também as batatas fritas dele."
"Amor é o que te faz sorrir quando estás cansado."
"Quando estava a fazer o teatro na escola olhei para as pessoas. Vi o meu pai a sorrir e a fazer adeus, era o único a fazer isso, mas deixei de sentir medo e correu tudo bem."
"Amor é dizer-lhe que aquela camisa lhe fica bem e a partir daí ele usá-la todos os dias."
"Não se deve dizer amo-te se não se sentir de verdade. Se sentir de verdade deve-se dizer muitas vezes. Às vezes as pessoas esquecem..."
"Quando amas as tuas pestanas sobem e baixam, e pequenas estrelinhas saem de ti."
"Amor é o meu cão ficar sozinho o dia inteiro mas quando chegamos a casa lambe-nos a cara toda."
Se foram ou não ditas por crianças, ou se foram escritas por adultos, não interessa porque são palavras lindas... E para vocês? O que é o amor?
Comentários
O amor é ter a real vontade de estar com alguém não pelo que a pessoa é, mas pelo que sabemos que a pessoa sempre será! Perdoar, ser paciente é dar sem esperar nada em troca! Amar é um conjunto de certezas que une. É sentir sem perceber... E fazê-lo sem nos custar nada!
Para mim isso é amor.
Beijos.
Também acho que sim. Amor, primeiro que tudo é algo quase inexplicável e que simultaneamente cabe em diversas definições e situações. Amor é um sentir bem cá dentro, é o bem e é o que nos leva a sentir e a fazer o bem, é bondade, é paciência, é altruísmo, é carinho, é compreensão, é entre-ajuda, é cuidar, é dar na cabeça para o nosso bem, e às vezes também é fazermos coisas que não sabemos explicar, por isso amor é a linguagem do coração, que muitas vezes não ouve nem quer saber da cabeça e do nosso lado racional. Amor é tal qual como dizes: um conjunto de certezas que une, sentindo sem perceber, é dar sem olhar ao que se vai ou não receber.
:)
Obrigada Duarte! ;)