Avançar para o conteúdo principal

Criativismo fonético, semântico-lexical ou... Surrealidades do meu dia-a-dia #28 (actualização)

São inúmeras as vezes que oiço palavras ou expressões distorcidas. Ou raciocínios mirabolantes! E se algumas vezes me consigo conter, outras há em que me desato a rir na hora. E de todas as vezes tento registar essas palavras ou expressões ou raciocínios para a eternidade ou.... pronto vá eu confesso... para me voltar a rir à grande depois quando os releio! :)

Atenção que o facto de reparar nisto no discurso dos outros não faz de mim nenhuma sábia utilizadora da língua portuguesa e afins, que se acha no direito de corrigir os outros! Eu própria também digo coisas destas! E portanto não é com arrogância que noto nestas coisas e as transcrevo para aqui, mas sim com um enorme espírito de partilha, esperando que desse lado provoque um sorriso, uma gargalhada... o mesmo que a mim! :)

Vou passar a actualizar este post sempre que surja uma nova e criativa expressão, bem como o contexto em que foi dita. Por isso, se houver interesse aí desse lado faz favor de irem dando aqui uma espreitadela. :)

1 - Diz uma rapariga acerca da amiga da amiga (todos sabemos o que isto quer dizer right?!?!?)... "ela anda muito triste. Acho até que o que ela tem mesmo é um grande desgostamento!"
(Acho que ela queria dizer... Esgotamento...mas inventou ali uma mistura entre depressão, desgosto e esgotamento!)

2 - "isto é inadmissível! É claro que me sinto desfraldado!"
(Excuse me sir... acho que queria dizer... Defraudado... porque caso contrário vamos entrar em pornografias a tirar a roupa e tal hummmm... LOL)

3 - "Ah mas é para devolver? Isso dos devolutivos é noutro sítio!"
(Talvez fosse Devoluções não?! Who knows!! Ou então é dos prédios.... devolutos:D)
(Agora a sério... devolutivo existe mas é raro alguém perceber/saber (eu não sabia!!) portanto acho que foi mesmo por engano! Gotcha!)

4 - "O professor diz que não posso ficar com a Mariana ao pé de mim na sala de aula. Ela está sempre a descontrair-me! Fico muito descontraído!"
(ahhhhh..... não era mau sinal a miúda fazer isso, podia haver ali uma certa química LOLOL... mas acho que aqui era mesmo... Distraído!)

5 - Na praia... "Claro que a Bolacha Americana é mais cara do que a Bola de Berlim! Tem que se ir buscar à América! É muito mais longe!"
(.... ahhhhh.... okey.... a pessoa que disse isso não estava a brincar.... :P)

6 - "pode-se aquecer a comida no maricondas"
(LOLOLOLOL.... microondas...)

7 - "Tens o cabelo tão mas tão grande que.... chega ao tecto!" 
(desenganem-se os estúpidos terráquios que achavam que o cabelo crescia para baixo! Crescer é sempre para cima! Ou isso ou é mesmo falta da força da gravidade! Ou então é afro-style! eheheheh)

8 - "Dá cá a máquina que eu vou retiro a fotografia".
(Está bem... fotografia envolve retrato, e... retrato envolve tirar a foto em si. Mas daí a fazer um retiro (espiritual quicá!?!lol) e/ou retirar a dita cuja através da máquina.... é obra!!! E não diz respeito à Fotografia!)

9 - É muito teimoso, tem uma personagem muito forte! (aqui queria dizer-se "personalidade" parece-me!!!)

10 - Estava tão doente que tomou tibietes! (a pessoa desenvolveu... diabetes!!!)

11 - (Acerca de igrejas...) É uma questão de região e pronto! (.... era religião..., mas pensando bem também pode ser de região! hummmm)

12 - Não te posso contar os meus desejos porque depois eles não se concisam!
(ora bolas... não queremos cá desejos consisos/ pequeninos e pior... que não se realizem!!! LOL)

13 - Já está a comida a loirar no forno! (ao que eu corrijo... é Alourar!!!, e ele responde:) Sim pois é! Aloira-se no forno e louram-se os cabelos. Ou aloiram-se os cabelos e aloura-se a comida?!
(eh pa.... confesso que também já não sei!!!!)

14 - Não gosto de casas com muitas escadas. A minha casa é plena. (hummm... espero que sim, que seja plena e amor e afins.... mas parece-me que a sujeita queria dizer "plana"!)

15 - Antes eram as amas, agora chamam-lhe bebésitas! (lololololololol.... são babysitters!!!)

