Avançar para o conteúdo principal

Algures numa parede pelas ruas da cidade de Évora


O que é Arte Urbana/ Street Art? Talvez tenha começado naquilo a que hoje (!!) chamamos de arte rupestre, passando depois pelo muralismo (nos anos 20 e 30), depois ao writing e grafitismo dos anos 70, tendo sempre como alicerce uma certa rebeldia e contra cultura.

Há quem se ache no direito (numa clara atitude abusiva, e portanto desrespeitadora dos direitos dos outros!) de utilizar as paredes públicas (que são de todos e não são de ninguém especificamente) ou privadas (mas não as suas!) para fazer gatafunhos e rabiscos ou escreverem mensagens (muitas vezes com erros ortográficos crassos!) que não interessam nem ao menino Jesus! 

Isto de aperceber determinada beleza ou propósito concreto e justificável num qualquer escrito ou desenho que usualmente vemos nas paredes da cidade é algo subjectivo. Aquilo que para mim pode ser a maior atrocidade contra um bem público e devia ser considerado e punido como crime, para outros pode significar a evolução da sociedade, uma expressão artística de um novo pensamento, o anti-regime e a contra cultura, e ter beleza. O contrário também é possível.
Eu gosto de graffiti. Mas que seja bem feito, pensado, de preferência legal, e que venha valorizar o sítio onde for feito. Aprecio imensos artistas cujo trabalho está nas ruas. Acho-os geniais.
Mas não gosto de ver paredes pixadas/pichadas, com mensagens sem nexo ou individuais, com desenhos mal feitos e mal criados, isso para mim é vandalismo puro e abuso de direito de expressão, na maioria não passam de protestos vazios e desrespeito pelo património. De qualquer forma é muito difícil controlar este tipo de actos. A menos que vivêssemos em locais permanentemente vigiados (e portanto onde teríamos de ceder grande parte do nosso direito à privacidade) é que se conseguiria controlar esses pseudo-artistas-que-não-têm-mais-nada-que-fazer. O eterno dilema. Se queremos mais controlo geral abdicamos de controlo individual. E nessa luta de forças vão tomando expressão a delinquência e outras "coisas" afins...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabem aquela expressão... "tas a dar-me música...."... pois é de isso mesmo que se trata!

Mas neste caso... é música boa!!! ;) O que é que, melhor que a música, consegue dizer tanto sem falar?! ;) "Ti prepara" que hoje estou destemida no que toca à quantidade de sons que tenho ouvido e quero partilhar... :))) Tove Lo - Habits (Stay High) - Hippie Sabotage Remix Meghan Trainor - All About That Bass Sam Smith - I'm Not The Only One Milky Chance - Stolen Dance Vance Joy - 'Riptide' The Sript - Superheroes Maroon 5 - Animals Maroon 5 - Maps (Explicit) Coldplay - Midnight Coldplay - True Love Coldplay - Ghost Story Especial.... e lindíssima esta próxima... :) Coldplay - Always in my head Boots Of Spanish Leather (Bob Dylan) - The Lumineers E, sabendo que é daquelas passageiras, mas que agora não consigo evitar dançar quando a oiço.... Bailando!! Enrique Iglesias - Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona The Black Mamba & Aurea - Wonder Why ...
Évora - Portugal 2007 Vai uma lengalenga? Anani Ananão. Saltas tu e eu não. Pássaro ou avião? Fico eu e tu, não.