The Blind Side (Um Sonho Possível) é um filme estreado em 2009. Tinha-o gravado e hoje saiu à cena para ser visto (sim porque isto de estar doente e em casa tem dado pelo menos para equilibrar o saldo muito negativo com que eu andava no que toca a ver filmes!). Fartei-me de chorar, especialmente pelo facto de saber que todo aquele relato é uma história verídica.
Um rapaz, Michael Oher, era mais uma das muitas crianças negras nascidas nos guetos, que conviveu desde cedo com a violência, drogas, álcool, falta de carinho e amor, falta de educação e especialmente falta de perspectivas e de um futuro. Era um rapaz à margem da sociedade, à margem dos outros. Traumatizado, catalogado de burro, gordo e hopeless. No entanto, era educado, meigo, tímido e humilde. Ninguém dava nada por ele excepto uma pessoa. Uma mulher que viu nele aquilo que ele realmente era.
Teve então a sorte de ser ajudado por um casal com dois filhos que não o conseguiu deixar na rua ao frio e o levou para casa. Começou por dormir no sofá, depois passaram a comer à mesa todos juntos, mais tarde compraram-lhe roupas e um dia simplesmente deram-lhe um quarto. Passou a fazer parte da família. Apostaram nele. Trataram-no com carinho, deram-lhe um lar, ajudaram-no nos estudos e impulsionaram-no a jogar futebol americano. Sim, porque ele era (e é) um gigante e de certeza que ia conseguir ser bem-sucedido e ganhar confiança. Assim aconteceu.
Hoje em dia esse mesmo rapaz é um conceituado e premiado jogador na liga americana de futebol.
Uma história muito bonita e tocante, ainda que sobre a pobreza e exclusão social, sobre os efeitos da falta de educação e oportunidades das crianças desfavorecidas, também um pouco sobre o racismo, mas acima de tudo sobre a generosidade e solidariedade humanas. Ajudar está ao alcance de todos mas poucos dão esse passo. O risco é sempre muito elevado ainda que a recompensa seja imensurável...
E a Sandra Bullock tem um papel fantástico. Fiquei agora a saber que ganhou o prémio de melhor actriz neste filme.
Ide...ide ver porque vale muito a pena!!
Comentários