16 - Tia ajuda-me aqui a dar um salto daqueles maiúsculos!! (Sim a titi ajuda mas olha que isso dos maiúsculos é mais para as letras ok?!!) :D

17 - Com a idade os ossos vão ficando desclassificados. (... des-cal-ci-fi-ca-dos uma vez que vão é perdendo cálcio, e não propriamente perdendo... classificação!!!)

18 - Tem de tomar essa medicação para ver se se estabelece a infecção. (ora bem... é bom que a medicação estabilize e se possível trate a infecção, nunca o contrário. :D)

19 - Esta é da filhota do amigo Zé Luís... "Pai faz lá aí um buraquinho com o furaquim!!"... ihiihih ta demais!

20 - Esses das motas. Chamam-se motoqueiros ou motários! (oooops!!! é motards!! Com todo o respeito... não se tratou de uma ofensa mas apenas de um deslize de linguagem....)"

21A dívida já está soldada. (amigos... não precisamos de levar a dívida para a oficina a soldar, nem precisamos estar cá com militarisses de soldados e afins... As dívidas saldam-se e pronto! :D)

22 - Houve um acidente. O carro ficou todo amarrotado! (uuhhhhh... seria amachucado? ou amolgado???)

23 - "Estás aí toda concentrada, muito atenciosa" - Sim, estava concentrada, mas não estava a dar beijinhos ao que estava a fazer!! Estava só... com atenção!

24 - Fulano foi preso. Diz que fez um fruto! (erhhh... seria um furto?! É só uma questão de r's...) 

25 - (Estou a sair do mar e tenho o corpo cheio de algas...) Diz alguém: Ehhhhh!! Vens toda algaliada! (LOL... LOL... LOOOOOOOL. Algas está bem... agora algálias... é MUUUITO diferente!!)

26 - Aquelas pessoas que acompanham doentes chamam-se.... Ocupantes! Sim porque estão ali só a ocupar espaço!... Mas se calhar são acompanhantes não acham?!

27 - "Tens um ar assim altivo, imperial... pareces uma meretriz!" (Oi?! Deve haver aí algum engano... Queria dizer imperatriz?... É que meretriz... bem... vão pesquisar no dicionário... são coisas mesmo muuuuito diferentes!)

28 - "Estive a pintar a minha casa. Estou muito satisfeito. É uma tinta indolor." Ainda bem! Acho que o senhor queria dizer inodor(a) mas assim como assim... ainda bem que não ficou com dores de pintar a casa toda! É que, parecendo que não, pode dar-se o caso de... coiso... e depois... e tal... ah esqueçam! LOL

to be continued...

(post iniciado a 15/07/2015)

Comentários

José Luís disse…
Lol ...
Uma da minha Maria para o José que começou a andar há uns dias : "- Vá desequilibra-te! " (o que ela queria realmente dizer era para ele se equilibrar :))
Bejinho Ana
Ana Dionísio disse…
LOL... é caso para dizer... ainda bem que ele ainda não percebe muito bem o que é que ela diz! :) muitos beijinhos Zé!! ;)
José Luís disse…
Outra da Maria: " - Pai faz lá ali um buraquinho com o furaquim. " :)))
Beijinho

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why

Mais vale tarde...

Já há 1 ano que não publico nada por aqui. Não que faltem as ideias nem as palavras, mas faltou o tempo e a concentração necessária para escrever como gosto de fazer. Fui mãe entretanto. Isso explica quase tudo. Quis mergulhar sem rede nesse mundo. E assim o fiz. E sim, não é cliché, afirmar que há um antes e um depois de termos filhos. Se por um lado, e do ponto de vista mais simplista e naturalista existimos para assegurar a espécie e portanto não compliquemos as coisas, por outro, é um acontecimento que nos abre não necessariamente a um novo mundo mas muda a nossa perspectiva do mundo tal como o conhecíamos ou concebíamos antes. E isso altera profundamente a nossa vida. De repente passamos a ter um ser que depende de nós para sobreviver. E nós queremos, visceralmente, fazer de tudo para que ele não apenas sobreviva como viva da melhor forma possível em todos os aspectos que consigamos controlar. A minha atenção virou-se completamente para ele. É isto que para mim vale a pena fa

Leituras - "Equador"

de Miguel Sousa Tavares. 2003. Acho que, até à data, este deve ter sido o livro que li (ou absorvi...) mais rapidamente. Desde a primeira página até à última página prendeu-me e dele não me consigui libertar até terminar. Por variadas, e talvez algumas até inconscientes, razões. Porque estive recentemente no país sobre o qual a história recai - São Tomé e Príncipe. Porque consegui ligar cada detalhe descritivo aos sítios concretos por onde também passei. Porque percebi e senti a história. E por tudo o resto de um conjunto de pontas soltas e aparentes coincidências que aqui se ligaram. Mais não será preciso dizer para concluir que gostei bastante. "Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de